Questões de Psicologia da Dom Cintra Fundação

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“O ego evolui da percepção para o controle das pulsões, da obediência a elas para a inibição delas. Nesta realização, grande parte é tomada pelo ideal do ego (...).” (Freud)

Esta gênese do ideal do ego indica que ele é, ainda que parcialmente, constituído como:

  • A.

    formação reativa contra os processos pulsionais do id

  • B.

    oposição ao labor de censura e de autocrítica do superego

  • C.

    esfera conflitiva entre os ditames da cultura e os do indivíduo

  • D.

    desejo do id inserido no simbólico pela forclusão do nome do Pai

  • E.

    idealização majestosa do bebê advinda do édipo dos progenitores

As conferências nacionais e as normas legais enfatizam que a atenção à saúde das populações indígenas, embora integrada ao Sistema Único de Saúde – SUS –, exige uma operacionalização específica. A criação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs – expressa uma diferenciação quanto ao seguinte princípio norteador do SUS:

  • A.

    estatização

  • B.

    relativização

  • C.

    federalização

  • D.

    descentralização

  • E.

    desmedicalização

Em consonância com o paradigma da Reforma Psiquiátrica, Amarante e Torre defendem, quanto aos novos programas, projetos e serviços, a implantação de processos avaliativos caracterizados pela complexidade. Nesse sentido, rejeitam a adoção da seguinte metodologia:

  • A.

    etnográfica

  • B.

    qualitativa

  • C.

    institucional

  • D.

    epidemiológica

  • E. participativa

Conforme Costa-Rosa, alguns aspectos que caracterizam o paradigma denominado Modo Psicossocial são:

  • A.

    reconhecer o papel da família no processo de adoecimento; fragmentar os cuidados ao usuário por meio de setorializações

  • B.

    valorizar o sujeito do sofrimento como agente do tratamento; conceber a loucura como um fenômeno social

  • C.

    criticar a medicina como promotora de biopoder; verticalizar o sociograma na estratiticação programática do organograma

  • D.

    enfatizar a determinação orgânica dos problemas; incluir alcoolismo, drogadição e neuroses graves no modelo curativo da psicose

  • E.

    centrar as intervenções na medicação e na figura do doente; utilizar modelos pedagógicos e assistencialistas com as famílias dos usuários

Duas psicólogas, lotadas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs –, conversam. Maria, cujo local de trabalho é vizinho a uma cidade-dormitório, afirma: “Nosso Serviço de Atenção à Crise está sempre cheio de gente!”. Ao que retruca Ana: “Não entendo. Nós, que estamos quase grudados a uma aldeia Caiapó, também criamos esse serviço, mas o desativamos, porque quase ninguém o procurava”. Com base na leitura de Dell’Acqua e Mezzina, a diferença relatada pelas interlocutoras pode ser assim compreendida:

  • A.

    os indígenas desaldeados privilegiam a internação nas situações de crise

  • B.

    a demanda geradora de crise independe dos serviços de atenção oferecidos

  • C.

    o alívio em situações de crise é mais difícil para quem está privado de relações

  • D.

    a crise determina uma descontinuidade existencial nas comunidades indígenas

  • E.

    os serviços rurais colocam-se em crise com maior facilidade do que os urbanos

De acordo com Sarraceno, um “exercício pleno de cidadania e também de plena contratualidade no cenário das relações familiares, da rede social e do trabalho com valor” é o que define o seguinte processo:

  • A.

    prevenção primária

  • B.

    desabilidade essencial

  • C.

    reabilitação psicossocial

  • D.

    invenção da cordialidade

  • E.

    desinstitucionalização da violência

os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular

  • A.

    tutela, custódia, disciplina e vigilância

  • B.

    alienação, panoptismo, voluntarismo e técnica

  • C.

    isolamento, hospitalização, filantropia e ciência

  • D.

    observação, experimentação, repressão e humanização

  • E.

    incapacitação, objetivação, naturalização e desconstrução

Nos Estados Unidos da América, a política de desospitalização associada à criação de serviços psiquiátricos alternativos ao asilo criou o fenômeno da porta giratória (revolving door). Esse fenômeno se caracteriza pela:

  • A.

    emergência de deambulantes recém-desospitalizados em busca de seus referenciais identitários

  • B.

    redução do tempo das internações psiquiátricas associada a um significativo aumento em sua frequência

  • C.

    transferência de técnicos de saúde do asilo para os novos serviços, aliada a constantes pedidos de retransferência

  • D.

    desinstitucionalização da velhice asilada coincidindo com uma crescente demanda de ambulatorização do corpo ainda produtivo

  • E.

    formação de grupos reivindicadores de melhores condições de trabalho com envolvimento de ex-pacientes, familiares e técnicos

Os relatórios de conferências e documentos relativos à saúde das comunidades indígenas valorizam a existência de pajés, benzedeiras, raizeiras, parteiras, pegadores de ossos e outros... Nesse sentido, sugerem que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs – incorporem as medicinas nativas, adotando uma perspectiva transdisciplinar. Segundo Viveiros de Castro, tal recomendação enfrenta a seguinte dificuldade:

  • A.

    os indígenas subjetivam os objetos, ao passo que as sociedades ocidentais modernas objetivam os objetos

  • B.

    os indígenas recusam-se a partilhar seus saberes, ao passo que os conhecimentos científicos caracterizam-se pela interdiscursividade igualitária

  • C.

    o xamanismo constitui um quadro analítico-demonstrativo de pensamento, ao passo que os saberes de tradição europeia são de cunho ético-político

  • D.

    o xamanismo indígena se aprende no fazer do cotidiano, ao passo que o conhecimento científico é transmitido pelas instituições escolares

  • E.

    os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular

Um marco fundamental do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira foi a transformação político-epistemológica do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental em Movimento Por Uma Sociedade Sem Manicômios. Tal transformação coincide com o seguinte acontecimento:

  • A.

    Declaração de Caracas

  • B.

    8ª Conferência Nacional de Saúde

  • C.

    Intervenção na Casa de Saúde Anchieta

  • D.

    I Conferência Nacional de Saúde Mental

  • E.

    II Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental

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