Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
O desenvolvimento humano é o estudo da interação dos processos físicos e psicológicos, das etapas de crescimento e das aquisições psíquicas e emocionais, desde a concepção até o final da vida dos sujeitos.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Willian James reconheceu que são necessários distintos modelos para investigar diferentes tipos de dados referentes à personalidade humana, e estava mais interessado na classificação desses resultados que no desenvolvimento de uma única abordagem unificada. James defendia que a educação dos professores não tinha implicações éticas e morais na vida dos alunos. Portanto, a série infantil não representaria danos à personalidade.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Uma leitura holística da psicologia individual de Alfred Adler indicaria que os objetivos e as expectativas têm maior influência no comportamento humano que as experiências passadas, e que as pessoas são motivadas principalmente pelo objetivo de superioridade ou de conquista do meio. Nessa visão, o argumento do texto acerca do dano à personalidade não se sustenta, ou seja, as crianças poderiam continuar a assistir à Peppa Pig sem o risco do dano à personalidade.A respeito do processo de produção da investigação científica, julgue os itens a seguir.
No que se refere ao delineamento conhecido como estudo de caso, é correto afirmar que ele pode ser constituído tanto de um caso único quanto de múltiplos casos.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Maria apresenta adequada apropriação de aquisições psíquicas e emocionais para a respectiva idade, advindas do desenvolvimento humano, ao questionar a mãe e ao propor negociações.A respeito do processo de produção da investigação científica, julgue os itens a seguir.
No processo de planejamento de pesquisa científica, um aspecto importante é a escolha do problema de pesquisa. Essa etapa geralmente acontece após o processo de definição do delineamento de pesquisa.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Antônia não precisaria avaliar a forma como lida com a filha, já que a reprodução da própria criação sem reflexão e ressignificação é suficiente para cuidar de Maria.A respeito do processo de produção da investigação científica, julgue os itens a seguir.
O delineamento de pesquisa conhecido por survey tem como limitação o fato de produzir pouca profundidade no estudo da estrutura e dos processos sociais sobre os quais se debruçam.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Analisando o caso clínico hipotético pela perspectiva psicanalítica, pode-se considerar que a maternidade atualiza as experiências advindas do desenvolvimento humano, que resulta das interações psíquicas e emocionais primordiais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...