Lista completa de Questões de Psicologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Jurídica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O processo de institucionalização de crianças e jovens foi pensado, precipuamente, em decorrência de
situação de abandono.
situação de dependência.
falência da educação formal.
parcos recursos econômicos.
deficiência de assistência social.
Para haver interação nos grupos, mesmo quando não há palavras, é preciso que exista
convenção de modelos e normas sociais.
sociabilidade sincrética.
prevalência de intenções.
disponibilidade fenomenológica.
serialidade sartreana.
A aprendizagem é um processo constituído por momentos que podem se isolar ou se esteriotipar, provocando perturbações e gerando uma estrutura de conduta. No caso do momento contra-fóbico, esse se manifesta da seguinte forma:
o objeto de conhecimento é evitado, ocorrendo uma distância em relação a ele, fugindo ao contato e aproximação.
o objeto de conhecimento é vivenciado como perigoso, gerando atitude de desconfiança e hostilidade.
a defesa fracassa e acontece uma situação de confusão entre o eu e o objeto.
os diferentes aspectos do objeto de conhecimento são introjetados, procedendo-se à sua elaboração.
precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado.
Ao se formarem grupos nas instituições, qual deverá ser o objetivo do psicólogo que melhor define a ação terapêutica e de mudança?
Criar um espaço comunicativo que vá ao encontro do desejo do sujeito na consecução de suas necessidades primordiais.
Articular os projetos individuais com a realidade institucional, objetivando encontrar focos de crise interna e externa.
Propiciar a reflexão e a ação sobre o sujeito e a instituição, articulando realidade institucional com realidade social.
Desenvolver o diálogo visando à ideologia transformadora que virá fortalecer as mudanças internas e externas.
Fortalecer os laços dos indivíduos com a instituição, de forma a propiciar mudanças estruturais na mesma.
O espaço institucional está marcado por conflitos intra-sistêmicos em que o poder fala mais alto. O psicólogo institucional ao detectá-lo procura
atuar sobre a ideologia institucional para alcançar a mobilização do grupo, fortalecendo-o.
potencializar a ação de grupos detentores de poder centrando-os em novas temáticas.
impedir que a cristalização ocorra em determinado nível institucional, reconhecendo e movendo o foco no fortalecimento do grupo.
ratificar a ideologia institucional para conseguir aproximar-se dos grupos instituídos.
manter os grupos na alienação institucional focando a atenção na onipotência por ela gerada como forma de mudança.
Para Pichon-Rivière, na teoria do vínculo, todo vínculo é bi-corporal e tripessoal. Para Mannoni, a situação trinitária pai-mãe-filho, também se refere, como no vínculo, a uma
Evolução psicológica.
Finalidade de coesão.
Fantasia inconsciente.
Comunicação distorcida.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Segundo Kalina, nos grupos de adolescentes, os critérios relativos à técnica a ser utilizada voltam-se para três níveis estruturais:
consciente, fantasmático e de equilíbrio instável.
inconsciente, transferencial e psicótico.
consciente, interação das fantasias transferenciais e psicótico.
interação das fantasias transferenciais, consciente e assimilativo.
consciente, fantasmático e de núcleo neurótico.
Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Ao se referir a critérios de cura ou conquista possível em grupo de adolescentes, Kalina ressalta, entre outras prioridades, o enriquecimento egóico ao focalizar a atividade terapêutica em
níveis adolescentes da personalidade.
níveis arcaicos da personalidade.
níveis traumáticos da personalidade.
atividades reparadoras.
níveis desestruturados da personalidade.
Psicologia - Teorias da Personalidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A técnica psicanalítica pode-se diferenciar da técnica de interrogatório de um acusado, numa investigação criminal, por apresentar um desejo consciente do sujeito de
cura
ausência de cooperação.
entrega à resistência.
resistência consciente.
transgressão.
Psicologia - Psicologia da Saúde - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Pichon-Rivière estabelece, no quadro de doença única, os princípios que interferem na estrutura patológica ou normal, a saber:
pluralidade fenomênica, continuidade genética e funcional e protodepressão.
policausalidade, continuidade genética e funcional e iatrogênese.
policausalidade, pluralidade fenomênica e mobilidade das estruturas.
continuidade genética funcional, situação pato-rítmico e iatrogênese.
policausalidade, pluralidade fenomênica e continuidade genética e funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...