Lista completa de Questões de Psicologia da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes informações sobre os Transtornos de Ansiedade:
I. Incluem um grupo de transtornos em que a ansiedade é o principal sintoma (ansiedade generalizada e transtornos do pânico) ou é experimentada quando o indivíduo tenta controlar certos comportamentos de inadaptação (transtornos fóbicos e obsessivo-compulsivos e o transtorno de estresse pós-traumático).
II. Destacam-se 4 tipos de sintomas de ansiedade: somáticos, cognitivos, comportamentais e esquiva.
III. Uma crise de pânico caracteriza-se por um episódio de apreensão ou terror agudo e esmagador, no qual o indivíduo tem certeza de que algo terrível está prestes a acontecer. Essa sensação geralmente é acompanhada por sintomas como palpitações cardíacas, falta de ar, perspiração, tremores musculares, desfalecimento e náusea.
IV. O DSM-IV divide os transtornos fóbicos em três grandes categorias: fobias simples, fobias sociais e agorafobia.
Quais estão corretas?
I, II, III, IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Assinale a resposta correta.
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica construção contínua de novas estruturas.
A Psicanálise defendia uma concepção atomista, segundo a qual as operações e processos mentais são a organização de sensações elementares, que se associam.
Henri Wallon coloca que: dos 7 anos aos 11 anos é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
O Behaviorismo (ou psicologia da forma) nasceu por oposição à Psicologia do século XIX, que tinha como objeto os estados de consciência . Os elementos mais simples seriam as sensações, que associadas, somadas, constituiriam a percepção.
A Teoria da Aprendizagem, como a de Piaget e a de Freud, volta-se principalmente para o comportamento manifesto da criança.
Assinale Falso (F) e Verdadeiro (V) para as afirmações sobre As Noções de Paradigma e Ciência Normal Aplicada à Psicologia e depois marque a alternativa correta.
( ) A Psicanálise visa a compreender as forças inconscientes em sua luta contra as exigências da realidade e define a "interpretação" como o instrumento adequado para tanto.
( ) O Comportamentalismo, tanto na versão associacionista russa quanto na vertente ambientalista norte-americana, dá ênfase às ações exteriores do organismo, repudiando conceitos mentalistas tidos como impossíveis de serem apreendidos objetivamente, o que encaminha as ações do pesquisador para métodos de observação e registro do comportamento observável.
( ) Ao rever seu escrito e introduzir a expressão matriz disciplinar, Vygotsky esclareceu que seria preferível referir-se a conjuntos compostos por "crenças", "valores" e expressões que permitem "generalizações simbólicas" sobre o objeto em estudo, conjuntos estes que são compartilhados por diferentes grupos.
( ) O campo da Psicologia talvez possa ser mais bem caracterizado, portanto, como um campo em que os paradigmas surgem como inéditos e revolucionários, rompendo uns com os outros.
( ) Piaget apresenta uma teoria para explicar as formas elementares do conhecimento e o modo como estas formas se desenvolvem, da criança ao adulto, o que sugere ao cientista a necessidade de trabalhar com métodos de observação e entrevista clínica para apreender a mudança das estruturas cognitivas.
V, V, F, F, F
V, V, F, V, V
F, F, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, V, F, F
A respeito das psicopatologias é correto afirmar:
A psicopatologia está relacionada apenas com a presença e a intensidade do conflito.
É o resultado de distúrbios ou distensões nos processos mentais implicados no equilíbrio psicológico dinâmico.
Sintomas neuróticos aparecem sempre em forças e fatores internos do indivíduo, que não estejam originalmente relacionadas com o princípio da realidade e com o processo secundário.
É reconhecido como um ponto de fixação psíquica o conflito infantil não resolvido e que seja considerado maior que o normal.
Embora sejam muito variadas as mesclas de impulso e defesa nas proporções com que se apresentam no final do sintoma neurótico, a incidência dos processos do id, ego e superego não pode ser vista em todas essas formações de compromisso.
"O delírio é uma crença que é de fato não verdadeira, mas é sustentada inabalavelmente diante de provas em contrário, e que não podem ser explicadas como permissíveis dentro dos limites normais do meio cultural do paciente." A respeito dessa afirmação é incorreto afirmar:
O delírio não é meramente um ponto de vista fortemente definido: é absolutamente mantido como parte da personalidade, uma convicção, de tal forma que renunciar a ele não é meramente intolerável, mas inconcebível.
Alucinações não ocorrem visualmente, mas por meio de odores e sensações da pele são muito comuns.
As crenças delirantes são falsas.
