Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
RUSCHE e KIRCHHEIMER, "Punição e Estrutura Social" (2004), afirmam que:
A política penal, do ponto de vista funcional, é independente de uma dada ordem social.
O sistema penal de uma dada sociedade é um fenômeno isolado sujeito às suas leis especiais.
A revisão da política penal, graças ao progresso do conhecimento humano que tornou o problema do tratamento penal mais compreensível, parece estar hoje mais perto de sua realização.
A taxa de criminalidade pode de fato ser influenciada somente se a sociedade está numa posição de oferecer aos seus membros certo grau de segurança e de garantir um nível de vida razoável.
BECCARIA, "Dos delitos e das penas" (2002), DISCORDA da afirmação:
As penas estabelecidas contra os infratores das leis são esses motivos sensíveis.
Toda liberdade dos homens foi entregue ao soberano da nação, para poderem viver com segurança e tranqüilidade na sociedade.
Fizeram-se necessários motivos sensíveis para dissuadir o espírito despótico de cada homem de novamente mergulhar as leis da sociedade no antigo caos.
As leis são condições sob as quais homens independentes e isolados se uniram em sociedade, cansados de viver em contínuo estado de guerra e de gozar de uma liberdade inútil pela incerteza de sua conservação.
A teoria estrutural-funcionalista da anomia e da criminalidade, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), afirma que:
o desvio é um fenômeno normal de toda estrutura social.
o comportamento desviante é inútil para o equilíbrio e o desenvolvimento sociocultural.
o fenômeno do desvio é sempre negativo para a existência e o desenvolvimento da estrutura social.
as causas do desvio devem ser pesquisadas em fatores bioantropológicos e naturais, bem como em uma situação patológica da estrutura social.
De acordo com Alessandro BARATTA, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), é CORRETO afirmar:
O delito é, para a Escola Clássica, um ente socialmente qualificado, possuidor de uma complexa significação social.
A Escola Positiva se detinha principalmente sobre o delito, entendido como conceito jurídico, isto é, como violação do direito e, também, daquele pacto social que estaria na base do Estado e do direito;
A Escola Liberal Clássica partia da hipótese de um rígido determinismo e sobre esta base a ciência teria por tarefa realizar uma pesquisa etiológica sobre a criminalidade.
LOMBROSO, no seu livro "L'uomo delinqüente" (1876), considerava o delito como um ente natural, "um fenômeno necessário, como o nascimento, a morte, a concepção", determinado por causas biológicas de natureza, sobretudo hereditária.
Alessandro BARATTA analisa, em "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), as diversas escolas e teorias criminológicas. Qual das escolas e teorias abaixo ele NÃO analisou em seu livro?
A sociologia do conflito e sua aplicação criminológica.
Com relação à gestão da mudança cultural, deve-se considerar as seguintes orientações, EXCETO:
Entender que a mudança gera resistência em função de rupturas nos modos até então considerados certos de proceder.
Incentivar os participantes da organização para que compreendam a concepção essencial da mudança como modo de ajuste ao mundo real.
Propor, em tempo determinado, as novas orientações para mudança organizacional, a fim de alcançar rapidamente a aceitação e a adaptação ao processo.
Configurar o processo de mudança enquanto construção de habilidades, situando o treinamento técnico e comportamental como instância relevante do processo.
Em relação ao clima e à cultura organizacionais, pode-se afirmar, EXCETO:
Com relativa freqüência, os interesses dos níveis alto e baixo da pirâmide organizacional são divergentes.
Os interesses das coalisões dominantes quase sempre coincidem com as expectativas dos demais membros da organização.
São funções predominantes da comunicação, EXCETO:
Fornecer informações para permitir escolhas e tomada de decisões.
Controlar o comportamento dos membros de um grupo ou uma equipe.
Facilitar a percepção de situações novas e complexas.
Expressar sentimentos, interagir socialmente, satisfazendo necessidades sociais.
São aspectos relativos à motivação, EXCETO:
Resulta de aspectos da situação, externos ao indivíduo.
Para Chiavenato (1999), a tutoria e o aconselhamento são métodos utilizados pelas organizações com a finalidade de:
propiciar a melhoria do relacionamento interpessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...