Questões de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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A construção do campo profissional da psicologia da saúde tem uma historiografia recente. Mary Jane Spink (2003) nos apresenta alguns dados e considerações sobre a delimitação teórica da psicologia da saúde, a saber:

I. A tarefa de institucionalização da psicologia da saúde foi consolidada pelos presidentes da Divisão 38 da APA: Joseph Matarazzo, Stephen Weiss e Neal Miller. A definição de Matarazzo passou a ser amplamente aceita, sendo inclusive adotada pela Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde.

II. Stphen Weiss definiu a psicologia da saúde como um campo interdisciplinar que se ocupa do desenvolvimento e integração do conhecimento científico e das técnicas precedentes tanto do âmbito comportamental como do biomédico, relacionadas com a saúde, a enfermidade e com a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

III. David Marks, diretor do Centro de Pesquisa em Saúde da Universidade de Middlesex , Londres, afirma que “as teorias da psicologia da saúde são geralmente elaboradas de forma a prover relatos sobre os processos cognitivo, emocional e motivacional presentes no nível pessoal”. Ou seja, ele denuncia o viés individualista.

IV. Neisse (1976) também concorda com a crítica do viés individualista e afirma ”Carecendo de validade ecológica, indiferente à cultura, e até mesmo desprezando os principais aspectos da percepção e da memória tais como ocorrem na vida cotidiana, tal psicologia pode vir a tornar-se um campo especializado estreito e pouco interessante”.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, III e IV.

  • C.

    Todas as afirmativas.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e IV.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II.

De acordo com Neri (2001), que analisa os paradigmas contemporâneos sobre o desenvolvimento humano, afirma-se:

I. A expressão ciclo de vida pode significar sucessão de estágios ou repetição das experiências de desenvolvimento geração após geração.

II. A teoria de Erik Erikson não apresenta avanços em relação às teorias clássicas do desenvolvimento, apesar de considerar a vida humana em toda sua extensão.

III. A teoria de Erik Erikson foi definida por ele como epigenética, palavra que etimologicamente significa algo que se revela ou desdobra sucessivamente, sendo que os estágios mais avançados estão contidos nos anteriores.

IV. Uma coorte consiste num conjunto de pessoas nascidas na mesma época, que entram e saem juntas de seus sistemas ou instituições – como, por exemplo, a escola e o trabalho – e tendem a experimentar os mesmos eventos históricos.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

A incidência do quadro de Delirium é alta na população idosa, sendo muito importante a realização diagnóstica. Os profissionais de saúde precisam saber da existência do quadro, conseguir reconhecê-lo e fazer o diagnóstico com eficácia, para que diminuam os casos não detectados. Com a correta realização diagnóstica, a causa orgânica poderá ser tratada, os riscos de mortalidade e morbidade diminuirão e os pacientes também ficarão menos tempo no hospital. De acordo com o DSM-IV, quais são os critérios diagnósticos para Delirium?

I. Distúrbio da consciência (redução da clareza de percepção do ambiente) em conjunção com reduzida habilidade para focalizar, sustentar ou desviar a atenção.

II. Desenvolvimento do distúrbio durante um breve período (usualmente horas e dias) e uma tendência à flutuação durante o dia.

III. Desenvolvimento de um distúrbio perceptível que não é explicado por demência preexistente, estabelecida ou em desenvolvimento (déficit de atenção, memória ou desorientação).

IV. Evidência baseada na história, no exame físico ou em achados laboratoriais de que o distúrbio é causado por uma condição médica geral; uma intoxicação medicamentosa ou efeito colateral; uma síndrome de abstinência; enfim, por múltiplos fatores.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Todas as afirmativas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II e III.

Uma vivência básica e significativa no processo de envelhecer são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo). Esse referencial teórico está subsidiado por uma teoria psicológica do envelhecimento. Qual é essa teoria?

  • A.

    Psicodrama.

  • B.

    Psicologia analítica.

  • C.

    Psicologia cognitiva.

