Questões de Psicologia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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O principal documento técnico utilizado no contexto forense, seja na área cível ou na área criminal, por parte do assistente técnico, é:

  • A. A declaração.
  • B. O parecer crítico.
  • C. O atestado.
  • D. O paper.
  • E. A síntese da história.

A questão da normalidade e da patologia é crucial na adolescência. Porém, segundo Outeiral (1994), o ato de definir o que é normal não é uma tarefa fácil, especialmente na adolescência. O autor propõe quatro vértices importantes a serem considerados quanto a essa questão. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias do autor.

  • A. A normalidade é, na verdade, um critério estatístico.
  • B. Tratando-se de saúde mental, a normalidade começa a ser atingida quando nos defrontamos com a dor psíquica.
  • C. A normalidade é definida também em termos da sociedade e da cultura, assim como da época em que vive o adolescente.
  • D. O adolescente é um ser em desenvolvimento e o que poderá ser anormal em uma etapa poderá ser normal em outra.
  • E. A presença de um fator desencadeante dos sintomas é de prognóstico menos favorável do que os desenvolvimentos lentos e insidiosos.

Em um processo judicial, a produção de prova pericial é uma forma de revelar ao juiz a verdade sobre determinado fato. Considerando a perícia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Um processo judicial poderá estar instruído por diversos documentos que as partes consideram importantes para a causa.
  • B. Em um processo judicial, somente serão aceitos documentos elaborados por peritos nomeados pelo juiz, jamais serão aceitos documentos produzidos unilateralmente pelo interessado.
  • C. O juiz poderá receber uma perícia psicológica ou social, produzida unilateralmente pelo interessado, porém estes documentos não terão força de perícia judicial.
  • D. A perícia judicial se distingue da perícia extrajudicial em relação ao meio em que são produzidas.
  • E. Não há hierarquia entre as provas apresentadas no processo, cada uma delas tem a sua importância, e é a análise do conjunto que deverá contribuir com a decisão do juiz.

Considerando as ideias de Outeiral (1994) sobre adolescência e a sexualidade, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A sexualidade talvez se constitua em um dos tópicos mais importantes e mais difíceis tanto para o próprio adolescente e para seus pais, como para a sociedade como um todo.
  • B. A identidade sexual, que começa a se organizar desde o nascimento, adquire sua estrutura, seu perfil definitivo, na adolescência.
  • C. É na adolescência que ocorre a passagem da bissexualidade (infantil) para a heterossexualidade adulta.
  • D. Os rituais de iniciação da adolescência nada têm a ver com a interdição do incesto.
  • E. O Complexo de Édipo se reedita com intensidade na adolescência, com as peculiaridades anteriores, agora somadas a um novo fator: o desenvolviemtno puberal (biológico) torna as fantasias sexuais possíveis de serem realizadas.

A alienação parental é a mais grave forma de abuso emocional. Considerando as principais características desse fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Não é um problema novo, é uma maldade discreta disfarçada pelo sentimento de amor e de cuidados parentais. É um fenômeno tão comum e corriqueiro que qualquer pessoa já deve ter observado, mesmo que não trabalhe com esse tema.
  • B. É uma perturbação que acontece após a separação conjugal, que consiste em um genitor “programar” de forma consciente ou inconsciente a criança para que rejeite ou odeie o genitor alienado sem justificativa, objetivando o afastamento entre este e o filho.
  • C. Inicia de forma leve. No primeiro estágio, a entrega do filho ao genitor alienado acontece de forma tranquila, a campanha de desmoralização do genitor alienado é rara e os laços de afeto do filho com ambos os genitores são fortes e sadios.
  • D. Apenas quando a alienação parental está instalada em estágio grave, a própria criança passa a contribuir para a desmoralização do genitor alienado. Nesse caso, a criança passa a odiar e sentir repulsa pelo genitor alienado e também pela sua família e amigos, privando-se do convívio necessário com o núcleo familiar e afetivo ao qual estava inserida.
  • E. A acusação de abuso sexual praticado pelo genitor alienado contra a criança, quando falsa, é a mais grave forma de alienação parental, tanto pela eficácia do objetivo, como pelas consequências psicológicas na criança.

