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O ego evolui da percepção para o controle das pulsões, da obediência a elas para a inibição delas. Nesta realização, grande parte é tomada pelo ideal do ego (...). (Freud)
Esta gênese do ideal do ego indica que ele é, ainda que parcialmente, constituído como:
formação reativa contra os processos pulsionais do id
oposição ao labor de censura e de autocrítica do superego
esfera conflitiva entre os ditames da cultura e os do indivíduo
desejo do id inserido no simbólico pela forclusão do nome do Pai
idealização majestosa do bebê advinda do édipo dos progenitores
As conferências nacionais e as normas legais enfatizam que a atenção à saúde das populações indígenas, embora integrada ao Sistema Único de Saúde SUS , exige uma operacionalização específica. A criação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs expressa uma diferenciação quanto ao seguinte princípio norteador do SUS:
estatização
relativização
federalização
descentralização
desmedicalização
Em consonância com o paradigma da Reforma Psiquiátrica, Amarante e Torre defendem, quanto aos novos programas, projetos e serviços, a implantação de processos avaliativos caracterizados pela complexidade. Nesse sentido, rejeitam a adoção da seguinte metodologia:
etnográfica
qualitativa
institucional
epidemiológica
Conforme Costa-Rosa, alguns aspectos que caracterizam o paradigma denominado Modo Psicossocial são:
reconhecer o papel da família no processo de adoecimento; fragmentar os cuidados ao usuário por meio de setorializações
valorizar o sujeito do sofrimento como agente do tratamento; conceber a loucura como um fenômeno social
criticar a medicina como promotora de biopoder; verticalizar o sociograma na estratiticação programática do organograma
enfatizar a determinação orgânica dos problemas; incluir alcoolismo, drogadição e neuroses graves no modelo curativo da psicose
centrar as intervenções na medicação e na figura do doente; utilizar modelos pedagógicos e assistencialistas com as famílias dos usuários
Duas psicólogas, lotadas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs , conversam. Maria, cujo local de trabalho é vizinho a uma cidade-dormitório, afirma: Nosso Serviço de Atenção à Crise está sempre cheio de gente!. Ao que retruca Ana: Não entendo. Nós, que estamos quase grudados a uma aldeia Caiapó, também criamos esse serviço, mas o desativamos, porque quase ninguém o procurava. Com base na leitura de DellAcqua e Mezzina, a diferença relatada pelas interlocutoras pode ser assim compreendida:
os indígenas desaldeados privilegiam a internação nas situações de crise
a demanda geradora de crise independe dos serviços de atenção oferecidos
o alívio em situações de crise é mais difícil para quem está privado de relações
a crise determina uma descontinuidade existencial nas comunidades indígenas
os serviços rurais colocam-se em crise com maior facilidade do que os urbanos
De acordo com Sarraceno, um exercício pleno de cidadania e também de plena contratualidade no cenário das relações familiares, da rede social e do trabalho com valor é o que define o seguinte processo:
prevenção primária
desabilidade essencial
reabilitação psicossocial
invenção da cordialidade
desinstitucionalização da violência
os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular
tutela, custódia, disciplina e vigilância
alienação, panoptismo, voluntarismo e técnica
isolamento, hospitalização, filantropia e ciência
observação, experimentação, repressão e humanização
incapacitação, objetivação, naturalização e desconstrução
Nos Estados Unidos da América, a política de desospitalização associada à criação de serviços psiquiátricos alternativos ao asilo criou o fenômeno da porta giratória (revolving door). Esse fenômeno se caracteriza pela:
emergência de deambulantes recém-desospitalizados em busca de seus referenciais identitários
redução do tempo das internações psiquiátricas associada a um significativo aumento em sua frequência
transferência de técnicos de saúde do asilo para os novos serviços, aliada a constantes pedidos de retransferência
desinstitucionalização da velhice asilada coincidindo com uma crescente demanda de ambulatorização do corpo ainda produtivo
formação de grupos reivindicadores de melhores condições de trabalho com envolvimento de ex-pacientes, familiares e técnicos
Os relatórios de conferências e documentos relativos à saúde das comunidades indígenas valorizam a existência de pajés, benzedeiras, raizeiras, parteiras, pegadores de ossos e outros... Nesse sentido, sugerem que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs incorporem as medicinas nativas, adotando uma perspectiva transdisciplinar. Segundo Viveiros de Castro, tal recomendação enfrenta a seguinte dificuldade:
os indígenas subjetivam os objetos, ao passo que as sociedades ocidentais modernas objetivam os objetos
os indígenas recusam-se a partilhar seus saberes, ao passo que os conhecimentos científicos caracterizam-se pela interdiscursividade igualitária
o xamanismo constitui um quadro analítico-demonstrativo de pensamento, ao passo que os saberes de tradição europeia são de cunho ético-político
o xamanismo indígena se aprende no fazer do cotidiano, ao passo que o conhecimento científico é transmitido pelas instituições escolares
os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular
Um marco fundamental do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira foi a transformação político-epistemológica do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental em Movimento Por Uma Sociedade Sem Manicômios. Tal transformação coincide com o seguinte acontecimento:
Declaração de Caracas
8ª Conferência Nacional de Saúde
Intervenção na Casa de Saúde Anchieta
I Conferência Nacional de Saúde Mental
II Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental
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