Questões de Psicologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Psicologia da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Kalina, em psicoterapia de adolescentes, reafirmando sobre estudos de Aberastury, Goldstein e Knobel, propõe um enquadre estrito, no caso de atendimento a adolescentes, por apresentarem marcados traços de

  • A.

    Negatividade.

  • B.

    Psicopatia

  • C.

    Onipotência.

  • D.

    Regressão

  • E.

    Dissociação.

A primeira entrevista, para Maud Mannoni, é um encontro através do outro com a sua própria mentira. Essa, por sua vez, está implícita

  • A.

    no sintoma.

  • B.

    na verdade.

  • C.

    na proposta.

  • D.

    na presença.

  • E.

    no diálogo.

Nos grupos, os participantes criam um objeto transicional comum – o grupo. Esse traz para o indivíduo algo muito importante para o seu desenvolvimento: a presença de um campo neutro entre a realidade externa e a interna, campo esse denominado por Anzieu, segundo Baremblitt de

  • A.

    Compulsão

  • B.

    Ilusão.

  • C.

    Organizadores.

  • D.

    Dualismo pulsional.

  • E.

    Formação.

Para Pichon-Rivière o sujeito sadio na medida em que torna a aprendizagem operativa, modifica-se também a si mesmo. Assim, a rede de comunicações é constantemente reajustada e só dessa forma é possível reelaborar um pensamento capaz do diálogo e de enfrentamento da mudança. Isso se dá pela

  • A.

    continuidade do processo relacional.

  • B.

    ambiguidade ideológica no processo de mudança, permitindo novas reelaborações.

  • C.

    possibilidade de inter jogo dialético nas contradições e inseguranças.

  • D.

    indissolúvel entre adaptação ativa à realidade e a aprendizagem.

  • E. capacidade de lidar com as emoções e os emergentes universais.

Pichon-Rivière refere-se, na sua construção teórica sobre grupo operativo, a vários vetores que são utilizados na avaliação dos grupos e que representam modelos de conduta grupal. Dentre eles destaca-se a pertença cuja característica principal é

  • A.

    permitir aos membros do grupo a criação de estratégias.

  • B.

    a identificação com os processos grupais sem total inclusão no grupo.

  • C.

    a comunicação verbal e não verbal no grupo.

  • D.

    abrir a informação entre os integrantes do grupo.

  • E.

    a disposição positiva ou negativa para trabalhar com o grupo.

A teoria do Processo Grupal de Pichon-Rivière apóia-se, no que diz respeito ao aspecto genético, histórico e estrutural, nas idéias de Freud e de Melanie Klein e, em seu aspecto social, em K. Levin, cujo método é de

  • A.

    investigação ativa e análise sistêmica.

  • B.

    experimentação sociológica e a bipolaridade.

  • C.

    bipolaridade e análise sistemática das contradições.

  • D.

    experimentação sociológica prática e investigação ativa.

  • E.

    investigação ativa e análise sistemática das contradições.

O ambiente institucional agrega conflitos no interior dos grupos. Qual o papel do psicólogo ao detectar o poder atuando nessas situações?

  • A.

    Fortalecer o grupo atuando sobre a ideologia instituída.

  • B.

    Fazer circular o foco de ação de poder para que não atue em um único ponto.

  • C.

    Confundir a ação do grupo de poder para minimizá-la.

  • D.

    Reafirmar a ideologia institucional como forma de aproximação dos demais.

  • E.

    Focar a atenção na onipotência do grupo como estratégia de mudança.

O que Bleger chama de sociabilidade sincrética quando se refere ao grupo como instituição e o grupo nas instituições?

  • A.

    O que se coloca de forma independente.

  • B.

    O que se refere a um fundo comum da sociabilidade.

  • C.

    O que permite a iminência do acontecimento.

  • D.

    O que possibilita predizer o tipo de relação.

  • E.

    O que existe durante a falta de interação, no silêncio da comunicação.

A síndrome de Burnout refere-se ao esgotamento da resistência física ou emocional, ou da motivação, geralmente resultado de estresse ou frustração prolongados. Marque a melhor opção para significar um dos três aspectos básicos da síndrome, aquele que ressalta a instalação da frieza e distanciamento emocional.

  • A.

    Exaustão emocional.

  • B.

    Redução da realização pessoal e profissional.

  • C.

    Iminência do acontecimento.

  • D.

    Despersonalização.

  • E.

    Possibilidade de predizer o acontecimento.

Sabe-se que toda atividade humana articulada, tendo em vista fins determinados, seja ela em uma organização pública ou privada, apresenta três níveis interrelacionados. Um deles é o que interpreta e traduz a estratégia em termos operacionais ou táticas específicas, levando a denominação de nível

  • A.

    político.

  • B.

    operacional.

  • C.

    intermediário.

  • D.

    articulatório.

  • E.

    determinista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...