Questões de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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Um dos transtornos de ansiedade é caracterizado por episódios recorrentes de um medo ou pavor repentino, imprevisível e incontrolável, acompanhados por sentimentos de fracasso iminente, dor no peito, tontura ou desmaio, sudorese ou medo de perder o controle ou morrer. Como se classifica esse distúrbio?

  • A.

    Síndrome do pânico.

  • B.

    Fobia

  • C.

    Fobia social.

  • D.

    Agorafobia.

  • E.

    Distúrbio obsessivo-compulsivo.

Psicodinâmica significa o estudo da energia psíquica e de sua transformação e manifestação no comportamento. As teorias psicodinâmicas da personalidade vêem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência.

Qual dos autores abaixo é um dos representantes da teoria psicodinâmica?

  • A.

    Carl Rogers.

  • B.

    Jaylene Smith.

  • C.

    Fred Keller.

  • D.

    Karen Horney.

  • E.

    Albert Bandura.

A emoção envolve mudanças na forma como pensamos e também como agimos. Para compreender esse complexo processo existem várias teorias. Como se denomina a teoria segundo a qual as emoções ocorrem a partir de nossas reações corporais?

  • A.

    Teoria de James-Lange.

  • B.

    Teoria Cannon-Bard.

  • C.

    Teoria de Schachter-Singer.

  • D.

    Teoria Langevin-Wallon.

  • E.

    Neurociência-afetiva.

Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:

I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.

II. A experiência é de pouco valor.

III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.

IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.

V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas II, III e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III, e IV.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

Ao analisarmos os processos de sensação e de percepção, afirma-se:

I. A sensação se refere às informações sensoriais que o cérebro recebe dos sentidos da visão, audição, paladar, olfato, toque, equilíbrio e dor. A percepção, que ocorre no cérebro, é o processo de organizar, interpretar e dar significado para essas informações a fim de compreender o que acontece ao redor.

II. As ilusões visuais ocorrem quando empregamos diversas pistas sensoriais para gerar experiências perceptivas que na verdade não existem. Podem ser ilusões físicas ou em alguns casos ilusões perceptivas, que ocorrem porque um estímulo contém pistas enganosas que levam a percepções imprecisas.

III. A constância perceptiva é a tendência que temos de perceber os objetos como inalteráveis diante de mudança do estímulo sensorial. Uma vez formada a percepção estável de um objeto, somos capazes de reconhecê-lo a partir de praticamente qualquer ângulo.

IV. A ilusão autocinética, percepção de movimento criada por um único objeto estacionário é um exemplo de movimento aparente, bem como o movimento estroboscópico que ocorre quando luzes acesas em sequência são vistas como se estivessem em movimento.

V. Nossa percepção é influenciada por nossa maneira individual de nos relacionarmos com o ambiente que nos cerca e por nossa cultura, valores, motivação, personalidade e estilo cognitivo.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas II, III, IV e V.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II, III e V.

  • C.

    Somente as afirmativas I, II, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

No novo RH as pessoas deixaram de ser vistas como recursos empresariais. Segundo Chiavenato (apud Campos 2011, pp.188-189), o RH tem que seguir um novo papel para que possa gerenciar as pessoas com sucesso. Constituem-se como papéis do RH?

I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista.

II. Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento.

 III. Dignificar o trabalho e o ser humano.

IV. Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano e desenvolver novas competências para a atual era empresarial.

V. Administrar somente a área de recursos humanos, preocupar-se com a eficiência e a eficácia da empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II, III, e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

O desenvolvimento interpessoal pode ser orientado para três níveis de consequências: o individual, o grupal e o organizacional. Sobre esse assunto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:

( ) Desenvolvimento gerencial é, acima de tudo, autodesenvolvimento. Isso significa que o gerente assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

( ) A competência interpessoal é um objetivo final, a nível individual e instrumental, a nível grupal e organizacional.

 ( ) A liderança democrática participativa é logo apreendida intelectualmente, mas de aplicação difícil sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal.

( ) O grande desafio é não se precipitar quando muitos têm pressa, não desanimar quando muitos não acreditam e não parar de pensar e agir quando muitos se conformam e se tornam passivos.

( ) Um dos objetivos de desenvolvimento gerencial é desenvolver habilidades de percepção e diagnose de problemas, de comunicação efetiva e de liderança e participação em grupo.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

  • A.

    F – V – F – V – V

  • B.

    F – V – V – V – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    F – F – V – V – V

  • E.

    V – V – V – V – V

Um modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin, tem sido extremamente útil em programas de mudança planejada nas organizações. É uma abordagem e um processo de resolução de problemas, modelo teórico e conjunto de atividade, respectivamente. Compõe-se de quatro etapas: coleta de dados; diagnóstico; ação e avaliação. Como se denomina esse modelo de ciência comportamental?

  • A.

    Grupo operativo.

  • B.

    Psicodrama.

  • C.

    Sociograma.

  • D.

    Teoria de Closters.

  • E.

    Pesquisa-ação

A saúde, o bem-estar e o trabalho constituem fenômenos intimamente relacionados e despertam cada vez mais o interesse dos estudiosos de diferentes disciplinas. Há também crescente conscientização dos prejuízos que os problemas de saúde acarretam para as pessoas e para as organizações. Quando o profissional tem um nível crônico de estresse, apresenta propensão ao abandono ou falta de realização profissional, despersonalização e exaustão emocional, está-se diante de uma patologia laboral, reconhecida pelo decreto 3048/99, denominada de:

  • A.

    Fibromialgia.

  • B.

    Transtorno Bipolar.

  • C.

    Doença psicossomática.

  • D.

    Síndrome de Burnout.

  • E.

    Síndrome de Munchhausen.

Centenas de estudos têm sido publicados sobre estresse no trabalho nas últimas décadas. Eles apontam que o estresse adquiriu proporções de epidemia, com consequências nefastas para o trabalhador e para o seu desempenho. Constituem-se como principais fontes de estresses organizacionais:

I. Barulho, iluminação, temperatura, número de horas trabalhadas e novas tecnologias.

II. Papéis organizacionais que podem apresentar disfunções (ambiguidade, conflitos).

III. O desenvolvimento da carreira (promoções e reconhecimento de mérito).

IV. Fatores organizacionais como: clima organizacional, liderança e tomada de decisões.

V. A interação trabalho-família, acentuada pela diminuição progressiva da fronteira entre o trabalho e a família.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as assertivas II, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as assertivas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as assertivas II, III e IV.

  • D.

    Apenas as assertivas I, II e III.

  • E.

    Todas as assertivas.

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