Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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A sociedade ocidental, durante vários séculos, concebeu a loucura como doença mental, que, a partir de meados do século XVII, era assimilada:

  • A. a todos os que possuíam imaginação desregrada, humores e espíritos vio-lentos.
  • B. aos sujeitos "possuídos", isto é, aqueles aprisionados em significações má-gicas e religiosas.
  • C. àqueles que se mostravam agressivos, violentos e "furiosos" em relação aos outros homens e à sociedade em geral.
  • D. a todos aqueles que se mostram "alterados" em relação à ordem da razão, da moral e da sociedade, portanto, são os desviados da ordem, ociosos e excluídos.

As instituições públicas de atendimento aos portadores de sofrimento mental como os CERSAMs e CAPs, que acolhem os sujeitos em crise, trazem em sua concepção um modo diverso de conceber a loucura e os loucos, em relação aos sistemas asilares, qual seja:

  • A. a loucura liberada e desalienada, restituída à sua linguagem de origem e aos espaços de convivência social.
  • B. a percepção da necessidade de tratamento rápido e eficaz dos loucos, para restituí-los ao convívio familiar e social.
  • C. a loucura como uma entidade abstrata e artificial que deve ser diagnosticada e tratada através de dispositivos científicos.
  • D. a necessidade de acolhimento dos loucos em um espaço específico onde os dispositivos médicos possam ter efeitos de cura mais rápidos.

Freud descreve cinco tipos de resistência do sintoma à cura. São resistências provenientes, EXCETO:

  • A.

    do recalque.

  • B.

    do sofrimento.

  • C.

    da transferência.

  • D.

    do ganho secundário da doença.

Leia o fragmento de caso abaixo:

A mãe chegou com seu filho de 14 anos a uma instituição de saúde pública para a primeira entrevista. A queixa inicial era de que o filho "estava sem escola". Ele havia sido expulso da 5a série por problemas disciplinares, brigas, desafios à autoridade dos professores, displicência em relação aos deveres de casa e às matérias escolares, com exceção de História, que ele gostava particularmente. Numa segunda sessão, em que a mãe foi atendida individualmente, ela relata que o filho é adotivo. Relata também que foi o marido quem escolheu adotar a criança e que ela era estéril. O casal decidiu não relatar a adoção para o filho.
Partindo da hipótese de que a adoção é a base da sintomatologia do filho, podemos supor que a questão central contida neste fragmento clínico é:

  • A.

    uma dificuldade do filho de entender e aceitar as normas e regras escolares.

  • B.

    uma questão não resolvida do casal sobre a decisão do marido de adotar uma criança sem o compartilhamento da esposa.

  • C.

    uma questão não resolvida do casal sobre a esterilidade da mulher.

  • D.

    uma demanda de esclarecimento de sua origem, sua história, pelo filho.

O processo de associação livre é o processo através do qual, por meio do discurso e da palavra, pode-se acessar o inconsciente do sujeito e o sujeito do inconsciente. Em relação à associação livre, ocorre:

  • A.

    uma arbitrariedade na ligação entre significante e significado, que permite o acesso ao inconsciente do sujeito.

  • B.

    um encadeamento de idéias que denotam, antes de tudo, as resistências do sujeito ao tratamento através da palavra.

  • C.

    uma escolha de signos lingüísticos mutáveis e imutáveis que revelam a contradição lingüística da língua.

  • D.

    uma seleção, algo que se desenrola em uma sucessividade que permite diferenciar a noção de tempo psíquico da noção de tempo real e que permite definir os circuitos do desejo.

Segundo Patto (1984), o fracasso escolar encontra-se intimamente ligado à privação social, como causa e resultado dela. Segundo essa autora, são aspectos que se relacionam à privação social enquanto desvio de condições ambientais ótimas:

  • A.

    Classe social, etnia e renda.

  • B.

    Saúde física, estimulação ambiental e renda.

  • C.

    Etnia, nível nutricional e estimulação ambiental.

  • D.

    Classe social, ambiente geográfico e saúde mental.

Birman (In: Cirino, 2001) considera que o sujeito é "infantil por vocação", uma vez que o infantil revela sua posição de desamparo frente à "exigência de trabalho da pulsão". Esse estudioso chegou a essa conclusão:

  • A.

    a partir de M. Klein, que afirma que a criança vivencia um complexo de Édipo precoce.

  • B.

    a partir de M. Klein, que propõe a posição depressiva da criança como estruturante do psiquismo adulto.

  • C.

    a partir de Freud, que diz, após 1920, que o infantil é o que não pode ser erotizado e que é regulado por um além do princípio do prazer.

  • D.

    a partir de Freud, que, nos seus estudos sobre a sexualidade infantil, propõe a característica "perversa polimorfa" da criança.

O desejo foi repensado por Lacan, a partir de Freud, como uma dimensão da experiência subjetiva, e, como tal, constitutivo do sujeito. O desejo, como cerne da mediação analítica, é estudado por Lacan, nos vários modos descritos abaixo, EXCETO:

  • A.

    O desejo como identidade.

  • B.

    O desejo como interpretação.

  • C.

    O desejo como desejo do analista.

  • D.

    O desejo como desejo de reconhecimento.

As afirmativas a seguir se referem a uma determinada abordagem teórica e suas implicações na educação:

• "A aprendizagem é um processo de atualização de estruturas cognitivas pré-formadas, mediante a organização e reorganização do campo perceptivo".
• "O indivíduo é ativo nesse processo (de aprendizagem) e o meio ambiente passivo, uma vez que o indivíduo é que, mediante suas estruturas, impõe uma organização e reorganização perceptual a esse meio". (Cunha Coutinho e Moreira, 1997)

A abordagem teórica a que se referem as afirmativas é:

  • A.

    Teoria da Gestalt.

  • B.

    Teoria Comportamentista.

  • C.

    Teoria Interacionista de Wallon.

  • D.

    Teoria Interacionista de Jean Piaget.

Figueiredo (1997) estuda a tarefa clínica do profissional nas instituições, considerando-a a partir de diversos modelos teóricos. Leia as afirmativas abaixo, dessa autora:

• "A tarefa do profissional é oferecer ao sujeito uma possibilidade de ressignificar e elaborar sua "miséria", até onde for possível tomar uma outra posição em relação a ela."
• "A tarefa do profissional funciona sob uma ética da tutela pautada no modelo da ética instrumental, que considera o sujeito privado de razão e vontade e, portanto, devendo seguir as prescrições do profissional".

Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos modelos:

  • A.

    psicológico e médico.

  • B.

    psicológico e psicossocial.

  • C.

    psicanalítico e médico.

  • D.

    psicossocial e psicológico.

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