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A sociedade ocidental, durante vários séculos, concebeu a loucura como doença mental, que, a partir de meados do século XVII, era assimilada:
As instituições públicas de atendimento aos portadores de sofrimento mental como os CERSAMs e CAPs, que acolhem os sujeitos em crise, trazem em sua concepção um modo diverso de conceber a loucura e os loucos, em relação aos sistemas asilares, qual seja:
Freud descreve cinco tipos de resistência do sintoma à cura. São resistências provenientes, EXCETO:
do recalque.
do sofrimento.
da transferência.
do ganho secundário da doença.
Leia o fragmento de caso abaixo:
A mãe chegou com seu filho de 14 anos a uma instituição de saúde pública para a primeira entrevista. A queixa inicial era de que o filho "estava sem escola". Ele havia sido expulso da 5a série por problemas disciplinares, brigas, desafios à autoridade dos professores, displicência em relação aos deveres de casa e às matérias escolares, com exceção de História, que ele gostava particularmente. Numa segunda sessão, em que a mãe foi atendida individualmente, ela relata que o filho é adotivo. Relata também que foi o marido quem escolheu adotar a criança e que ela era estéril. O casal decidiu não relatar a adoção para o filho.
Partindo da hipótese de que a adoção é a base da sintomatologia do filho, podemos supor que a questão central contida neste fragmento clínico é:
uma dificuldade do filho de entender e aceitar as normas e regras escolares.
uma questão não resolvida do casal sobre a decisão do marido de adotar uma criança sem o compartilhamento da esposa.
uma questão não resolvida do casal sobre a esterilidade da mulher.
uma demanda de esclarecimento de sua origem, sua história, pelo filho.
O processo de associação livre é o processo através do qual, por meio do discurso e da palavra, pode-se acessar o inconsciente do sujeito e o sujeito do inconsciente. Em relação à associação livre, ocorre:
uma arbitrariedade na ligação entre significante e significado, que permite o acesso ao inconsciente do sujeito.
um encadeamento de idéias que denotam, antes de tudo, as resistências do sujeito ao tratamento através da palavra.
uma escolha de signos lingüísticos mutáveis e imutáveis que revelam a contradição lingüística da língua.
uma seleção, algo que se desenrola em uma sucessividade que permite diferenciar a noção de tempo psíquico da noção de tempo real e que permite definir os circuitos do desejo.
Segundo Patto (1984), o fracasso escolar encontra-se intimamente ligado à privação social, como causa e resultado dela. Segundo essa autora, são aspectos que se relacionam à privação social enquanto desvio de condições ambientais ótimas:
Classe social, etnia e renda.
Saúde física, estimulação ambiental e renda.
Etnia, nível nutricional e estimulação ambiental.
Classe social, ambiente geográfico e saúde mental.
Birman (In: Cirino, 2001) considera que o sujeito é "infantil por vocação", uma vez que o infantil revela sua posição de desamparo frente à "exigência de trabalho da pulsão". Esse estudioso chegou a essa conclusão:
a partir de M. Klein, que afirma que a criança vivencia um complexo de Édipo precoce.
a partir de M. Klein, que propõe a posição depressiva da criança como estruturante do psiquismo adulto.
a partir de Freud, que diz, após 1920, que o infantil é o que não pode ser erotizado e que é regulado por um além do princípio do prazer.
a partir de Freud, que, nos seus estudos sobre a sexualidade infantil, propõe a característica "perversa polimorfa" da criança.
O desejo foi repensado por Lacan, a partir de Freud, como uma dimensão da experiência subjetiva, e, como tal, constitutivo do sujeito. O desejo, como cerne da mediação analítica, é estudado por Lacan, nos vários modos descritos abaixo, EXCETO:
O desejo como identidade.
O desejo como interpretação.
O desejo como desejo do analista.
O desejo como desejo de reconhecimento.
As afirmativas a seguir se referem a uma determinada abordagem teórica e suas implicações na educação:
"A aprendizagem é um processo de atualização de estruturas cognitivas pré-formadas, mediante a organização e reorganização do campo perceptivo".
"O indivíduo é ativo nesse processo (de aprendizagem) e o meio ambiente passivo, uma vez que o indivíduo é que, mediante suas estruturas, impõe uma organização e reorganização perceptual a esse meio". (Cunha Coutinho e Moreira, 1997)
A abordagem teórica a que se referem as afirmativas é:
Teoria da Gestalt.
Teoria Comportamentista.
Teoria Interacionista de Wallon.
Teoria Interacionista de Jean Piaget.
Figueiredo (1997) estuda a tarefa clínica do profissional nas instituições, considerando-a a partir de diversos modelos teóricos. Leia as afirmativas abaixo, dessa autora:
"A tarefa do profissional é oferecer ao sujeito uma possibilidade de ressignificar e elaborar sua "miséria", até onde for possível tomar uma outra posição em relação a ela."
"A tarefa do profissional funciona sob uma ética da tutela pautada no modelo da ética instrumental, que considera o sujeito privado de razão e vontade e, portanto, devendo seguir as prescrições do profissional".
Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos modelos:
psicológico e médico.
psicológico e psicossocial.
psicanalítico e médico.
psicossocial e psicológico.
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