Questões de Psicologia da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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No que se refere à compreensão do desenvolvimento humano na perspectiva da Análise do Comportamento, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Desenvolvimento, para a análise do comportamento, refere-se à continuidade de mudanças as quais são sistemáticas, ordenadas, padronizadas e permanentes na vida do indivíduo.
  • B. A análise do comportamento propõe que o desenvolvimento ocorre em estágios e considera a idade como aspecto principal para determinadas aquisições.
  • C. A análise do comportamento propõe que o desenvolvimento seja uma integração estrutural entre teorias cognitivas e teorias de aprendizagem.
  • D. Para a análise do comportamento, o processo do desenvolvimento sofre influência tanto da maturação biológica quanto das experiências que o individuo vivencia.
  • E. Para a análise do comportamento, o desenvolvimento ocorre dentro do organismo da criança, por meio de mudança nas estruturas cognitivas.

Com base nos conceitos de contingência e metacontingência do Behaviorismo Radical, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A tríplice contingência é a principal ferramenta do analista do comportamento.
  • B. A consequência de um comportamento é o único fator que influencia sua emissão.
  • C. A contingência de dois termos também é conhecida como comportamento operante.
  • D. As metacontingências são contingências fornecidas pelos governantes, por meio de leis, e não dependem de outros indivíduos.
  • E. Quando um comportamento tem uma consequência, sua frequência de resposta tende a aumentar.

Leia o texto a seguir.

“A aproximação entre a Psicologia e o Direito ocorreu a partir da preocupação com a conduta humana. Apesar de atividades de intervenção, orientação e acompanhamento serem igualmente importantes, observa-se que a avaliação psicológica ainda é considerada a principal demanda dos operadores do Direito” (LAGO et al., 2009).

Sobre a avaliação psicológica, no contexto jurídico, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Em casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes, é recomendando que se evite a realização de entrevistas em conjunto com a vítima e seus responsáveis, visto que a observação da dinâmica familiar não deve ser considerada nessas situações.
  • B. Os peritos são profissionais reconhecidos na comunidade científica e indicados por uma das partes envolvidas no processo pericial.
  • C. O emprego de testes psicológicos em situações de abuso sexual não é usual, sendo as entrevistas e as sessões lúdicas as melhores estratégias adotadas.
  • D. A competência para ser julgado está relacionada com a capacidade de um réu em entender as acusações contra ele e de ajudar em sua própria defesa. Assim, pessoas com potencial intelectual rebaixado, com transtornos mentais ou com doenças neurológicas são consideradas incompetentes para serem julgadas.
  • E. Após a conclusão do processo de avaliação psicológica, o psicólogo pode apresentar recomendações para as situações de conflito identificadas, entretanto não pode determinar os procedimentos jurídicos a serem adotados.

Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.

  • A. No estágio das operações concretas, Piaget estabelece que já se verifica um pensamento lógico bem estruturado e que as operações já repousam sobre proposições de enunciados verbais.
  • B. Piaget considera que a passagem das condutas sensório-motoras para as ações conceitualizadas ocorre sob a forma de uma revolução brusca, ao contrário do que é defendido por Vygotsky, que considera as zonas de desenvolvimento proximal como etapas de desenvolvimento conquistadas num processo lento e laborioso.
  • C. Para Piaget, no estágio sensório-motor já podem ser percebidas as operações propriamente ditas, bem como ações que expressam um pensamento lógico, ainda que incipiente.
  • D. Vygotsky considera que aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.
  • E. De acordo com Vygotsky, a criança já nasce com as funções psicológicas superiores e o próprio desenvolvimento biológico da criança correspondente a cada ciclo etário, promovendo o seu desenvolvimento cognitivo.

Com base no modelo bioecológico do desenvolvimento humano, analise as alternativas a seguir.

I. O ambiente/contexto ecológico é constituído por um conjunto de sistemas interdependentes vistos como organização de encaixe de estruturas concêntricas.

II. Para Bronfenbrenner, na compreensão do desenvolvimento humano, a herança genética é fundamental, definirá o desenvolvimento e se sobrepõe ao fenótipo.

III. Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário considerar o ambiente ecológico, o qual é composto por oito subsistemas.

IV. Desenvolvimento é o processo por meio do qual a pessoa se transforma e adquire uma concepção mais ampliada, diferenciada e válida do meio.

V. O desenvolvimento acontece na sucessão de estágios, sendo que em cada estágio o ego passa por uma crise. O desenvolvimento do indivíduo está relacionado ao seu contexto social, o qual influencia as crises.

Estão CORRETAS somente

  • A. I e IV.
  • B. II, III, V.
  • C. II, III, IV.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I e V.

Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.

