Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das características centrais do modelo clássico de desenho de cargos é

  • A. a prática de políticas de recompensas sociais e simbólicas.
  • B. o conceito de homo social.
  • C. a participação de todos gestores e colaboradores na elaboração das descrições de cargos.
  • D. a ênfase na tarefa e na tecnologia.
  • E. a preocupação com o contexto do cargo, somente.

Um psicólogo organizacional foi convidado para implantar um sistema de avaliação de desempenho denominado Administração por Objetivos − APO em uma empresa. Em sua apresentação informou aos gestores da empresa que o caminho a ser seguido para a implantação desse processo deveria conter os seguinte passos: formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; negociação com o gestor na alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; definição do desempenho esperado a ser adotado pelo colaborador; constante medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados e

  • A. retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
  • B. feedback eventual para calibragem de desempenho.
  • C. renegociação dos objetivos formulados trimestralmente.
  • D. estabelecimento dos indicadores objetivos de desempenho.
  • E. treinamento de todos os avaliadores para aprenderem a lidar com eventos críticos de desempenho.

O mercado de trabalho é condicionado por inúmeros fatores como: o crescimento econômico, a natureza e qualidade dos postos de trabalho, a produtividade e a inserção no mercado internacional. O primeiro está relacionado com a escala

  • A. do emprego.
  • B. da seleção.
  • C. de desemprego
  • D. de colocação.
  • E. financeira.

O trabalho do psicólogo nas diferentes instituições coloca-se frente a diferentes demandas que estão implícita e explicitamente relacionadas à organização social, política, cultural, econômica da sociedade e às relações de poder instituídas, de maneira a exigir do profissional uma escuta além das relações pessoais e intrafamiliares dos atendidos.

Acerca das relações institucionais e de poder, a partir do pensamento de Guirado, Guilhon e Lapassade, pode-se considerar correto que:

  • A. A instituição, para Guilhon, pode ser compreendida como a intermediação entre o Estado e a população que a ela procura, sendo transpassada pelas forças e interesses criados no âmbito dos projetos da sociedade.
  • B. Guilhon e Lapassade definem da mesma forma instituição, compreendendo-a como o conjunto do que está instituído e, enquanto jurisdição e política, pauta toda e qualquer relação.
  • C. O sujeito, na estrutura institucional, de acordo com Guirado, deve ser pensado a partir de suas características e capacidades individuais e pessoais, o que permite compreender os conflitos, os desvios, as inadequações que atuam no espaço institucional.
  • D. De acordo com Guilhon, a perpetuação do instituído se dá pela organização burocrática das relações, que designa lugares definidos de decisão e execução.
  • E. De acordo com Lapassade, nas relações de poder, a autonomia de grupos e sujeitos é substituída pela submissão e o cumprimento das normas se estabel ece como fim em si mesmo.

Embora os gerentes achem que a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, seja útil para aprender a lidar com o desafio da motivação, algumas análises devem ajudá-lo a evitar os problemas que podem advir da aceitação cega dessa teoria. A Teoria de Maslow parece efetivamente oferecer uma perspectiva abrangente da humanidade, com pelo menos uma dura verdade. Porém, a validade aparente da teoria pode obscurecer as diferenças nas necessidades secundárias, que variam de

  • A. personalidade para personalidade e de situação para situação.
  • B. contexto para contexto e de persona para persona.
  • C. cultura para cultura e de indivíduo para indivíduo.
  • D. traço de caráter para traço de caráter e de personalidade para personalidade.
  • E. necessidade primária para necessidade superior e de traço de personalidade para de caráter.

A psicologia se origina em diferentes matrizes do conhecimento psicológico, o que justifica sua diversidade teórica, metodológica e de práticas. Pode-se afirmar que:

I. A diversidade permite que o psicólogo possa desenvolver a prática a partir de uma matriz e a teoria a partir de outra.

II. Embora o conhecimento psicológico tenha se originado a partir de diferentes matrizes, ele possui uma única forma de abordar o seu objeto de estudo.

III. Na Psicologia, teoria, método e prática se inter-relacionam e se sustentam.

IV. A psicologia é uma ciência que comporta diferentes formas de pensamento, fundamentados em diferentes origens e objetivos, o que faz dela um espaço de diversidade.

V. A teoria e o método estão inter-relacionados, entretanto a prática psicológica depende unicamente das características do profissional.

São verdadeiras as proposições:

  • A. I, III e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. II e V.

A Crítica da Razão Instrumental foi desenvolvida

  • A. por Karl Marx e defende a importância do pensamento crítico na análise da alienação, das relações sociais marcadas pela desigualdade social e pela dominação.
  • B. por Jürgen Habermas e critica a dialética presente na relação entre teoria e prática.
  • C. por Max Horkheimer e critica o uso da razão instrumental em contraposição aos interesses reais da vida prática e social, contribuindo para a alienação, as formas de poder e as relações de dominação.
  • D. por Zygmunt Bauman e critica as relações baseadas na ética utilitarista.
  • E. por Michel Foucault e critica o governo neoliberal e o uso do conhecimento nas relações de poder-saber.

As escalas de personalidade são utilizadas em pesquisa psicológica com o objetivo de mensurar alguns aspectos da personalidade, dando suporte a diversos estudos. Os testes de personalidade que pedem aos indivíduos que respondam a uma série de perguntas sobre o seu comportamento típico são denominados

  • A. Inventários reflexivos.
  • B. Escalas pessoais.
  • C. Escalas autogeridas.
  • D. Inventários autorreferidos.
  • E. Escalas autônomas.

A ansiedade é evocada apenas, ou predominantemente, por certas situações ou objetos bem definidos, os quais não são correntemente perigosos. Como resultado, essas situações ou objetos são caracteristicamente evitados ou suportados com pavor. Essas características são encontradas nos transtornos

  • A. persistentes de humor.
  • B. fóbico-ansiosos.
  • C. depressivo recorrentes.
  • D. depressivo ocasionais.
  • E. esquizoafetivos.

A realidade fenomênica em Kurt Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular como o indivíduo

  • A. canaliza sua libido no grupo em que vive.
  • B. apoia seus valores morais.
  • C. assimila conceitos complexos.
  • D. expõe suas emoções.
  • E. interpreta uma determinada situação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...