Questões de Psicologia da METTA C&C

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A Psicologia Analítica foi, a partir de 1913, construída por Carl Gustav Jung. A abordagem junguiana conta com conceitos tais como:

  • A.

    Inconsciente individual, inconsciente coletivo e análise de caráter;

  • B.

    Inconsciente coletivo, arquétipos e anima;

  • C.

    Inconsciente coletivo, análise de caráter e anima;

  • D.

    Aqui-agora, inconsciente coletivo e análise de caráter;

  • E.

    Aqui-agora, inconsciente coletivo e arquétipos.

“A grave crise que o setor de saúde no Brasil vem enfrentando nos últimos anos se expressa como uma crise de governabilidade do sistema e das organiza- ções de saúde, de resolutividade e eficiência. Esta crise tem impulsionado experiências inovadoras no que se refere tanto ao desenho de novos sistemas de gestão, como ao desenvolvimento de ferramentas gerenciais.” (AZEVEDO; BRAGA NETO; SÁ, 2002, p. 236). Dessas transformações surge a necessidade de revisão da concepção de organização, da noção de sujeito e do entendimento dos processos intersubjetivos em seu interior, donde entende-se a abordagem psicossociológica uma contribuição importante neste sentido. Pergunta-se, dentre as contribuições da abordagem psicossociológica para a análise e intervenção na problemática da relação entre indivíduos e organizações, encontramos

  • A.

    O fato de que para a abordagem psicossociológica o reconhecimento da incerteza quanto aos resultados da intervenção é dispensável, uma vez que o foco é a análise da situação desde a demanda inicial;

  • B.

    O fato de que a intervenção começa pela própria análise do pedido de intervenção e da(s) demanda(s) que o sustenta(m), sendo fundamental a compreensão do cliente como o conjunto dos indivíduos e grupos integrantes da organização, apontando os riscos de se ligar exclusivamente a um determinado grupo;

  • C.

    O fato de que a simplicidade dessa abordagem promove práticas complexas, restritas a uma dimensão pouco reflexiva;

  • D.

    O fato de que essa abordagem não favorece a reflexão na busca de sentidos para as interações humanas, pautando na solução objetiva das questões surgidas na organização;

  • E.

    N.D.A.

Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;

  • B.

    Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;

  • C.

    Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;

  • D.

    Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;

  • E.

    N.D.A.

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir

Sobre a psicologia do senso comum é CORRETO afirmar:

  • A.

    O senso comum mistura e recicla outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo, portanto, faz parte do conhecimento humano;

  • B.

    O senso comum não integra o conhecimento humano;

  • C.

    A psicologia do senso comum deve ser desconsiderada pelos cientistas;

  • D.

    Não existe psicologia do senso comum;

  • E.

    N.D.A

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 20), “apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la”, é com a Psicologia Cientí- fica que aqui devemos refletir. “A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que chamamos objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.” Diante do texto, responda as questões 21 e 22 a seguir. 21)

Sobre o objeto de estudo da Psicologia é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Psicologia, assim como a Antropologia, a Economia, a Sociologia e todas as ciências humanas, estuda o ser humano

  • B.

    A diversidade de objetos da Psicologia dificulta uma clara definição de objeto da Psicologia

  • C.

    Um dos motivos que dificulta uma clara definição de objetos da Psicologia é o fato do cientista – o pesquisador – poder se confundir com o objeto a ser pesquisado

  • D.

    O objeto da Psicologia, considerando suas características, deve ser aquele que reúna as condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicoló- gicos: como a subjetividade

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas

Sobre a teoria do desenvolvimento humano de Piaget, analise a proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias;

  • B.

    Segundo Piaget, todos passam por todas as fases ou períodos do desenvolvimento e na sequência sugeridas por ele;

  • C.

    Segundo Piaget, a divisão das fases de desenvolvimento em faixas etárias é uma referência e não uma norma rígida;

  • D.

    Segundo Piaget, o início e o término de cada fase de desenvolvimento dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

O princípio de realidade, segundo Freud, é um dos dois princípios que regem o funcionamento mental. Assinale a alternativa CORRETA sobre o princípio de realidade:

  • A.

    Ele forma par com o princípio de inércia e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;

  • B.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;

  • C.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e perpetua o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;

  • D.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;

  • E.

    Ele forma par com o princípio de nirvana e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior.

“O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido ‘descritivo’ e não ‘tópico’, quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas préconsciente e inconsciente” (LAPLANCHE; PONTALIS, 1995, p. 235). Sobre o inconsciente, segundo Freud, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Os conteúdos do inconsciente são representantes das pulsões;

  • B.

    Os conteúdos do inconsciente são regidos pelos mecanismos específicos do processo secundário, principalmente a condensação e a negação;

  • C.

    Os conteúdos do inconsciente não são investidos pela energia pulsional;

  • D.

    Os conteúdos do inconsciente procuram retornar à consciência e à ação, mas só podem ter acesso ao sistema Pré-consciente-consciente através de sintomas psicóticos;

  • E.

    N.D.A.

Sobre a personalidade para Lacan, é CORRETO afirmar:

  • A.

    É uma máscara que repousa no vazio;

  • B.

    É uma função de ignorância;

  • C.

    Não passa de uma espécie de odre, de bolha em expansão, que não tem outro mérito senão o de se identificar com o contorno que encerra um vazio central;

  • D.

    Não é um atributo de uma substância humana, mas a própria substância humana;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

“A metáfora paterna é uma escrita pela qual Lacan, em seus primeiros anos de ensino, propôs uma concepção da função do pai no complexo de Édipo que permitisse evitar certo número de dificuldades que o próprio Freud e seus seguidores não tinham deixado de encontrar.” (KAUFMANN, 1996, p. 334). Sobre a metáfora paterna, é CORRETO afirmar que Lacan:

  • A.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei imaginária, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • B.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • C.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei simbólica, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • D.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora das leis simbólica, imaginária e real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • E.

    N.D.A.

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