Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao tratar da experiência de início de uma análise, Quinet (1991) propõe a discussão sobre o conjunto de 'normas' que se convencionou chamar de setting analítico. Considerando as afirmações do autor, é INCORRETO afirmar:
O contrato que fixa o chamado setting analítico determinando o tempo das sessões, sua freqüência, etc., é a garantia do bom andamento da análise.
As sociedades psicanalíticas do tipo ipeístas ( da IPA – International Psychoanlytical Association) instituem-se como um Outro do analista garantindo sua prática por meio da imposição de regras.
Lacan, ao introduzir o conceito de ato psicanalítico, retira a psicanálise do âmbito das regras para situá-la na esfera da ética.
Freud estabeleceu apenas uma única regra para a psicanálise: a associação livre.
Sobre a interlocução da Psicologia com o Judiciário, é CORRETO afirmar com Barros (2001):
O psicólogo deve limitar-se a oferecer ao judiciário aquilo que lhe é demandado.
O psicólogo deve evitar indignar-se com as demandas do judiciário, a fim de não provocar rupturas com o que está instituído.
O psicólogo deve, nas relações com o judiciário, converter-se em positivista a fim de melhor atuar nesse campo.
O psicólogo deve sustentar um trabalho interdisciplinar não retrocedendo de sua posição ética.
Segundo Barros (2001), "A sociedade, através do Estado e seus diversos órgãos de controle, fez seu apelo às ciências "psi", como um lugar de produção de saber. Essas instituições demandam destes profissionais uma intervenção, na maioria das vezes, sob a alcunha de uma avaliação." Assinale a opção que expressa INCORRETAMENTE a opinião da autora sobre esse assunto.
Concorda que a produção de saber sobre o aparelho psíquico oferece hoje instrumentos científicos de avaliação de um indivíduo.
Afirma que as técnicas de avaliação psicológica são sérias e oferecem ao examinador condições de apontar algumas características do indivíduo.
Preocupa-se mais com a cientificidade do instrumento do que com o uso que dele é feito.
Chama a atenção para que a aplicação dos recursos habituais não se constitua em instrumento de segregação social.
Em relação aos passos de um processo diagnóstico, assinale a alternativa que expressa INCORRETAMENTE as posições de Cunha (2000).
O encaminhamento é, geralmente, o ponto de partida do processo diagnóstico.
Em razão do sigilo profissional, muitas questões que levaram ao encaminhamento não vêm explícitas no mesmo.
Como o psicodiagnóstico não é um processo limitado no tempo, o psicólogo não pode prever o tempo necessário para realizá-lo.
O plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre perguntas iniciais e suas possíveis respostas.
Ao tratar da entrevista clínica, Cunha (2000) enumera algumas competências do avaliador que visam conduzir uma entrevista de modo adequado. Segundo a autora o entrevistador, deve ser capaz de, EXCETO:
ajudar o paciente a se sentir à vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho.
tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista.
deixar que o paciente assuma a iniciativa em momentos de impasse.
De acordo com Schafer (1954), citado por Cunha (2000), o psicólogo-pessoa durante a tarefa de testagem se vê mobilizado por necessidades inconscientes e permanentes entre as quais se destacam, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...