Questões de Psicologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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À anotação sistemática e criteriosa feita pelas chefias a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado, que produziram um melhor ou pior desempenho no trabalho, e que é utilizada como uma das bases para a seleção, dá-se o nome de:

  • A.

    implantação da descrição e análise do cargo;

  • B.

    implantação da análise do cargo no mercado;

  • C.

    descrição dos aspectos extrínsecos do cargo;

  • D.

    aplicação de técnicas e simulação da função;

  • E.

    aplicação da técnica dos incidentes críticos.

O processo de seleção tem por objetivo buscar, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, com vistas a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia organizacional. Neste sentido, a seleção pode ser configurada basicamente como um processo de:

  • A.

    objetividade e precisão;

  • B.

    descrição e precisão;

  • C.

    análise e aplicação;

  • D.

    comparação e decisão;

  • E.

    classificação e análise.

As provas de conhecimento e de capacidade utilizadas no processo seletivo permitem obter um diagnóstico atual das habilidades da pessoa. Por sua vez, os testes de aptidão são utilizados quando se necessita obter sobre o candidato:

  • A.

    um prognóstico futuro de seu potencial que poderá ser desenvolvido;

  • B.

    uma análise dos traços de personalidade que o distinguem dos demais;

  • C.

    um diagnóstico de sua capacidade disponível e pronta para ser utilizada;

  • D.

    uma análise de suas reações perante os acontecimentos que enfrentará;

  • E.

    um prognóstico de seus traços marcantes de caráter e temperamento.

Os meios de comunicação através dos quais a organização aborda e divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto às fontes de recursos humanos são chamados:

  • A.

    Requisições de pessoal;

  • B.

    Descrições de cargo;

  • C.

    Técnicas de recrutamento;

  • D.

    Técnicas de seleção;

  • E.

    Fontes de recrutamento.

Ao estudar as expectativas dos empregados e a sua percepção sobre a empresa, de modo a conhecer os fatores de satisfação e insatisfação, a organização estará colocando em prática:

  • A.

    a pesquisa de cultura organizacional;

  • B.

    a pesquisa de clima organizacional;

  • C.

    o programa de qualidade de vida;

  • D.

    o programa de qualidade organizacional;

  • E.

    a promoção do clima organizacional.

O Inventário Multifásico Minnesota de Personalidade (MMPI) possui escalas ou indicadores formais de validade que são representados pelas seguintes iniciais:

  • A.

    L; F; K

  • B.

    L; D; K

  • C.

    K; F; D

  • D.

    L; F; D

  • E.

    F; K; V

Kurt Lewin (1890-1947) sustentou a aplicação da teoria de campo a todos os ramos da psicologia. A teoria de campo foi descrita por Lewin como uma teoria que

  • A.

    considera principalmente a singularidade da personalidade e o self criador;

  • B.

    considera a estrutura física como determinante primário do comportamento;

  • C.

    enfatiza os processos fisiológicos que fundamentam os processos psicológicos;

  • D.

    sustenta ser o homem motivado pelas solicitações sociais e não por instintos;

  • E.

    considera a pessoa e seu meio como regiões interdependentes do espaço vital.

No decorrer do século XX, as organizações atravessaram três fases distintas: a era da industrialização clássica (1900-1950), a era da industrialização neoclássica (1950-1990) e a era da informação (1990 em diante). Esta última fase fez com que a cultura organizacional se voltasse para:

  • A.

    o passado, com a conservação das tradições;

  • B.

    o presente, com o abandono do conservantismo;

  • C.

    o presente, com a fragmentação em unidades;

  • D.

    o futuro, com ênfase nos processos e pessoas;

  • E.

    o futuro, com ênfase em estruturas estáveis.

A utilização de meios, métodos e processos, coerente com o objetivo de alcançar determinados fins ou resultados, caracteriza o seguinte conceito organizacional:

  • A.

    racionalidade;

  • B.

    objetividade;

  • C.

    planejamento;

  • D.

    previsibilidade;

  • E.

    complexidade.

Há, nos tempos atuais, uma clara percepção de que, cada vez mais, a teoria organizacional sobre a liderança estará orientada, futuramente, no sentido de:

  • A.

    desenfatizar a importância do indivíduo isolado como único fator responsável pela liderança;

  • B.

    enfatizar o indivíduo isolado como único fator determinante do sucesso na liderança grupal;

  • C.

    estabelecer, de forma apriorística, qual deva ser o comportamento ideal para um líder no grupo;

  • D.

    firmar, dentro das organizações, o conceito de líder institucional cujo poder é inquestionável;

  • E.

    atribuir aos chefes traços comportamentais característicos que contenham conotação moral.

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