Questões de Psicologia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

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A personalidade humana é dotada de aspectos fenotípicos e genotípicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos testes de personalidade.

I. Os testes identificam traços de temperamento.

II. Testes de personalidade diferenciam as pessoas entre si.

III. Testes genéricos são denominados de globalização personificada.

IV. Testes específicos pesquisam traços de personalidade, tal como as frustrações de um indivíduo.

V. Testes genéricos são também chamados de psicodiagnósticos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, IV, V apenas
  • D. I, II, V apenas
  • E. I,II, III, IV, V

Assinale a alternativa incorreta quanto aos testes na avaliação psicológica de uma pessoa.

  • A. Os testes são comparados aos padrões de resultados alcançados a partir de uma amostra de pessoas
  • B. Os testes psicológicos são utilizados primordialmente para detectar as psicopatologias humanas
  • C. Testes têm a intenção de obter generalizações, prevendo o comportamento humano em determinadas situações de trabalho
  • D. Testes diferenciam pessoas nos seus aspectos físicos, intelectuais e de personalidade
  • E. Testes mensuram as aptidões entre os indivíduos, tendo padrões como bases de comparação

Na avaliação psicológica, os testes assumem um importante papel. Nesse sentido, considere:

I. O teste é um instrumento utilizado para melhor conhecer as pessoas nas decisões de emprego.

II. Testes possibilitam um norte, ou seja, uma orientação e avaliação profissional.

III. Os testes mensuram aptidões.

IV. Por meio dos testes se é possível fazer o diagnóstico de personalidade.

V. Constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras de comportamento das pessoas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, V apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. II, III, IV

O atual contexto organizacional está cada dia mais competitivo devido às constantes e diversas mudanças no cenário econômico, político, tecnológico, social e cultural. Para adaptar-se a essa realidade, as empresas estão se atualizando e investindo em seus processos de trabalho para manterem-se competitivas. Considerando que os trabalhadores são fundamentais nesse processo, há uma pressão para a excelência do desempenho e do alcance de metas e por resultados satisfatórios. Assim, a preocupação com o ser humano no seu ambiente de trabalho tem sido uma constante em várias pesquisas e nas organizações, por meio de ações que privilegiam a saúde do trabalhador. Em relação à gestão da qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Qualidade de vida é um conceito novo e que passou a ser aplicado apenas recentemente nas organizações.

  • B.

    A gestão da qualidade de vida deve se preocupar, primariamente, com as questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

  • C.

    A preocupação com a qualidade dos produtos e serviços influenciou o desenvolvimento de programas de gestão de qualidade de vida no trabalho.

  • D.

    A SA 9000 (Social Accountability 9000) é a norma internacional que discute diretamente as questões de qualidade de vida do trabalhador.

O momento atual vivido pelas organizações tem sido permeado por profundas modificações em seu ambiente externo, que acabam por levá-las a realizar também mudanças internas. Neste contexto, a resistência à mudança pode tornar-se uma fonte de conflitos e dificultar a adaptação e o progresso. Em relação à administração da mudança organizacional é correto afirmar que:

  • A.

    A resistência à mudança se manifesta de maneira padronizada em toda a organização.

  • B.

    O aumento do absenteísmo por questões de saúde é um tipo de resistência aberta e de fácil identificação.

  • C.

    A Teoria de Campo de Kurt Lewin trouxe contribuições para os estudos da administração da mudança.

  • D.

    A responsabilidade pela administração das atividades de mudança dentro da organização deve ser centralizada no líder da equipe.

O comportamento proativo é definido como um conjunto de comportamentos em que o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu ambiente de trabalho, soluciona e antecipa-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Compreender o comportamento humano dentro do ambiente organizacional é de extrema importância para que o processo de gestão de pessoas seja adequadamente planejado. Sabendo que o estudo do comportamento organizacional pode ocorrer em diferentes níveis, assinale a alternativa que contemple os níveis de análise do comportamento organizacional:

  • A.

    Organizacional e sistêmico.

  • B.

    Individual, grupal e organizacional.

  • C.

    Dos líderes e das equipes.

