Questões de Psicologia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

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A seguir são apresentadas definições de tipos de entrevista segundo sua finalidade, comumente utilizadas na prática clínica.

I. Tipo de entrevista que é fundamental para avaliar a gravidade de uma situação, e tem como objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento, sendo geralmente utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e torna-se necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido.

II. Tipo de entrevista que tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, sendo considerada uma técnica de entrevista que pode ser facilmente estruturada cronologicamente. Embora sua utilidade seja mais claramente vislumbrada na terapia infantil, muitas abordagens que integram ou valorizam o desenvolvimento precoce podem se beneficiar deste tipo de entrevista.

III. Tipo de entrevista muito utilizado para avaliar casais e famílias, principalmente quando há a demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes. Elas podem focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar, além de avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos corretos para cada definição de entrevista.

  • A. I – devolutiva; II – triagem; III – anamnese
  • B. I – devolutiva; II – triagem; III – anamnese
  • C. I – triagem; II – anamnese; III – sistêmica
  • D. I – sistêmica; II – triagem; III – devolutiva
  • E. I – anamnese; II – sistêmica; III – diagnóstica

Quanto ao aspecto formal as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semi-estruturadas, e de livre estruturação. Analise as afirmações abaixo como V (verdadeira) ou F (falsa) a respeito das entrevistas apresentadas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) As entrevistas estruturadas são as mais indicadas para a utilização na prática clínica.

( ) Um exemplo de entrevista de livre estruturação é a entrevista epidemiológica.

( ) As entrevistas semi-estruturadas privilegiam a objetividade, sendo que as perguntas são quase sempre fechadas ou delimitadas por opções previamente determinadas, e buscam respostas específicas a questões específicas.

( ) As entrevistas semi-estruturadas são assim denominadas porque o entrevistador tem clareza de seus objetivos, de que tipo de informação é necessária para atingi-los, de como essa informação deve ser obtida, quando ou em que sequência, em que condições deve ser investigada e como deve ser considerada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F; F; F; V
  • B. V; F; V; F
  • C. F; V; V; F
  • D. V; V; F; V
  • E. F; F; V; V

Assinale a alternativa que contenha somente documentos produzidos pelo psicólogo em sua prática profissional, que sejam decorrentes de avaliação psicológica.

  • A. Laudo psicológico; Parecer psicológico
  • B. Atestado psicológico; Relatório psicológico
  • C. Declaração; Parecer psicológico
  • D. Relatório psicológico; Declaração
  • E. Parecer psicológico; Atestado psicológico

Ao produzir documentos a partir de um processo de avaliação psicológica, cabe ao psicólogo respeitar princípios técnicos para garantir a qualidade de tais documentos. Assinale a alternativa cuja afirmação condiz com tais princípios.

  • A. O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo
  • B. A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa
  • C. Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avaliação, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do documento específico, já que podem nortear possíveis intervenções
  • D. Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida
  • E. Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubricar todas as laudas anteriores

De acordo com o Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo decorrentes de avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta a respeito da avaliação psicológica.

  • A. A avaliação é entendida como o processo técnicocientífico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade
  • B. O resultado da avaliação tem com finalidade servir como instrumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo
  • C. Para realizar uma avaliação, é necessária a utilização de estratégias psicológicas como métodos, técnicas e instrumentos
  • D. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo
  • E. O processo de avaliação pode atuar na modificação de condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica

Quando os indivíduos se sentem adaptados e felizes no meio em que vivem, tendem a estabelecer relações pessoais e profissionais mais satisfatórias, duradouras, portanto mais produtivas. Para identificar o comportamento satisfatório, ou não, é necessário saber o significado de três palavras e/ou dimensões: 1. DESEMPENHO SOCIAL; 2. HABILIDADE SOCIAL; 3. COMPETÊNCIA SOCIAL. Portanto leia as proposições a seguir:

I. Emissão de um comportamento ou uma sequência de comportamentos em uma situação social qualquer.

II. Existência de deferentes classes de comportamentos sociais no repertorio do individuo para responder ás demandas das relações que estabelece socialmente.

III. Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos.

Assinale a alternativa correta quanto à descrição de DESEMPENHO SOCIAL.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. I, II apenas
  • E. II, III apenas

Sobre a responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa, Lacombe (2002, p. 393) considera que:


I. Cada pessoa é responsável por deu próprio desenvolvimento.

II. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa.

III. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências.

IV. As organizações estão incumbidas desse desenvolvimento, sendo estas as responsáveis em tomar a iniciativa e desenvolver novas competências em seus colaboradores.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. II, IV apenas

Organizações aprendentes podem ser identificadas quando:

I. Facilita o aprendizado de todos os seus membros.

II. Está sempre se transformando.

III. Em seu núcleo estão disciplinas que constituem programas de longo prazo de desenvolvimento, aprendizado e prática organizacional.

IV. Vive um ciclo de eterna mudança.

V. Tem pensamento sistêmico.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, V apenas
  • D. III, IV apenas
  • E. I, III, IV, V apenas

Sobre educação profissional, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se da educação que se faz de modo institucionalizado e que forma o indivíduo para uma profissão no mercado de trabalho
  • B. É a educação institucionalizada ou não, que intenciona preparar o indivíduo para a vida profissional mediante a integração de partes distintas que são interdependentes
  • C. Refere-se à educação que qualifica o individuo para um exercício profissional que será exercido futuramente
  • D. Tem intrínseca relação com a adaptação do profissional para exercício de cargo ou função
  • E. É um tipo de educação que poderá ser vivenciada, tanto em espaços escolares, quanto dentro de organizações

O uso e aplicação adequados da avaliação do desempenho são imprescindíveis para que haja efetividade em sua intencionalidade. Para tanto, leia as proposições a seguir:

I. Instaurar um clima de respeito e confiança entre os colaboradores.

II. Incentivar as pessoas em suas responsabilidades de modo a definir metas de trabalho.

III. Assegurar que a gestão tenha centralidade e autocraticamente aconteça.

IV. Instigar o desenvolvimento contínuo entre as pessoas.

V. Despertar expectativas permanentes de aprendizagem.

VI. Adotar medidas de inovação e desenvolvimento pessoal e, também, profissional.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, VI apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, IV apenas
  • E. I, II, IV, V, VI apenas
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