Questões de Psicologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O diretor de um curso universitário pretende selecionar alunos para atividades burocráticas e serviços simples de digitação. Para isso, considerou alguns critérios como desempenho acadêmico, avaliação dos professores e disponibilidade.

O desempenho do aluno e a avaliação do professor em cada disciplina serão acompanhados durante um ano logo após o ingresso do aluno na universidade. Para comprovar a validade preditiva dos testes que pretende aplicar para selecionar os alunos, o diretor deve:

  • A.

    estabelecer um coeficiente de correlação entre o êxito escolar e a disponibilidade de tempo;

  • B.

    comparar as notas dos alunos no momento em que foram aprovados, o desempenho acadêmico e a avaliação dos professores;

  • C.

    calcular a média de todos os alunos aprovados e comparar com a média dos alunos não- aprovados;

  • D.

    comparar os resultados dos novos alunos com os resultados dos alunos que já se formaram;

  • E.

    testar os alunos ao ingressarem na universidade e no último período do curso.

Um psicólogo aplicou um teste de raciocínio verbal composto de 30 itens em 30 crianças e decidiu verificar se elas eram ou não portadoras de lesão cerebral. Para atuar corretamente, o psicólogo deve validar o teste em questão com :

  • A.

    a validade concomitante;

  • B.

    a validade lógica;

  • C.

    a validade de constructo;

  • D.

    a validade preditiva;

  • E.

    a validade de conceito.

Luciana observava um grupo de médicos neurologistas conversando e, ao passar, ouviu um deles falar: ""Houve baixa concordância entre o diagnóstico e o teste a ser validado." A afirmativa significa que:

  • A.

    o diagnóstico clínico apresentado pelos neurologistas não serve como um bom critério externo para validar o teste;

  • B.

    o critério e o teste são válidos, a baixa concordância não significa nada;

  • C.

    o contraste de indivíduos normais e portadores de uma determinada lesão detectada pelos neurologistas é baixo;

  • D.

    o diagnóstico clínico está totalmente errado;

  • E.

    não se tem como identificar a discordância.

Sobre desenvolvimento do conhecimento na área médica para a compreensão de várias patologias, avalie as afirmativas a seguir:

I- psicoses pós-parto são desencadeadas por situações de estresse concomitantes ao parto, e raramente tem recuperação;
II- a disforia histeróide é um sub-grupo de depressão no qual os pacientes apresentam sentimentos de intolerância à rejeição, manifestando reações coléricas e de hostilidade;
III- o diagnóstico de estresse pós traumático supõe, obrigatoriamente, que o indivíduo tenha vivenciado uma situação de risco como seqüestros, assaltos violentos ou acidentes graves;
IV- pacientes do sexo feminino cometem mais suicídios porque são mais suscetíveis a situações traumáticas do cotidiano.

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas III e IV estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Um grupo de psicometristas resolveu construir um teste de inteligência geral e validá-lo. Correlacionaram os resultados obtidos na aplicação do teste com os resultados da aplicação do G-36 e encontraram um coeficiente de correlação igual a 0,82.
Assinale a única afirmativa correta em relação ao enunciado da questão:

  • A.

    entre a variável de critério e o preditor não se pôde verificar a validade concorrente;

  • B.

    o teste deve ser desprezado, pois a validade só é considerada boa se o coeficiente for igual ou maior que 0,25;

  • C.

    o novo instrumento psicológico é válido, pois apresenta uma boa validade simultânea;

  • D.

    o teste psicológico utilizado como critério não foi capaz de indicar a validade concomitante;

  • E.

    o teste a ser validado mede o que se propõe a medir independente do preditor.

Na redação de um laudo, algumas regras de redação devem sempre ser levadas em conta e algumas informações devem estar sempre presentes. A partir do texto, avalie as afirmativas a seguir:

I- para a compreensão de alguns casos, os dados de anamnese e os dados sobre a dinâmica familiar são essenciais, enquanto em outros, estas informações podem ser omitidas;
II- um laudo deve sempre registrar as técnicas utilizadas, descrever os resultados da testagem organizados em tópicos conforme o objetivo do exame e apresentar um prognóstico;
III- além das informações do laudo escrito, às vezes, é importante uma comunicação oral para que alguns itens sejam esclarecidos, evitando-se o risco de interpretações dúbias, especialmente em resultados quantitativos;
IV- o psicólogo deve relatar de forma clara e concisa o que é pertinente aos objetivos do exame e do interesse do destinatário do laudo, incluindo justificativas para o ponto de vista exposto;
V- o psicólogo, ao relatar os resultados de uma avaliação, deve evitar o uso de termos técnicos nas referências a aspectos patológicos, que devem ser apenas descritos de modo geral.

  • A.

    todas as afirmativas são corretas;

  • B.

    apenas as afirmativas I, II e III são corretas;

  • C.

    apenas as afirmativas I e III são corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas I, II , III e IV são corretas;

  • E.

    apenas as afirmativas II, III , IV e V são corretas.

Um adolescente procurou o Serviço de Orientação Vocacional e realizou uma bateria de testes de aptidões que revelou percentis muito altos em todos eles. O psicólogo percebeu que esses resultados serviriam de fortes preditores para quaisquer atividades ligadas às Ciências Humanas. Com base no que o psicólogo diz, é correto afirmar que:

  • A.

    os resultados não servem para auxiliar uma boa escolha;

  • B.

    todo teste é um bom preditor;

  • C.

    são tantas as variáveis que interferem na aplicação de um teste que não é confiável quanto às opções de escolha oferecidas;

  • D.

    os testes de orientação vocacional dependem apenas de inteligência para se escolher a profissão desejada;

  • E.

    de acordo com o preditor, a probabilidade de se fazer uma escolha ligada à área de Ciências Humanas com resultados favoráveis é alta.

Sobre o conceito de resiliência avalie as afirmativas a seguir:

I - o conceito de resiliência supõe que alguns indivíduos são invulneráveis a fatores estressantes;
II- indivíduos resilientes apresentam traços de resiliência em todas as situações traumáticas vividas;
III- uma incorporação pouco cuidadosa do conceito de resiliência pode implicar no risco de uma leitura estigmatizadora sobre os não-resilientes;
IV- em alguns casos, é importante nomear um tutor de resiliência.

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • C.

    apenas a afirmativa III está correta;

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Um teste envolvendo duas características psicométricas tem alta validade preditiva ( r = 0.92). Nesse caso:

  • A.

    ele deve ser considerado ineficaz quanto a essas duas características;

  • B.

    nada se pode concluir sem informações adicionais sobre a variável critério;

  • C.

    ele deve ter baixa fidedignidade para que um teste seja válido;

  • D.

    ele deve ser selecionado para compor uma bateria de testes e/ou ser usado como teste individual, pois revela, também, alta precisão de resultados;

  • E.

    ele deve ser desconsiderado como instrumento psicológico de medida, pois as duas características são incompatíveis.

"Os psicólogos devem ter como objetivos a transformação da realidade, a partir dos conhecimentos teóricos e técnicos da teoria adotada e do projeto político que se propõem concretizar, a partir de seus valores e das condições da sociedade em que se inserem." Esta é a conceituação sobre a ética profissional do psicólogo, na abordagem:

  • A.

    psicanalítica;

  • B.

    existencial humanista;

  • C.

    comportamental cognitivista;

  • D.

    sócio-histórica;

  • E.

    positivista.

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