  • D.

    Das pessoas e do sistema.

A complexidade crescente das organizações exige que os seus gestores desenvolvam competências que lhes permitam diagnosticar, de forma integrada e eficaz, os problemas organizacionais com os quais se defrontam. Neste contexto, a pesquisa do comportamento organizacional torna-se uma importante ferramenta para a administração da mudança. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que representa corretamente as etapas a serem seguidas durante a pesquisa de comportamento organizacional:

  • A.

    Diagnóstico; análise; feedback; ação; avaliação.

  • B.

    Coleta de dados; plano de ação; análise.

  • C.

    Levantamento de necessidades de mudança; identificação do nível de resistência à mudança; educação; análise dos resultados.

  • D.

    Levantamento de justificativas; documentação de imagens; análise do sistema organizacional.

A AIDS e a infecção pelo vírus HIv são problemas de saúde pública. Dados nacionais mostram que os casos de contaminação vêm crescendo, principalmente na transmissão heterossexual e entre as mulheres. O psicólogo atualmente já está inserido neste campo de atuação, e de acordo com sua prática, sabe-se que:

  • A.

    O acompanhamento psicológico sistematizado do paciente soropositivo diagnosticado deve ter um caráter obrigatório, independente da motivação do paciente para tal acompanhamento.

  • B.

    Reforçar as capacidades de enfrentamento do paciente e fornecer informações atualizadas sobre a doença e tratamento podem ser objetivos das intervenções psicológicas junto ao paciente soropositivo e/ou com AIDS.

  • C.

    A infecção pelo vírus HIV desencadeia necessariamente alterações e transtornos psicológicos que podem ser classificados pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) em todos os indivíduos contaminados, independentemente do grau de comprometimento de estruturas neurológicas.

  • D.

    Observa-se uma reação psicológica padrão de todos os pacientes frente ao diagnóstico da AIDS, apesar das variações culturais, socioeconômicas, de desenvolvimento pessoal e familiar.

No contexto da saúde mental, uma estratégia assumida pelo Ministério da Saúde desde 1994, internacionalmente reconhecida como alternativa pragmática e eficaz no campo da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, vem sendo utilizada também no campo do tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, busca resgatar o usuário em seu papel autorregulador, sem a exigência imediata e automática da abstinência, e incentivando-o à mobilização social.Essa estratégia vem permitindo que as práticas de saúde acolham, sem julgamento, as demandas de cada situação, de cada usuário, ofertando o que é possível e o que é necessário, sempre estimulando a sua participação e seu engajamento, reconhecendo cada usuário em suas singularidades, traçando estratégias voltadas para a defesa da vida, e aumentando o grau de liberdade e de corresponsabilidade daquele que está se tratando. Tal estratégia trata-se do (a):

  • A.

    Redução de danos.

  • B.

    Internação compulsória.

  • C.

    Psicodiagnóstico.

  • D.

    Serviços residenciais terapêuticos.

Jean Piaget e Sigmund Freud foram importantes autores na área da psicologia, que contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto ciência. Nos seus estudos, Jean Piaget propôs que o ser humano passa por diferentes fases desde o seu nascimento, e as nomeou de sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Sigmund Freud também estabeleceu um conjunto de fases pela qual o ser humano passa desde seu nascimento, que denominou de fases oral, anal, fálica, e genital. Apesar das importantes diferenças conceituais e teóricas na obra desses dois autores, podese considerar que um ponto em comum de ambas é:

  • A.

    O período sensório motor proposto por Piaget acontece entre o nascimento e os 2 anos de idade, assim como a fase fálica proposta por freud.

  • B.

    Piaget inspirou-se na obra de freud para formular sua teoria, que tem muita influência deste autor, na medida em que propõe, assim como freud, as fases do desenvolvimento psicossexual para a formação da personalidade.

  • C.

    A fase chamada por Piaget de pré-operatório pode ser comparada à fase genital proposta por freud na medida em que ambas abordam questões da aprendizagem cognitiva de pré-escolares.

  • D.

    Ambos os estudos tratam-se de teorias acerca do desenvolvimento humano.

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