I. Psicogenética (Piaget).

II. Psicossocial (Erikson).

III. Histórico-cultural (Vygostky).

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A. As teorias apontadas nas proposições I e III compreendem o desenvolvimento como estágios e/ou períodos que se sucedem.
  • B. Segundo a teoria apontada na proposição III, o nível de desenvolvimento real de uma criança define funções que já amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento.
  • C. As teorias apontadas nas proposições I e II apresentam como foco de estudo e pesquisa o desenvolvimento sócio-cognitivo.
  • D. Para a teoria apontada na proposição III, o adulto experiente atua como um mediador do conhecimento, enquanto que para a teoria apontada na proposição II, o adulto deve ser uma figura de afeto.
  • E. Para a teoria apontada na proposição I, o ponto crítico do desenvolvimento é a relação entre as bases biológicas do comportamento e os acontecimentos sociais, sendo o conceito fundamental o de sistema funcional do aprendizado.

Para o tratamento de pacientes que abusam de drogas, a principal estratégia do psicólogo deve ser

  • A. isolar o paciente da família e dos amigos, enquanto este estiver em tratamento, para desenvolver a consciência sobre os perigos da dependência.
  • B. o modelo manicomial do atendimento dessa população, em que se coloca a ênfase na droga, por ser o mais adequado e por isso o mais utilizado nos dias de hoje.
  • C. focada nas práticas assistenciais, pois gera proteção e tutela do usuário, mantendo-o afastado das drogas, trazem benefícios mais rápidos.
  • D. com foco nas políticas de controle e criminalização das drogas.
  • E. o tratamento com foco na autonomia do indivíduo que pode, assim, resgatar sua condição de sujeito social e autônomo.

Leia as afirmativas a seguir sobre Terapia Cognitiva.

I. O objetivo da Terapia Cognitiva é reestruturar e corrigir os pensamentos distorcidos utilizando as abordagens colaborativa e psicoeducativa para desenvolver soluções pragmáticas para produzir mudanças e melhorar os transtornos emocionais.

II. A maneira com que os indivíduos percebem e processam a realidade tem influência direta na maneira como cada pessoa se comporta e se sente.

III. Alguns pensamentos, conhecidos como pensamentos automáticos, ocorrem espontaneamente nas fronteiras da consciência, por esse motivo não é possível percebê-los e avaliá-los.

IV. Não há uma relação recíproca entre afeto e cognição, pois a cognição depende de suas estruturas internas, o afeto, por sua vez, está ligado com as experiências derivadas de comportamentos do indivíduo.

V. Os esquemas de indivíduos mal ajustados podem levar à distorção da realidade e com isso gerar um transtorno psicológico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I, III e V.
  • C. Apenas I, II e V.
  • D. Apenas II, III, IV e V.
  • E. Apenas II, IV e V.

A alienação parental é uma violação de direitos fundamentais da criança e do adolescente e constitui um abuso moral com penalização prevista em lei. Havendo indício da prática de ato de alienação parental, em ação autônoma ou incidental, o juiz, se necessário, determinará perícia psicológica ou biopsicossocial. Sobre o assunto, assinale alternativa CORRETA.

  • A. Em razão do caráter de urgência de apreciação de situações de indícios de alienação parental, o Ministério Público não se manifestará nos autos, salvo se houver pedido expresso dessa manifestação feito por uma ou por ambas as partes.
  • B. Dada a complexidade de realizar a perícia relativa à avaliação psicológica ou biopsicossocial, conforme for o caso, o perito ou a equipe multidisciplinar terá o prazo de 45 dias para apresentar o laudo, prazo esse prorrogado uma única vez, por igual período, mediante autorização judicial justificada.
  • C. Verificada a prática de alienação parental, a autoridade judiciária poderá inverter a guarda ou mesmo converter a guarda para guarda compartilhada da criança ou adolescente.
  • D. A alienação parental somente pode ser praticada pelos genitores, não podendo ser caracterizada por atos praticados pelos avós de crianças e adolescentes.
  • E. A mudança de domicílio do genitor detentor da guarda de criança para local distante que dificulta a convivência da criança com outro genitor, ainda que ocorrida por motivo justificável, caracteriza a alienação parental.

O abuso sexual pode ser considerado um grave problema de saúde pública, pois há índices significativos de incidência e vários estudos sobre os impactos físicos e emocionais causados às vítimas. Na perspectiva das consequências do abuso sexual, analise as afirmativas a seguir.

I. O abuso sexual pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da vítima, mas não para sua família.

 II. Nenhum sintoma psiquiátrico específico resulta universalmente do abuso sexual.

III. Crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual têm maior risco de apresentar problemas interpessoais e psicológicos.

IV. Transtorno de estresse pós-traumático e transtorno dissociativo são exemplos de possíveis sequelas psicológicas apresentadas pelas vítimas.

V. As experiências sexualmente abusivas podem comprometer o desenvolvimento humano, principalmente a saúde física das vítimas.

É CORRETO o que se afirma em

  • A. I e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.
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