Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Terapia Cognitiva concebe a personalidade como:
moldada por crenças centrais ou esquemas superiores que desenvolvem-se cedo na vida, os quais resultem de experiências pessoais e influências dos pais e da sociedade, constituindo a base para a codificação, categorização e avaliação das experiências ao longo do curso da vida, sendo que os problemas psicológicos são decorrentes de processos tais como aprendizagem falha, inferências incorretas e falta de diferenciação adequada entre a imaginação e a realidade.
um processo de individuação ou autodesenvolvimento, no qual o indivíduo transforma-se em si próprio, um ser único e homogêneo, processo este de desenvolvimento da totalidade do eixo ego-self, fazendo um movimento em direção à amplitude da liberdade.
uma composição de expressões diretas de instintos do organismo, acreditando que os métodos psicanalíticos de interpretação e associação livre constituíam uma fuga de experiência direta do material interpretado e associado, sendo, portanto, métodos de autoexploração ineficientes e, via de regra, ineficazes.
composta por quatro componentes do intelecto: um impulso para a compreensão, que pode ser chamado de curiosidade ou necessidade de competência; um intelecto "axiomático", que é a capacidade de entender relações lógicas; o conhecimento empírico, que é o aspecto relacionado com coisas e eventos externos; e um intelecto "desenvolvido", que é uma forma mais elevada do impulso original para a compreensão.
uma coleção de padrões de sentimentos, em que situações diferentes evocam variados padrões de respostas, sendo que cada resposta individual é baseada apenas em experiências prévias e na história genética, uma vez que o eu é definido pelo comportamento subjetivo e, muitas vezes, não observável.
Melanie Klein introduziu a expressão "identificação projetiva" para designar um
mecanismo de defesa utilizado pelo indivíduo quando confrontado com um perigo exterior, identificando- se com o seu agressor, ou assumindo por sua própria conta a agressão enquanto tal; pode imitar física ou moralmente a pessoa do agressor ou adotar certos símbolos de poder que o designam.
processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa.
modo primitivo de constituição do indivíduo segundo o modelo do outro, que não é secundário a uma relação previamente estabelecida, em que o objeto estaria inicialmente situado como independente.
mecanismo que se traduz por fantasmas (fantasias), em que o indivíduo introduz a sua própria pessoa, totalmente ou em parte, no interior do objeto para o lesar, para o possuir ou para o controlar.
processo de operação pelo qual um fato neurológico ou psicológico é deslocado e localizado no exterior.
A Esquizofrenia paranóide é apresentada na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID - 10 (F20.0) como um quadro clínico
no qual perturbações do afeto e sintomas catatônicos são proeminentes.
dominado por delírios relativamente estáveis, acompanhados por alucinações, particularmente da variedade auditiva, e perturbações da percepção.
no qual as mudanças afetivas são proeminentes, os delírios e as alucinações são fugazes e fragmentários e o comportamento é irresponsável e imprevisível, com a presença de maneirismos.
com perturbações psicomotoras proeminentes, que podem se alternar entre extremos, tais como hipercinesia e estupor ou obediência automática e negativismo.
composto por um conjunto de fenômenos psicóticos, que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de substâncias psicoativas, que são caracterizadas por alucinações vividas (tipicamente auditivas, porém, freqüentemente, em mais de uma modalidade sensorial), falsos reconhecimentos, delírios e/ou idéias de referência (freqüentemente de natureza paranóide ou persecutória).
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), o Transtorno de Personalidade Narcisista (301.81) tem por característica essencial um padrão de
preocupação com organização, perfeccionismo e controle.
desconfiança e suspeitas, de modo que as intenções dos outros são interpretadas como maldosas.
distanciamento dos relacionamentos sociais, com uma faixa restrita de expressão emocional.
desconsideração e violação dos direitos alheios.
grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
Cultura organizacional é
um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.
um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.
a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.
a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.
o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.
Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder
"vende sua decisão" aos subordinados.
permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.
apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.
permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.
apresenta idéias e permite questionamentos.
Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no
"objeto" da motivação.
"como" da motivação.
"tempo" da motivação.
"estímulo" da motivação.
"ponto" indicador.
O fator unitário que mais influencia o tipo de estrutura de uma organização é
o tipo de bens ou de serviços que ela oferece.
o tipo de pessoas que a integra.
o contexto social em que ela está inserida.
seu tamanho.
sua finalidade.
Burocracia, segundo Max Weber, caracteriza a organização
ineficiente.
eficiente.
em que inexistam regras escritas.
em que os fluxos de comunicação são indefinidos.
em que há relativa liberdade de decisão dos supervisores.
Do ponto de vista ético, espera-se que o psicólogo, no exercício de sua profissão,
influencie o cliente com convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas.
induza pessoas a recorrerem a seus serviços.
prolongue, desnecessariamente, o atendimento ao cliente.
esclareça ao cliente quanto aos prejuízos da interrupção inoportuna da assistência que vem recebendo.
omita informações sobre o trabalho que realiza, a fim de que o cliente possa aceitá-lo com mais facilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...