Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O psiquiatra Enrique Pichon-Rivière (1907 – 1977) desenvolveu, com base em suas experiências profissionais com pacientes psiquiátricos, o conceito de Grupos Operativos, que se definem como grupos centrados na tarefa. O autor teorizou sobre os diferentes papéis que os participantes dos grupos podem assumir, entre os quais NÃO se encontra o papel de:

  • A. sabotador, membro que é o líder da resistência à mudança;
  • B. louco, membro que concentra os aspectos psicopatológicos do grupo ou da tarefa;
  • C. porta-voz, aquele que traduz através de sua fala e ações os sentimentos e as ideias que circulam no grupo;
  • D. líder, o depositário de aspectos positivos do grupo, que leva o grupo a buscar a mudança;
  • E. bode expiatório, membro que se faz depositário dos aspectos negativos e atemorizantes do grupo ou da tarefa.

Daniel Dias é um importante atleta paraolímpico da natação brasileira na atualidade. O atleta, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, descobriu o esporte aos dezesseis anos, tendo como grande influência a boa performance do também atleta Clodoaldo Silva nas Paraolimpíadas de 2004, em Atenas. Daniel ministra palestras motivacionais nas quais define que “Deficiente é uma palavra limitante e que classifica a pessoa. Deficiências e limites todos nós temos. Portanto, não sou um atleta deficiente, sou um atleta paraolímpico”. A capacidade de enfrentamento das dificuldades e de superação dos obstáculos apresentada por esse atleta é conhecida em psicologia como:

  • A. autoeficácia;
  • B. empatia;
  • C. resiliência;
  • D. liderança autocrática;
  • E. ergonomia.

Na abordagem preventiva do crack, identificam-se fatores de proteção ao início do uso, como rede familiar, educação e prática esportiva, entre outros, e fatores de risco, sobre os quais é correto apontar que:

  • A. A) o convívio com usuários de crack costuma ser um incentivo para iniciar, manter e/ou aumentar o consumo da droga. O ambiente de transgressão e a necessidade de fazer parte do grupo são um forte apelo para o consumo;
  • B. questões psicológicas e sociais, como analfabetismo, insegurança, baixa autoestima, internações compulsórias, violência doméstica, depressão e esquizofrenia promovem a iniciação ao uso do crack;
  • C. o baixo poder aquisitivo, a disponibilidade nas ruas e a facilidade de uso fazem com que o crack seja a droga de eleição e de uso exclusivo da camada socioeconômica desfavorecida da população;
  • D. a repressão ao uso de outras drogas lícitas, como álcool e tabaco, e de drogas ilícitas mais leves empurra o usuário para um ambiente de marginalidade e, consequentemente, para o uso do crack;
  • E. a oferta continuada de informações e de recomendações sobre os perigos do uso do crack acaba paradoxalmente despertando a curiosidade para o uso da droga entre a população mais jovem.

O uso de esteroides tem indicação terapêutica para reposição hormonal; porém, essas substâncias são utilizadas principalmente pelos competidores esportivos e jovens que, em busca de um corpo mais forte e musculoso, podem desenvolver um padrão de consumo que se assemelha ao de dependência. Entre as manifestações psiquiátricas decorrentes do abuso de esteroides, pode(m)-se identificar:

  • A. transtornos de humor e de comportamento;
  • B. compulsão alimentar periódica;
  • C. ginecomastia e atrofia testicular;
  • D. psicastenia e episódios histéricos;
  • E. tricotilomania e onicofagia.

O psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) é um expoente da chamada Psicologia Humanista e se notabilizou por seus estudos sobre a motivação. Maslow descreveu a motivação em termos de uma divisão hierárquica das necessidades humanas, que ele nomeou Hierarquia das Necessidades. De acordo com a teoria de Maslow, analise as afirmativas a seguir:

I. Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades consideradas por Maslow o mais básico e reflexivo, o dos interesses fisiológicos e de sobrevivência.

II. As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas, e são representadas como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros.

III. A terceira camada da pirâmide de Maslow fala das necessidades de associação, que se referem às necessidades do indivíduo em termos sociais, como amizades e socialização.

IV. As necessidades de status e de estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas e são: a autoconfiança e a conquista do reconhecimento, a confiança e o respeito aos outros.

V. A última necessidade refere-se à motivação para realizar o potencial máximo do ser, que é a necessidade de autorrealização.

Assinale se:

  • A. somente I, II e IV estão corretas;
  • B. somente I, IV e V estão corretas;
  • C. somente II, III e IV estão corretas;
  • D. somente II, III e V estão corretas;
  • E. todas estão corretas.

A respeito dos estudos sobre resiliência, que abriram novas possibilidades para o entendimento de situações de risco, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Os tutores de resiliência são indivíduos que oferecem suporte emocional em situações em que a resiliência deve ser fortalecida.

  • B.

    Os estudos que serviram como base para o desenvolvimento do conceito de resiliência foram realizados por Michel Rutter.

  • C.

    A resiliência é uma condição de base biológica, presente apenas em alguns indivíduos.

  • D.

    A resiliência se desenvolve tanto em situações traumáticas, quanto em situações de violência ou abuso sistemático.

  • E.

    Os indivíduos nem sempre mostram-se resilientes em todas as situações que vivem.

Com relação às novas contribuições para o estudo do desenvolvimento humano, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    As pessoas não podem ser estudadas sem que se leve em conta o meio ambiente, de acordo com os contextualistas.

  • B.

    O principal representante da corrente sócio-cultural é Yuri Brofenbrener.

  • C.

    A perspectiva etológica preocupa-se com as bases biológicas e evolutivas do comportamento.

  • D.

    A estampagem é um conceito que diz respeito à predisposição para aprendizagem.

  • E.

    A pesquisa etológica valoriza a observação naturalista, que pode ser combinada com outros métodos.

No diagnóstico de crianças com diferentes problemas de aprendizagem, os manuais sugerem a utilização de instrumentos de avaliação. Entre outros instrumentos, o WISC III tem sido bastante utilizado. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O WISC não deve ser utilizado no caso de avaliação neuro-psicológica.

  • B.

    A maioria das escalas do WISC são de execução verbal.

  • C.

    As dificuldades de aplicação do WISC podem ser contornadas pela aplicação coletiva das escalas.

  • D.

    O resultado final do WISC é proporcionado pelos Quocientes de Inteligência Verbal (QIV) e de Execução (QIE);

  • E.

    As formas reduzidas de aplicação, para obtenção de resultados em forma estimada, estão baseadas no uso de um menor número de subtestes.

“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.

O comportamento da atendente é explicado como

  • A.

    identidade de gênero.

  • B.

    tipificação sexual.

  • C.

    papéis sexuais.

  • D.

    estereótipos sexuais.

  • E.

    naturalização dos comportamentos sexuais.

A respeito da influência de Emílio Mira y Lopez em diferentes áreas da psicologia brasileira, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Mira y Lopez desenvolveu trabalhos que tiveram grande impacto na seleção profissional.

  • B.

    Mira y Lopez teve importante atuação na sistematização dos cursos de graduação em psicologia no Brasil.

  • C.

    Mira y Lopez criou a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, quando à frente do Instituto de Seleção e Orientação Profissional.

  • D.

    Mira y Lopez foi o criador do teste PMK.

  • E.

    Mira y Lopez teve importante atuação na luta pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...