Questões de Psicologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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O processo de institucionalização de crianças e jovens foi pensado, precipuamente, em decorrência de

  • A.

    situação de abandono.

  • B.

    situação de dependência.

  • C.

    falência da educação formal.

  • D.

    parcos recursos econômicos.

  • E.

    deficiência de assistência social.

Para haver interação nos grupos, mesmo quando não há palavras, é preciso que exista

  • A.

    convenção de modelos e normas sociais.

  • B.

    sociabilidade sincrética.

  • C.

    prevalência de intenções.

  • D.

    disponibilidade fenomenológica.

  • E.

    serialidade sartreana.

A aprendizagem é um processo constituído por momentos que podem se isolar ou se esteriotipar, provocando perturbações e gerando uma estrutura de conduta. No caso do momento contra-fóbico, esse se manifesta da seguinte forma:

  • A.

    o objeto de conhecimento é evitado, ocorrendo uma distância em relação a ele, fugindo ao contato e aproximação.

  • B.

    o objeto de conhecimento é vivenciado como perigoso, gerando atitude de desconfiança e hostilidade.

  • C.

    a defesa fracassa e acontece uma situação de confusão entre o eu e o objeto.

  • D.

    os diferentes aspectos do objeto de conhecimento são introjetados, procedendo-se à sua elaboração.

  • E.

    precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado.

Ao se formarem grupos nas instituições, qual deverá ser o objetivo do psicólogo que melhor define a ação terapêutica e de mudança?

  • A.

    Criar um espaço comunicativo que vá ao encontro do desejo do sujeito na consecução de suas necessidades primordiais.

  • B.

    Articular os projetos individuais com a realidade institucional, objetivando encontrar focos de crise interna e externa.

  • C.

    Propiciar a reflexão e a ação sobre o sujeito e a instituição, articulando realidade institucional com realidade social.

  • D.

    Desenvolver o diálogo visando à ideologia transformadora que virá fortalecer as mudanças internas e externas.

  • E.

    Fortalecer os laços dos indivíduos com a instituição, de forma a propiciar mudanças estruturais na mesma.

O espaço institucional está marcado por conflitos intra-sistêmicos em que o poder fala mais alto. O psicólogo institucional ao detectá-lo procura

  • A.

    atuar sobre a ideologia institucional para alcançar a mobilização do grupo, fortalecendo-o.

  • B.

    potencializar a ação de grupos detentores de poder centrando-os em novas temáticas.

  • C.

    impedir que a cristalização ocorra em determinado nível institucional, reconhecendo e movendo o foco no fortalecimento do grupo.

  • D.

    ratificar a ideologia institucional para conseguir aproximar-se dos grupos instituídos.

  • E.

    manter os grupos na alienação institucional focando a atenção na onipotência por ela gerada como forma de mudança.

Para Pichon-Rivière, na teoria do vínculo, todo vínculo é bi-corporal e tripessoal. Para Mannoni, a situação trinitária pai-mãe-filho, também se refere, como no vínculo, a uma

  • A.

    Evolução psicológica.

  • B.

    Finalidade de coesão.

  • C.

    Fantasia inconsciente.

  • D.

    Comunicação distorcida.

  • E. Relação de objetos.

Segundo Kalina, nos grupos de adolescentes, os critérios relativos à técnica a ser utilizada voltam-se para três níveis estruturais:

  • A.

    consciente, fantasmático e de equilíbrio instável.

  • B.

    inconsciente, transferencial e psicótico.

  • C.

    consciente, interação das fantasias transferenciais e psicótico.

  • D.

    interação das fantasias transferenciais, consciente e assimilativo.

  • E.

    consciente, fantasmático e de núcleo neurótico.

Ao se referir a critérios de cura ou conquista possível em grupo de adolescentes, Kalina ressalta, entre outras prioridades, o enriquecimento egóico ao focalizar a atividade terapêutica em

  • A.

    níveis adolescentes da personalidade.

  • B.

    níveis arcaicos da personalidade.

  • C.

    níveis traumáticos da personalidade.

  • D.

    atividades reparadoras.

  • E.

    níveis desestruturados da personalidade.

A técnica psicanalítica pode-se diferenciar da técnica de interrogatório de um acusado, numa investigação criminal, por apresentar um desejo consciente do sujeito de

  • A.

    cura

  • B.

    ausência de cooperação.

  • C.

    entrega à resistência.

  • D.

    resistência consciente.

  • E.

    transgressão.

Pichon-Rivière estabelece, no quadro de doença única, os princípios que interferem na estrutura patológica ou normal, a saber:

  • A.

    pluralidade fenomênica, continuidade genética e funcional e protodepressão.

  • B.

    policausalidade, continuidade genética e funcional e iatrogênese.

  • C.

    policausalidade, pluralidade fenomênica e mobilidade das estruturas.

  • D.

    continuidade genética funcional, situação pato-rítmico e iatrogênese.

  • E.

    policausalidade, pluralidade fenomênica e continuidade genética e funcional.

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