Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva da Rede de Significações, o processo de circunscrição

  • A.

    ocorre em situações rotineiras, quando as pessoas buscam identificar os papéis sociais que lhes são prescritos.

  • B.

    indica que, muito embora as trajetórias de desenvolvimento possam ser múltiplas, elas não são equiprováveis.

  • C.

    revela a complexidade que os limites colocam para as escolhas subjetivas da ação humana.

  • D.

    ressalta a prioridade de se escolher determinados caminhos cognitivos sobre outros.

  • E.

    delimita o caráter relacional do vínculo que se pretende estabelecer entre pesquisador e pesquisado.

No Método de Rorschach há possibilidade do indivíduo dar respostas vulgares/populares, classificadas como "V" pela escola de Anibal da Silveira, ou como "P" por Klopfer, como citado no livro Métodos Projetivos de Didier Anzieu. Tais respostas significariam uma

  • A.

    falta de energia psíquica e mobilidade social.

  • B.

    baixa afetividade e dificuldades intelectuais.

  • C.

    adaptação social rudimentar e um certo conformismo.

  • D.

    angústia patológica com tendências suicidas.

  • E.

    dificuldade intelectual que podem sugerir autismo.

Segundo Tereza Mito, em um processo psicodiagnóstico há algumas formas de avaliação e, dentre elas, uma que é decorrente de um processo mais pessoal, pelo qual se avaliam alguns aspectos da relação psicólogo-cliente que não são passíveis de ser analisados no processo formal de psicodiagnóstico. A este processo chamamos de

  • A.

    avaliação psicométrica.

  • B.

    avaliação informal.

  • C.

    psicodiagnóstico interativo.

  • D.

    psicodiagnóstico personalizado.

  • E.

    diagnóstico focal.

O Teste Gestáltico Visomotor de Bender, criado por Lauretta Bender em 1938, possui como pressuposto que

  • A.

    o material fornece dados sobre o controle dos impulsos, manejo da ansiedade e da agressividade nos indivíduos a ele submetidos.

  • B.

    o padrão visomotor do indivíduo possui um desenvolvimento que independe da fase emocional em que este se encontra.

  • C.

    a atividade visomotora só pode ser mensurada na adolescência, quando os padrões intelectuais e de desenvolvimento emocional estão mais desenvolvidos e sedimentados.

  • D.

    a habilidade sensoriomotora não sofre influência direta do nível maturacional do indivíduo e de seu estado funcional.

  • E.

    a funcionalidade de áreas específicas do cérebro podem ser demonstradas e estimuladas com o uso do Teste Gestáltico Visomotor.

Segundo Odette L. Van Kolck, a análise de uma produção gráfica deve ser feita utilizando três processos. São eles:

  • A.

    adaptativo, projetivo e lingüístico.

  • B.

    adaptativo, consultivo e projetivo.

  • C.

    expressivo, projetivo e lingüístico.

  • D.

    adaptativo, lingüístico e consultivo.

  • E.

    adaptativo, expressivo e projetivo.

Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que a fundamentou, deverão ser guardados por um prazo mínimo, observando-se a responsabilidade por eles, tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Esse prazo mínimo referido é de

  • A.

    1 ano.

  • B.

    2 anos.

  • C.

    3 anos.

  • D.

    5 anos.

  • E.

    10 anos.

A prática de interação participativa que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos é definida como

  • A.

    transdisciplina.

  • B.

    interdisciplina.

  • C.

    grupo focal.

  • D.

    trabalho em equipe.

  • E.

    grupo operativo.

Em um processo diagnóstico, o teste projetivo é um material

  • A.

    que não evidencia nitidamente o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa, dentro de uma situação vincular, sendo melhor a opção pela utilização de inventários.

  • B.

    completo e útil para a avaliação de pessoas em geral, dispensando a aplicação de outros materiais como gráficos e outras técnicas verbais.

  • C.

    pouco adequado para que se possa conhecer o paciente em face de uma realidade com características desestruturadas ou de estruturação pouco usual.

  • D.

    que raramente permite analisar profundamente o indivíduo em um contexto vincular e suas variações emocionais e de conduta.

  • E.

    que permite a obtenção de informações precisas sobre os distintos níveis de funcionamento mental, em um curto espaço de tempo.

O Psicodiagnóstico Interventivo é tratado por Ancona Lopez (1995) como um modelo

  • A.

    que não recomenda a utilização de testes, já que o enquadre ficaria prejudicado e traria viés aos resultados obtidos.

  • B.

    não factível de ser realizado, pois o psicodiagnóstico exige uma postura de neutralidade constante, o que impede a participação interventiva deliberada.

  • C.

    de intervenção que gera angústias e suscita ansiedades nos indivíduos que estão sendo diagnosticados.

  • D.

    que vê o cliente como um campo de possibilidades e como co-participante do processo de psicodiagnóstico.

  • E.

    pouco recomendável em casos de conflitos envolvendo crianças em tenra idade, pois elas não necessitam participar de processos psicodiagnósticos.

Segundo Jurema Alcides Cunha, a história pessoal (ou anamnese) pressupõe

  • A.

    um levantamento da sintomatologia e das condições de vida do paciente.

  • B.

    a história clínica, ou seja, a história da doença atual.

  • C.

    a caracterização da emergência de sintomas ou de mudanças comportamentais, numa determinada época e a sua evolução até o momento atual.

  • D.

    uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.

  • E.

    a entrevista com diversos familiares, para uma compreensão da dinâmica individual do paciente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...