Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Além da ênfase técnica da administração científica, o comportamento organizacional foi também influenciado por outras disciplinas. São elas:

  • A.

    sociologia (suicídio e anonimato), antropologia cultural (valores e costumes de uma empresa, cultura), ciência política (input e output).

  • B.

    sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade), antropologia econômica (economia), ciência política (logística reversa).

  • C.

    sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade e cultura), antropologia cultural (economia), ciência política (logística reversa).

  • D.

    sociologia (suicídio e anonimato), antropologia econômica (economia), ciência política (competição e carreira nas organizações).

  • E.

    sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade e cultura), antropologia cultural (valores e costumes de uma empresa), ciência política (distribuição de poder nas organizações).

São aspectos da capacidade mental que têm implicações no comportamento organizacional:

  • A. a busca por promoções e ascensão na carreira.
  • B. a consciência e a vocação religiosas.
  • C.

    o meio ambiente e os processos de maturação e de evolução da estética corporal.

  • D. a busca pelo autoconhecimento e a ambição.
  • E.

    os componentes da inteligência, a teoria da inteligência que destaca a inteligência prática e as inteligências múltiplas.

A avaliação de desempenho implica:

I. remanejar pessoas, ao notar certas conseqüências das suas atividades dentro das organizações;
II. busca pela determinação de como o desempenho pode ser relacionado a certas formas de medições;
III. buscar o desenvolvimento e fornecer subsídios para o alcance do potencial das pessoas e, com isso, gerar resultados positivos para a organização.

Esses três tópicos se relacionam às funções associadas, respectivamente, a:

  • A.

    mensuração, administração e identificação.

  • B.

    identificação, administração e mensuração.

  • C.

    administração, mensuração e identificação.

  • D.

    identificação, mensuração e administração.

  • E.

    administração, identificação e mensuração.

Mudanças consideráveis acontecem, na natureza do trabalho, que afetam a gestão de pessoas. Abaixo seguem algumas delas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. interações entre trabalho e tecnologia
  • B. mudanças na definição de cargos
  • C. integração de novas categorias de trabalhadores
  • D.

    a passagem de uma abordagem coletiva para uma individual

  • E. o controle do trabalho pelos consumidores

Há casos em que o trabalho é, ao contrário, favorável ao equilíbrio mental e à saúde do corpo. Essa declaração é correta porque o trabalho:

  • A. não estrutura as relações sociais.
  • B. reforça o nível de exigência laboral.
  • C.

    pode conferir ao organismo uma maior resistência contra fadiga, contra os tóxicos industriais e as condições climáticas.

  • D. diminui as resistências do organismo.
  • E. não traz satisfações fora a remuneração adequada.

Em cada indivíduo existe tanto um ódio inconsciente de si como um amor consciente de si. Esse ódio contra as partes de si mesmo mal integradas, que constitui um problema e causa "medo e tremor", vai ser mais facilmente projetado sobre o outro, quanto mais o indivíduo demonstre seu caráter lisse, de um narcisismo a toda prova, de suas capacidades de comunicação e de persuasão, de sua orientação para o sucesso no trabalho. Vê-se que o ódio inconsciente de si é projetado sobre os outros, donde advém o desenvolvimento de:

  • A. projeção e narcisismo.
  • B. xenofobia e racismo.
  • C. competição e conflito.
  • D. inveja e desamparo.
  • E. depressão e paranóia.

Num grupo, são consideradas algumas das respostas típicas a figuras de autoridade e a companheiros em situações de obstáculo na comunicação efetiva, respectivamente:

  • A. rebeldia, submissão / competição amistosa.
  • B. competição, cooperação / admiração, reciprocidade.
  • C.

    rebeldia, submissão / competição destrutiva, explosão emocional.

  • D.

    rebeldia, autonomia / admiração, aceitação.

  • E. admiração / conivência.

No que diz respeito ao coordenador de grupo em um programa de desenvolvimento pessoal, um dos fatores mais importantes para a aprendizagem é:

  • A. sedução em relação aos temas abordados.
  • B. admiração grupal.
  • C. rapport.
  • D. antipatia.
  • E. investimento.

Na gestão por competências, dois aspectos são considerados relevantes antes mesmo que atribuições sejam alocadas. São eles:

  • A.

    insatisfação e motivação.

  • B.

    distorções perceptivas e como as pessoas atribuem causas aos eventos.

  • C.

    distorções perceptivas e fantasias inconscientes.

  • D.

    motivação no trabalho e distorções perceptivas.

  • E.

    o modo como as pessoas distorcem os fatos e como se satisfazem no trabalho.

"Viver, para o operário, é não morrer." Em relação à classe operária do século XIX, é preciso que seja assegurado outro aspecto independentemente da doença. Num contexto em que a morbidade é elevada, a luta pela saúde identifica-se com:

  • A.

    subsistência.

  • B.

    condições ótimas de trabalho.

  • C.

    benefícios.

  • D.

    sacrifícios.

  • E.

    enfermidades.

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