Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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RUSCHE e KIRCHHEIMER, "Punição e Estrutura Social" (2004), afirmam que:

  • A.

    A política penal, do ponto de vista funcional, é independente de uma dada ordem social.

  • B.

    O sistema penal de uma dada sociedade é um fenômeno isolado sujeito às suas leis especiais.

  • C.

    A revisão da política penal, graças ao progresso do conhecimento humano que tornou o problema do tratamento penal mais compreensível, parece estar hoje mais perto de sua realização.

  • D.

    A taxa de criminalidade pode de fato ser influenciada somente se a sociedade está numa posição de oferecer aos seus membros certo grau de segurança e de garantir um nível de vida razoável.

BECCARIA, "Dos delitos e das penas" (2002), DISCORDA da afirmação:

  • A.

    As penas estabelecidas contra os infratores das leis são esses motivos sensíveis.

  • B.

    Toda liberdade dos homens foi entregue ao soberano da nação, para poderem viver com segurança e tranqüilidade na sociedade.

  • C.

    Fizeram-se necessários motivos sensíveis para dissuadir o espírito despótico de cada homem de novamente mergulhar as leis da sociedade no antigo caos.

  • D.

    As leis são condições sob as quais homens independentes e isolados se uniram em sociedade, cansados de viver em contínuo estado de guerra e de gozar de uma liberdade inútil pela incerteza de sua conservação.

A teoria estrutural-funcionalista da anomia e da criminalidade, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), afirma que:

  • A.

    o desvio é um fenômeno normal de toda estrutura social.

  • B.

    o comportamento desviante é inútil para o equilíbrio e o desenvolvimento sociocultural.

  • C.

    o fenômeno do desvio é sempre negativo para a existência e o desenvolvimento da estrutura social.

  • D.

    as causas do desvio devem ser pesquisadas em fatores bioantropológicos e naturais, bem como em uma situação patológica da estrutura social.

De acordo com Alessandro BARATTA, "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), é CORRETO afirmar:

  • A.

    O delito é, para a Escola Clássica, um ente socialmente qualificado, possuidor de uma complexa significação social.

  • B.

    A Escola Positiva se detinha principalmente sobre o delito, entendido como conceito jurídico, isto é, como violação do direito e, também, daquele pacto social que estaria na base do Estado e do direito;

  • C.

    A Escola Liberal Clássica partia da hipótese de um rígido determinismo e sobre esta base a ciência teria por tarefa realizar uma pesquisa etiológica sobre a criminalidade.

  • D.

    LOMBROSO, no seu livro "L'uomo delinqüente" (1876), considerava o delito como um ente natural, "um fenômeno necessário, como o nascimento, a morte, a concepção", determinado por causas biológicas de natureza, sobretudo hereditária.

Alessandro BARATTA analisa, em "Criminologia Crítica e a Crítica do Direito Penal" (1999), as diversas escolas e teorias criminológicas. Qual das escolas e teorias abaixo ele NÃO analisou em seu livro?

  • A. A teoria das "subculturas criminais".
  • B. A teoria ecológica da escola de Chicago.
  • C. O paradigma criminológico do "Labeling Approach".
  • D.

    A sociologia do conflito e sua aplicação criminológica.

Com relação à gestão da mudança cultural, deve-se considerar as seguintes orientações, EXCETO:

  • A.

    Entender que a mudança gera resistência em função de rupturas nos modos até então considerados certos de proceder.

  • B.

    Incentivar os participantes da organização para que compreendam a concepção essencial da mudança como modo de ajuste ao mundo real.

  • C.

    Propor, em tempo determinado, as novas orientações para mudança organizacional, a fim de alcançar rapidamente a aceitação e a adaptação ao processo.

  • D.

    Configurar o processo de mudança enquanto construção de habilidades, situando o treinamento técnico e comportamental como instância relevante do processo.

Em relação ao clima e à cultura organizacionais, pode-se afirmar, EXCETO:

  • A.

    Com relativa freqüência, os interesses dos níveis alto e baixo da pirâmide organizacional são divergentes.

  • B.

    Os interesses das coalisões dominantes quase sempre coincidem com as expectativas dos demais membros da organização.

  • C. Em uma organização, coexistem múltiplas culturas.
  • D. As relações de trabalho podem suscitar conflitos.

São funções predominantes da comunicação, EXCETO:

  • A.

    Fornecer informações para permitir escolhas e tomada de decisões.

  • B.

    Controlar o comportamento dos membros de um grupo ou uma equipe.

  • C.

    Facilitar a percepção de situações novas e complexas.

  • D.

    Expressar sentimentos, interagir socialmente, satisfazendo necessidades sociais.

São aspectos relativos à motivação, EXCETO:

  • A. Possui elementos internos ao indivíduo.
  • B.

    Resulta de aspectos da situação, externos ao indivíduo.

  • C. Resulta em mais esforço por parte do indivíduo.
  • D. A comunicação gera motivação.

Para Chiavenato (1999), a tutoria e o aconselhamento são métodos utilizados pelas organizações com a finalidade de:

  • A. incentivar a produtividade no trabalho.
  • B. promover o desenvolvimento de pessoas.
  • C. realizar avaliação e acompanhamento de pessoas.
  • D.

    propiciar a melhoria do relacionamento interpessoal.

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