Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Dejours (1992), o sofrimento no trabalho se expressa através de sintomas como a ansiedade, a insatisfação, a fadiga e a depressão e relacionase ao conteúdo significativo do trabalho. Pode-se dizer que:

  • A.

    quanto mais a organização do trabalho é flexível e sem atribuições específicas para cada cargo, maior é o conteúdo significativo do trabalho e menor o sofrimento.

  • B.

    quanto mais o trabalho e os objetivos organizacionais são conhecidos por todos e divididos entre todos os trabalhadores de acordo com suas habilidades e conhecimentos, menor é o conteúdo significativo do trabalho e menor o sofrimento.

  • C.

    quanto mais a organização do trabalho é rígida e quanto maior a divisão do trabalho, menor é o conteúdo significativo do trabalho e maior o sofrimento.

  • D.

    o conteúdo significativo do trabalho é tanto maior quanto maior for o conhecimento que o trabalhador tem de suas funções e atribuições específicas.

O treinamento e o desenvolvimento profissionais são procedimentos muito utilizados nas organizações modernas. Desenvolver pessoas significa principalmente:

  • A.

    proporcionar informações e tecnologias, treinar habilidades e destrezas para o desempenho adequado e eficientes das funções.

  • B.

    a formação e o provimento de informações, visando fundamentalmente ao aumento da produtividade e, conseqüentemente, à maior lucratividade da empresa.

  • C.

    fornecer informações e propiciar o conhecimento da organização, seus objetivos, missão, produtos, serviços, políticas e sistemas de regras e regulamentos.

  • D. a formação para a aprendizagem de novos conceitos, idéias e atitudes para a mudança de hábitos e comportamentos com o objetivo de alcançar a eficiência e a eficácia.

São componentes do sistema de recompensas das organizações, EXCETO:

  • A. Salário, férias e sindicalização.
  • B.

    Salário, promoções, auxílio transporte e auxílio alimentação.

  • C.

    Comissionamento de vendas, assistência médica e participação nos lucros.

  • D.

    Participação acionária, assistência médica, participação em congressos e eventos.

A avaliação de desempenho constitui-se num sistema de gestão do desempenho que objetiva principalmente:

  • A.

    melhorar o desempenho global e a produtividade das pessoas ao longo do tempo.

  • B.

    observar e mensurar os comportamentos e o desempenho dos indivíduos em seus cargos.

  • C.

    recompensar os comportamentos e resultados positivos alcançados pelos trabalhadores.

  • D.

    mensurar, formalizar e punir comportamentos e resultados considerados negativos pela organização.

A importância do Recrutamento e da Seleção de Pessoal se dá no planejamento do quadro de pessoas, na gestão do movimento de pessoas na organização. Para que esse processo ocorra de modo adequado e eficiente e para que supra as necessidades da empresa:

  • A.

    a captação de pessoas deve fundamentar-se nas necessidades de crescimento ou de enxugamento da empresa.

  • B.

    o Recrutamento e Seleção de Pessoal na empresa é etapa essencial do planejamento e deve preceder a todas as outras ações de RH.

  • C.

    o processo de Recrutamento e Seleção de pessoal deve basear-se na descrição de cargos e funções da empresa para haver escolha adequada de pessoal.

  • D.

    a captação de pessoas deve estar fundamentada na clareza de sua necessidade de pessoas em termos quantitativos e qualitativos a curto, médio e longo prazos.

Os conceitos de "entrega", de complexidade e de espaço ocupacional referemse, respectivamente:

  • A.

    ao saber agir responsavelmente e obter reconhecimento por isso, ao desenvolvimento e à capacidade do indivíduo de assumir e executar atribuições e responsabilidades maiores e mais importantes e à ampliação de atribuições e responsabilidades.

  • B.

    ao doar-se plenamente à organização e "vestir sua camisa", às dificuldades para que o trabalhador obtenha as habilidades e competências exigidas para o desempenho eficiente de suas funções e atribuições e à posição ocupada no setor e na equipe de trabalho.

  • C.

    ao desempenho prestimoso e eficiente de suas funções e atribuições, à competência para agir em situações diversas mutantes e desafiadoras e à sua posição na hierarquia organizacional.

  • D.

    à prestação de serviços profissionais de acordo com suas habilidades e talentos pessoais, ao saber agir criativamente, propor soluções para problemas e situações novas e à capacidade de galgar os degraus da hierarquia em direção a posições de liderança.

São aspectos relativos ao conceito de competência, EXCETO:

  • A. Crenças e sensibilidades.
  • B. Qualificação para o cargo.
  • C.

    Assumir iniciativas, ir além das atividades prestadas.

  • D.

    Capacidade de compreender e dominar novas situações.

A estruturação e a descrição dos cargos da organização são etapas importantes do planejamento organizacional para a definição, construção e implementação de ações, EXCETO:

  • A. Avaliação de desempenho.
  • B. Intervenções e assistência sociais.
  • C. Recrutamento e seleção de pessoal.
  • D. Treinamento e desenvolvimento profissional.

Para Lucena (1995), a área de RH deve fundamentar suas iniciativas, ações e atividades, e também suas políticas, normas e procedimentos em suas bases de referência que são:

  • A.

    a análise dos cargos chaves e críticos, a definição das linhas de sucessão, dos perfis profissionais e a formulação dos planos de sucessão e dos planos de desenvolvimento da organização.

  • B.

    o diagnóstico organizacional, o levantamento de necessidades de treinamento, a pesquisa sobre clima e cultura organizacionais que fornecem dados e informações fidedignas para o suporte de intervenções.

  • C.

    a estrutura e a dinâmica das diversas áreas e unidades que compõem a organização – produção, marketing, finanças e outras unidades de apoio, a composição das funções e dos cargos e as descrições de cargos.

  • D.

    a estrutura e a dinâmica organizacionais que estabelecem relações entre a organização do trabalho, seus processos operacionais e a capacitação profissional correspondente, e ainda, os objetivos organizacionais, os resultados esperados, os riscos e desafios, o ambiente externo mutante.

São fatores essenciais para um planejamento abrangente de Recursos Humanos numa organização, EXCETO:

  • A.

    Integração com o negócio e os objetivos da empresa.

  • B.

    Integração das diversas áreas e setores da organização.

  • C.

    Participação gerencial enquanto líder e gestor de pessoas.

  • D.

    Integração de políticas, programas, sistemas e atividades de RH.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...