Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR, o Transtorno Esquizofreniforme é descrito como sendo caracterizado por um quadro sintomático equivalente à Esquizofrenia, EXCETO por sua duração (a perturbação dura de 1 a 6 meses) e ausência

  • A.

    da exigência de um declínio no funcionamento.

  • B.

    de perturbação psicótica com duração maior que 1 dia e remissão em 1 mês.

  • C.

    de conseqüência fisiológica direta de abuso de droga.

  • D.

    de perturbação influenciada por outra pessoa com um delírio similar.

  • E.

    de delírios não-bizarros sem outros sintomas da fase ativa da Esquizofrenia.

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID–10, o transtorno de personalidade paranóide (F60.0) aponta, entre os itens que o caracterizam,

  • A.

    atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais; baixa tolerância à frustração e baixo limiar para descarga de agressão, incluindo violência; incapacidade de experimentar culpa e de aprender com a experiência.

  • B.

    indiferença aparente a elogios e críticas; frieza emocional, afetividade distanciada ou embotada; preferência quase invariável por atividades solitárias e falta de amigos íntimos ou de relacionamentos confidentes (ou ter apenas um) e desejo de tais relacionamentos.

  • C.

    sensibilidade excessiva a contratempos e rejeições; tendência a guardar rancores persistentemente, isto é, recusa a perdoar insultos e injúrias ou desfeitas; um combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desacordo com a situação real.

  • D. autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções; afetividade superficial e lábil; sedução inapropriada em aparência ou comportamento.
  • E.

    preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou esquemas; insistência não razoável por parte do paciente para que os outros se submetam exatamente à sua maneira de fazer as coisas ou relutância não razoável em permitir que os outros façam as coisas; rigidez e teimosia.

O modelo gráfico Janela Johari, idealizado por Joseph Luft e Harry Ingham para ilustrar as relações interpessoais, permite apreciar o fluxo de informações decorrentes de duas fontes – eu e outros – bem como as tendências individuais que facilitam ou dificultam a direção e a extensão deste fluxo. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são os seguintes:

  • A. foco na tarefa e foco nas relações.
  • B. busca de feedback e auto-exposição.
  • C. impulso para a tarefa e para os objetivos.
  • D. valor relativo de interesse para as pessoas e para com os processos.
  • E. sensibilidade para pessoas e para resultados.

A Tela Administrativa de Blake e Mouton identifica uma faixa de comportamentos administrativos baseados nas várias formas de relação entre o estilo

  • A. voltado para o trabalho e o estilo voltado para o colaborador.
  • B. autoritário e o estilo conciliador voltado para o trabalho.
  • C. autoritário e o estilo democrático voltado para o trabalho.
  • D. moderador e o estilo democrático voltado para o colaborador.
  • E. voltado para as interações pessoais no ambiente de trabalho e o estilo voltado para o cumprimento das metas de trabalho.

Desacordos e problemas podem surgir em quase todos os relacionamentos. De início, as pessoas podem evitar uma à outra, porque não gostam do desconforto que acompanha o conflito, mas quando isso não é mais possível ou as tensões tornam-se tão fortes que as partes não podem deixar que o desacordo prossiga, elas podem precisar de alguma ajuda externa para resolver a disputa. Christopher W. Moore afirma que da mesma forma que ocorre com a negociação, a mediação deixa que as pessoas envolvidas no conflito

  • A. tomem as decisões.
  • B. acatem as opções do mediador.
  • C. questionem as decisões adotadas conjuntamente.
  • D. se recusem a entrar em negociação.
  • E. estabeleçam planos pessoais.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Lei Maria da Penha (Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) pressupõem a existência de equipes multidisciplinares nas instituições que lidarão com situações que são tratadas nesses documentos legais. Os seguintes profissionais devem estar necessariamente inseridos nessas equipes:

  • A.

    psicólogo e assistente social.

  • B.

    estagiário de direito e médico.

  • C.

    advogado e contador.

  • D.

    terapeuta e enfermeiro.

  • E.

    fisioterapeuta e psicólogo voluntário.

A mediação é um prolongamento ou aperfeiçoamento do processo de negociação que envolve a interferência de uma aceitável terceira parte com um poder de tomada de decisão limitado ou não autoritário, sendo que essa pessoa ajuda as partes principais a chegarem, de forma voluntária, a um acordo

  • A. que satisfaça a maioria das pessoas envolvidas, pelo menos os mais jovens e dependentes, no caso da família.
  • B. que atenda pelo menos aos interesses da parte mais interessada no problema.
  • C. mutuamente aceitável das questões em disputa.
  • D. que resolva para sempre a disputa.
  • E. que dilua a disputa, favorecendo a pessoa mais prejudicada na discórdia.

Segundo a Resolução de nº 007/2003, do CFP – Conselho Federal de Psicologia, que institui o Manual de Elaboração de Documentos decorrentes de Avaliações Psicológicas, todo documento emitido por psicólogos deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados à luz de um instrumental técnico. O documento que faz uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica é denominado de

  • A.

    jurisprudência.

  • B.

    informe.

  • C.

    atestado.

  • D.

    laudo.

  • E.

    sentença.

De acordo com a perspectiva da Rede de Significações, o que possibilita a Ciência é

  • A.

    a maneira de considerar a realidade e suas interpretações, em especial em contextos fluidos.

  • B.

    o emprego do método científico, posto que sem ele não se pode ter acesso a uma realidade objetiva.

  • C.

    o compartilhamento de procedimentos e de significação acordados em certa comunidade científica.

  • D.

    o estabelecimento de idéias que podem ser objetivamente estabelecidas com base nos registros dos fatos.

  • E.

    o uso sistemático de instrumentos de observação e mensuração, independentemente do nível de acordo alcançado.

O positivismo, ao fundamentar epistemologicamente todas as ciências naturais e sociais, acabou unificando seus principais critérios metodológicos:

I. observação, experimentação e emprego da lógica formal.
II. pragmatismo, confiabilidade e variabilidade.
III. inferências e abstrações racionais.
IV. raciocínios transdedutivo e lógico-analítico.
V. replicabilidade, previsão e controle.

É correto o que contém APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, III, IV.

  • D.

    I e V.

  • E.

    II e V.

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