Segundo Pagnocelli e Osório (1987), citados por Outeiral (1994), considerando a avaliação de risco de um adolescente desenvolver dependência química, qual característica ou comportamento NÃO é considerado desfavorável?

  • A. Fazer uso da droga pela primeira vez a convite ou na companhia de outro adolescente da mesma idade.
  • B. Fazer uso da droga pela primeira vez sozinho ou induzido por adultos.
  • C. Passar a revelar um progressivo desinteresse pelo ambiente ao seu redor.
  • D. Deixar de praticar esportes.
  • E. Modo de pensar ou agir parece estranho mesmo para outros adolescentes.

Segundo Hamad (2002), há unanimidade entre os especialistas: a criança deve saber que é adotada. Todo o ser humano tem direito ao conhecimento de suas origens e sua história, mesmo que elas sejam dolorosas e penosas. Assinale a alternativa que apresenta a situação considerada ideal pelo autor citado quanto à revelação da adoção.

  • A. Deve se dar na forma de um discurso organizado destinado a comunicar à criança toda a verdade.
  • B. A regra é a transparência em relação ao abandono, e as informações devem ser reveladas todas de uma só vez.
  • C. Para que a criança possa manter-se confiante nos pais adotivos, é melhor que não sejam eles que revelem à criança que ela é adotada.
  • D. O que o adulto esconde necessariamente é o que a criança teme; e é o que normalmente produz um efeito de choque na criança. A realidade deve ser omitida e substituída por uma versão bem diferente.
  • E. Os pais precisam falar com o filho sobre a realidade da adoção, ou, pelo menos, criar as condições de uma fala livre da criança sobre sua adoção. É preferível que nunca tenha havido um momento de revelação, mas, sim, respostas verdadeiras às perguntas das crianças.

Considerando as ideias de Furniss (1993) quanto à inclusão dos membros da família na avaliação de alegação de abuso sexual intrafamiliar, assinale a alternativa correta.

  • A. É desaconselhável envolver todos os membros da família na avaliação do abuso.
  • B. É desaconselhável envolver os irmãos da criança abusada.
  • C. É desaconselhável envolver os abusadores dos quais suspeitamos, embora neguem o abuso.
  • D. É importante envolver todos os membros da família na avaliação do abuso, inclusive os irmãos da criança abusada e os suspeitos abusadores.
  • E. É importante envolver somente a vítima de abuso.

De acordo com Furniss (1993), o dano secundário e a vitimização das crianças que sofreram abuso sexual acontecem em cinco níveis, quais sejam:

  • A. Sofrimento – Conflitiva – Ab-reação – Estigmatização social – Traumatização secundária no processo interdisciplinar.
  • B. Estigmatização social – Traumatização secundária no processo interdisciplinar – Traumatização secundária no processo família-profissional – Traumatização secundária no processo familiar – Traumatização secundária no processo individual.
  • C. Conflitiva – Estigmatização social – Traumatização secundária no processo interdisciplinar – Traumatização secundária no processo família-profissional – Traumatização secundária no processo individual.
  • D. Conflitiva – Ab-reação – Estigmatização social – Traumatização secundária no processo familiar – Traumatização secundária no processo interdisciplinar.
  • E. Conflitiva – Sofrimento – Ab-reação – Estigmatização social – Traumatização secundária no processo individual.

Segundo Furniss (1993), o dano psicológico no abuso sexual da criança pode estar positivamente relacionado a sete fatores. Qual dos fatores listados abaixo NÃO está incluído na lista proposta pelo autor?

  • A. A idade do início do abuso.
  • B. A duração do abuso.
  • C. A condição econômica da criança e da família.
  • D. O grau de violência ou ameaça de violência.
  • E. A ausência de figuras parentais protetoras.
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