Questões de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

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O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico. Avaliação de desempenho, observação, questionários, entrevistas, reuniões interdepartamentais, entrevistas de saída e análise de cargos podem ser fontes de informação para identificar as necessidades de treinamento. Entre os indicadores a posteriori, estão os problemas de pessoal.

Quais das alternativas a seguir indicam problemas de pessoal que podem ser indicadores de necessidade de treinamento:

I. Faltas e substituições em demasia.

II. Baixa produtividade.

III. Relações deficientes entre o pessoal.

IV. Pouco ou nenhum interesse pelo trabalho.

V. Tendência a atribuir falhas aos outros.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as alternativas II, III, IV e V.

  • B.

    Somente as alternativas I, II, IV e V.

  • C.

    Somente as alternativas I, III, IV e V.

  • D.

    Somente as alternativas II, III e V.

  • E.

    Somente as alternativas II, III e IV.

A análise de cargo, feita após a descrição, pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o desempenho adequado de quem o ocupa. Em relação aos diferentes métodos de descrição e análise dos cargos, avalie as afirmativas a seguir:

I. A observação direta apresenta o custo elevado como uma desvantagem custo elevado, porque, para ser completa, requer tempo prolongado do analista de cargos.

II. Questionário é o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.

III. O método da entrevista não tem contraindicação de modo que pode ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.

IV. A observação direta é o método ideal para cargos simples e repetitivos.

V. Questionário é o método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as assertivas II, III, IV e V.

  • B.

    Somente as assertivas I, II, III e IV.

  • C.

    Somente as assertivas I, III, IV e V.

  • D.

    Somente as assertivas I, II, IV e V.

  • E.

    Somente as assertivas I, II, e V.

Provavelmente, o desenho de cargo seja tão antigo quanto o próprio trabalho humano. Entre os modelos teóricos, está o modelo contingencial, que considera as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas. Ao se levar em conta certos fatores psicológicos, avalie as assertivas quanto ao que se poderia obter com o modelo contingencial:

I. Elevada motivação intrínseca ao trabalho.

II. Desempenho de alta qualidade no trabalho.

III. Elevada satisfação com o trabalho.

IV. Participação nas decisões.

V. Redução de faltas (absenteísmo) e dos desligamentos espontâneos (rotatividade).

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as assertivas I, II, III e V.

  • B.

    Somente as assertivas I, III, IV e V.

  • C.

    Somente as assertivas I, II, V.

  • D.

    Somente as assertivas II, III, IV e V.

  • E.

    Somente as assertivas III, IV e V.

No processo de seleção de pessoal, alguns instrumentos podem ser utilizados: entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais e dinâmicas de grupo. Em relação à entrevista assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:

( ) Trata-se de uma técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe fórmula perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação.

( ) Para uma entrevista, não há a necessidade de que a pessoa saiba ler ou escrever, o que permite ao entrevistador esclarecer dúvidas quanto às respostas oferecidas pelo entrevistado.

( ) Para minimizar possíveis equívocos, é aconselhável que o entrevistador estruture suas entrevistas levando em consideração que, para determinados cargos, exigem-se estruturas específicas.

( ) As questões a serem elaboradas devem privilegiar a coleta de informações profissionais, exclusivamente profissionais. Deve-se evitar perguntas de curiosidade pessoal.

( ) Ao agendar a entrevista, deve-se avisar ao candidato a duração prevista desse processo. A consideração da situação em que se encontra o candidato é uma demonstração de respeito.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

  • A.

    F – V – V – F – V

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    F – V – F – F – V

  • D.

    V – V – F – F – V

  • E.

    V – V – V – V – V

São três os tipos de recrutamento: interno, externo e misto. O recrutamento interno é o primeiro a ser levado em consideração, pois cria a possibilidade de ascensão profissional para um colaborador que já esteja inserido na organização. Quais das assertivas a seguir indicam as vantagens do recrutamento interno?

I. Motivação dos colaboradores e valorização dos profissionais.

II. Estimulo do desenvolvimento dos demais profissionais.

III. O funcionário já é conhecido da organização e é mais fácil sua adaptação.

IV. O tempo de realização é bastante rápido e os custos quase inexistentes.

V. O enriquecimento da cultura organizacional, que altera o clima e cultura da empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as assertivas II, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as assertivas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as assertivas I, II, IV e V.

  • D.

    Todas as assertivas.

  • E.

    Apenas as assertivas I, II, III e IV.

Katz e Kahn desenvolveram um modelo de organização amplo e complexo através da teoria dos sistemas. Segundo o modelo proposto a organização apresenta as seguintes características típicas de um sistema aberto. Quais das alternativas abaixo indicam características típicas do sistema aberto?

I. Entropia negativa.

II. Informação como insumo.

III. Homeostase dinâmica.

IV. Equifinalidade.

V. Limites ou fronteiras.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as alternativas II, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as alternativas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as alternativas I, II, IV e V.

  • D.

    Todas as alternativas.

  • E.

    Apenas as alternativas I, II, III e V.

Não é possível conhecer o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento do que o motiva. Uma das teorias mais divulgadas sobre esse assunto é a teoria dos dois fatores de Herzberg; segundo a qual, um grupo de fatores motivacionais é denominado de fatores higiênicos. Estes, quando são precários, provocam insatisfação e são chamados insatisfacientes.

Qual das alternativas abaixo indica um fator insatisfaciente?

  • A.

    Delegação de responsabilidade.

  • B.

    Liberdade de decidir como executar o trabalho.

  • C.

    Competência técnica do supervisor.

  • D.

    Uso pleno das liberdades pessoais.

  • E.

    Estabelecimento e avaliação de objetivos.

O termo liderança foi definido como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho de um grupo. Para se compreender liderança, poder e influência social é necessário conhecer os papéis dos membros desse grupo. Qual dos papéis abaixo é considerado não construtivo e que dificulta a tarefa do grupo?

  • A.

    Instrutor.

  • B.

    Orientador.

  • C.

    Reivindicador.

  • D.

    Planejador.

  • E.

    Diagnosticador.

De acordo com a teoria psicanalítica, mecanismos de defesa são empregados pelo ego para proteger a pessoa da ansiedade. No início da década de 1890, Freud formulou sua teoria do mecanismo de defesa, considerada por ele como a pedra angular ou princípio básico da psicanálise. Ainda hoje é considerado o mecanismo mais básico e consiste em excluir da consciência o que ela mesma não pode aceitar. Como se denomina esse mecanismo de defesa do ego?

  • A.

    Projeção.

  • B.

    Deslocamento.

  • C.

    Racionalização.

  • D.

    Negação.

  • E.

    Repressão

A inteligência diz respeito a um conjunto de características cognitivas e habilidades que não podem ser diretamente observadas. Teorias sobre inteligência modificaram-se ao longo do tempo. e mesmo hoje variam grandemente. Três delas compõem as chamadas teorias contemporâneas, a saber:

  • A.

    Teoria triárquica, teoria das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional.

  • B.

    Teoria triárquica, teoria de Stanford-Binet e teoria das inteligências múltiplas.

  • C.

    Teoria de inteligência de Weschsler, teoria de Stanforf-Binet e teoria das inteligências múltiplas.

  • D.

    Teoria de inteligência de Weschsler, teoria triárquica e teoria das inteligências múltiplas.

  • E.

    Teoria de inteligência de Stanford-Binet; teoria de Inteligência de Weschsler e teoria do QI.

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