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A avaliação de desempenho de 360 graus é realizada
pesquisando-se informações semelhantes de todos os setores da organização, no sentido de garantir os resultados acordados com os funcionários.
com a expectativa de que o avaliador tenha noção clara dos efeitos negativos provocados pelo avaliado, quando em contato com pessoas externas a seu circuito de trabalho.
utilizando-se como avaliadores o chefe imediato e o mediato do funcionário a ser avaliado.
aleatoriamente, gerando oportunidades para que o avaliado receba feedback de pessoas com quem nunca interagiu antes na organização.
de modo circular, pelos elementos que mantêm alguma interação com o avaliado.
A avaliação de desempenho pode ser definida como o esforço da organização para, por meio de técnicas, processos e métodos de observação, comparação e estimação, aferir a eficácia de seus recursos humanos visando
ao conhecimento individual e coletivo de seu pessoal para implementar decisões administrativas e proporcionar o autoconhecimento e autodesenvolvimento de seus empregados.
ao acompanhamento do treinamento e desenvolvimento de pessoal.
a validação dos procedimentos de recrutamento e seleção.
ao levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento.
a fornecer subsídios para aplicação da política de mérito.
A análise e a descrição do cargo consistem no levantamento
do nível de satisfação esperado por um candidato ao ingressar em uma posição em aberto na organização.
das características de personalidade dos funcionários presentes na organização e de como devem seguir as normas e procedimentos vigentes.
dos aspectos intrínsecos e extrínsecos que o cargo exige do ocupante.
do histórico profissional e das habilitações dos candidatos durante o processo de seleção.
dos aspectos motivadores e reguladores da personalidade dos candidatos.
De acordo com o tratamento, pode-se distinguir três modelos de decisão sobre candidatos:
escolha dirigida, escolha compartilhada e processo de integração.
intenção, influenciação e escolha dirigida.
escolha compartilhada, intenção e escolha dirigida.
colocação, seleção e classificação.
processo de integração, método misto e escolha dirigida.
O laudo de uma entrevista, para fins seletivos, deve
incorporar todas as informações fornecidas pelo entrevistado.
mencionar, explicitamente, aspectos negativos da vida familiar revelados pelo entrevistado.
limitar-se a aspectos funcionais e comportamentais relevantes ao desempenho do cargo considerado.
ser tão fiel quanto possível em relação a todas as informações levantadas.
deixar de revelar aspectos íntimos.
A entrevista de seleção de pessoal tem demonstrado melhores resultados preditivos quando é
feita por vários entrevistadores.
não estruturada.
em grupo.
estruturada.
semi-estruturada.
A seleção de pessoal, no tocante aos candidatos já recrutados, visa, principalmente, a
contra-indicar, apenas, os notoriamente incapazes.
preencher todas as vagas, independentemente da qualificação dos candidatos.
criar uma elite de profissionais na empresa.
habilitar os melhores, sem considerar o ponto de corte.
habilitar os melhores, entre aqueles que estão acima do ponto de corte na etapa de recrutamento.
Bolsa de empregos é um
processo de seleção que visa a identificar o melhor candidato para uma vaga.
organismo governamental ou sindical destinado a centralizar informações sobre os empregados disponíveis no mercado de trabalho.
reflexo do mercado globalizado, que proporciona aos candidatos desempregados escolherem a melhor oportunidade de emprego existente no mercado de trabalho.
mecanismo de recrutamento interno.
conjunto de oportunidades de trabalho existente no mercado de trabalho.
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização
atrai candidatos do mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo.
mantém contato com o mercado de trabalho para realizar pesquisas de satisfação dos seus empregados.
investe na sua imagem para adquirir conhecimentos sobre sua performance perante o ambiente externo.
busca identificar o potencial dos candidatos presentes por meio da aplicação de testes psicológicos.
procura identificar as necessidades dos seus clientes.
O principal cuidado a ser observado no emprego de testes psicomotores é verificar se
existem normas de classificação para grupo.
os aparelhos estão calibrados.
o candidato entendeu as instruções.
podem ser usados em conjunto com outros testes.
foram validados para o cargo.
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