  • D.

    Teoria comportamental.

  • E.

    Psicanálise.

Entre os eixos norteadores das terapias cognitivas, podem ser listados:

I. O ser humano é um sistema auto-organizado.

II. A construção da personalidade acontece até o fim da vida adulta.

III. A cognição pode ser acompanhada, investigada, avaliada e medida.

IV. Os esquemas cognitivos possuem permeabilidade, amplitude, flexibilidade e carga emocional.

V. O ser humano não é dissociado do seu contexto sócio-histórico.

Está(ão) CORRETA(S):’

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III, e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

Podemos conceituar memória como sendo um processo pelo qual aquilo que é aprendido persiste ao longo do tempo, do mesmo modo que se caracteriza como um sistema ativo que recebe, armazena, organiza e recupera a informação. Em relação à memória, afirma-se:

I. Apresenta três sistemas distintos de armazenamento: memória sensorial, memória de curto prazo e de longo prazo.

II. Memória sensorial é subdividida em duas formas: icônica e ecoica.

III. A memória de curto prazo contém as informações nas quais estamos pensando ou das quais estamos plenamente conscientes.

IV. A memória de longo prazo pode permanecer por toda a nossa vida e nunca ficamos sem espaço para armazenar nova informação.

V. Parte do trabalho de organização e arquivamento da memória aparentemente ocorre durante o sono. Alguns estudos têm demonstrado que ocorre o aumento da MLP durante o sono.

 Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, II, e III.

  • C.

    Todas as afirmativas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

Múltiplas estratégias de pesquisas são utilizadas na produção do conhecimento científico em Psicologia - pesquisas correlacionais, de laboratório, de campo, etc. Existem também pesquisas denominadas na comunidade científica de modelo experimentalmente valorizadas e de uso frequente. A parte básica do planejamento, segundo esse modelo, é decidir quais fatores o pesquisador manipulará diretamente e quais serão examinados para possíveis alterações

Como se denomina a variável, que é um comportamento mensurável mostrado pelo participante, segundo o modelo experimental?

  • A.

    Variável dependente.

  • B.

    Variável independente.

  • C.

    Variável interveniente.

  • D.

    Efeito placebo.

  • E.

    Significância estatística.

e acordo com a teoria psicanalítica, mecanismos de defesa são empregados pelo ego para proteger a pessoa da ansiedade. No início da década de 1890, Freud formulou sua teoria do mecanismo de defesa, considerada por ele como a pedra angular ou princípio básico da psicanálise. Ainda hoje é considerado o mecanismo mais básico e consiste em excluir da consciência o que ela mesma não pode aceitar. Como se denomina esse mecanismo de defesa do ego?

  • A.

    Projeção.

  • B.

    Deslocamento.

  • C.

    Racionalização.

  • D.

    Negação.

  • E.

    Repressão

Entre os eixos norteadores das terapias cognitivas, podem ser listados:

I. O ser humano é um sistema auto-organizado.

II. A construção da personalidade acontece até o fim da vida adulta.

III. A cognição pode ser acompanhada, investigada, avaliada e medida.

IV. Os esquemas cognitivos possuem permeabilidade, amplitude, flexibilidade e carga emocional.

V. O ser humano não é dissociado do seu contexto sócio-histórico.

Está(ão) CORRETA(S):’

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III, e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III, e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

O distúrbio do humor mais comum é a depressão, um estado em que a pessoa se sente dominada pela tristeza. Em relação aos conceitos descritivos da depressão, afirma-se:

I. Alteração específica no humor: tristeza, solidão, apatia.

II. Autoconceito negativo associado à autorrecriminações e autoacusações.

III. Desejos regressivos e autopunitivos: desejos de fugir e esconder-se ou morrer.

IV. Alterações vegetativas: anorexia, insônia e perda da libido.

V. Alterações no nível de atividade: retardo psicomotor ou agitação.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, IV e V.

  • B.

    Todas as afirmativas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

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