No começo o paciente pode ouvir pancadas ou ruídos indistintos quando está num ambiente quieto, e começa a observar cada vez mais atentamente estes sons.
A crença é um delírio devido à maneira característica como é mantida com segurança, diante da prova e não dependendo dela.
A respeito da esquizofrenia é incorreto afirmar:
A esquizofrenia é uma doença complexa que pode requerer um "triplo golpe".
Os fatores que levam uma vulnerabilidade ao transtorno são, entre outros, complicações obstétricas, fatores ambientais estressantes ou um processo de podagem agressivo na adolescência, ocorrendo uma disfunção hipocampal.
A esquizofrenia é uma doença transmitida geneticamente e o risco da doença nos descendentes é maior se o pai, em vez da mãe, tem a doença, devido à falha no cromossomo X.
Alguns dos sintomas dessa doença são: distúrbios de relacionamento e afeto, associações soltas (pensamento desorganizado) e dificuldade para determinar a realidade e a fantasia.
Alucinações e delírios são fatores que quase sempre aparecem nesse transtorno.
"A teoria de Piaget postula a seguinte sequência de estágios ou períodos do desenvolvimento cognitivo: (1) o período sensório-motor dos bebês; (2) o período pré-operatório do início da infância; (3) o período operatório-concreto posterior na infância; (4) o período operatório-formal da adolescência". A respeito da teoria cognitiva de Piaget, é incorreto afirmar:
A criança progride de uma forma de representação pela ação física para uma forma simbólica e daí para uma ação mental.
A criança do operatório-concreto acredita que o mundo foi criado para ela e a partir dessa suposição ela revela seu egocentrismo.
Os bebês têm sistemas cognitivos fundamentalmente diferentes, em alguns aspectos, daqueles dos humanos mais velhos.
As crianças mais velhas têm maior probabilidade de alcançar uma análise perspectiva mais equilibrada, "descentrada".
Na fase pré-operacional, a criança se baseia na contiguidade, denominando-se raciocínio sincrético.
Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas relacionadas às psicoterapias.
( ) O objetivo principal do tratamento é o alívio ou a melhora dos sintomas, sem que se esperem mudanças na estrutura subjacente do caráter ou na solução dos conflitos básicos.
( ) O objetivo da psicoterapia é sempre seguir a corrente e apoiar o paciente que atravessa aguda crise em sua vida, ou a exacerbação de sua doença, sem tentar modificar a perturbação psicológica crônica subjacente.
( ) A estratégia da terapia de apoio é permitir que o paciente conserve a repressão, trabalhando-se, no tratamento, apenas com elementos da vida mental, naquele momento, conscientes ou pré-conscientes.
( ) Tornando-se consciente alguns aspectos da vida mental com o tempo, o alívio rápido dos sintomas passa a ter importância secundária, na presunção de que se um conflito inconsciente causador de sintoma se torna consciente e for elaborado e resolvido, os sintomas não serão mais psicologicamente necessários e desaparecerão com o tempo.
( ) Na terapia dirigida ao insight, usa-se a técnica que auxilia a compreensão dos conflitos momentâneos, aumentando o alcance do conhecimento dos processos mentais do próprio paciente.
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, V.
V, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, V.
A respeito da terapia em família, é incorreto afirmar:
Terapia familiar requer o uso de si mesmo.
O terapeuta da família não pode observar de fora. Ele tem que ser parte de um sistema de pessoas interdependentes.
A realidade só pode ser vista da perspectiva que o terapeuta tem de fora do sistema.
A espontaneidade do terapeuta é restringida pelo contexto da terapia. O terapeuta, cujo papel é influenciar e prover mudanças em pessoas, está dentro do campo, o qual observa e influencia. Suas ações, ainda que reguladas pelas metas da terapia, são o produto do seu vínculo com a família cliente.
O terapeuta tem liberdade para fazer tudo o que lhe parece certo, desde que se mantenha dentro da estrutura harmônica.
Considere as afirmações sobre os conceitos da Loucura e da Afetividade.
( ) A noção de loucura dos séculos XVII e XVIII estava intimamente conectado às idéias de perturbação da razão e deterioração intelectiva.
( ) Do ponto de vista do século XXI, pode-se dizer que o século XVIII apresentava uma noção pouco inteligível de loucura.
( ) A relação entre as emoções com a loucura começa a clarificar entre os alienistas: podia ser tanto a causa como a consequência da doença mental.
( ) A concepção dominante de depressão como equivalente à loucura persistiu durante toda a Idade Média até o inicio do Iluminismo, emergindo junto com as ideias unitárias do século XVII.
V, F, V, F
V, V, V, F
F, V, V, V
F, F, V, V
V, V, F, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...