Lista completa de Questões de Psicologia da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
O que é falar de gênero para a Psicologia Social?
Assinale a alternativa INCORRETA.
É reconhecer também que, em um dado momento histórico, sociedades construíram a quebra desse equilíbrio dinâmico da espécie humana, resultando na cultura do patriarcado que estrutura e organiza a vida coletiva, baseada na visão de que as relações masculinas prevalecem sobre as femininas.
É reconhecer que os agrupamentos sociais construíram modos de vida ao longo da história, que determinaram papéis específicos para machos e fêmeas: homens e mulheres.
Homens e mulheres passam a percorrer caminhos diferentes quanto à constituição física e psíquica, à construção de valores, a crenças, a hábitos, a comportamentos, a preferências, à imagem corporal etc.
Gênero para a Psicologia Social é valorizar as diferenças como elementos que garantem o equilíbrio da espécie humana.
É falar da igualdade entre masculino e feminino - gênero é biológico e não social.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
"O poder é uma realidade que, semelhante à comunicação e à ideologia, pode ser percebido como onipresente nos grupos, nas comunidades, em qualquer sociedade." A respeito do poder, é incorreto afirmar:
Ele perpassa todos os "departamentos" do cotidiano, está presente na maioria das vezes sem ser percebido, em todos os meandros e momentos da vida social.
São definidas duas formas de poder básicas: o poder como recurso, ou seja, como capacidade de dirigir e o poder como relação, em que para ser, um necessita do outro.
O "poder serviço" é uma relação em que colocamos nossa capacidade, nossos recursos a serviço de outros.
A relação de dominação como poder pode se dar de maneira indireta, caracterizando as pessoas, ou grupos, como portadores de tais e tais qualidades.
A autoridade é uma forma de exercer o poder, nunca sendo positivo já que é um poder de dominação que reivindica um exercício de domínio e hegemonia sobre os outros.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Considere as afirmações sobre Psicologia Social e marque a alternativa incorreta.
Tem como conceito básicos a atividade, a consciência e a identidade e como objetivo conhecer o indivíduo naquilo que lhe é específico e nas suas manifestações sociais.
A identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio e é entendido como algo estático e acabado.
Busca responder à questão de como o homem é sujeito da História e de como ele será mais ou menos atuante, dependendo do grau de autonomia e de iniciativa que alcança.
A atividade humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
A consciência não se limita ao saber lógico, inclui o saber das emoções, dos sentimentos, dos desejos.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a alternativa correta.
Sobre a Psicologia Comunitária, pode-se afirmar:
Sua forma de atuação é, principalmente, proferindo palestras e transmitindo seu conhecimento aos grupos.
A sua forma de atuação continua sendo a mesma, valorizando o intrapsíquico, porém inserida em lutas por melhores condições de vida.
É uma forma de atuação relativamente nova, que visa a uma aproximação com o cotidiano das pessoas, com o objetivo de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida.
Procura levar o conhecimento científico, mantendo as mesmas técnicas, ao maior número de pessoas possível.
Está relacionada exclusivamente a instituições como igrejas, comunidades de bairro, ou seja, grupos formados legalmente.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
"A realidade não é simplesmente construída, mas sim socialmente edificada, ou seja, ela é fundamentalmente social". Em relação à realidade psíquica é incorreto afirmar:
Os papéis sociais não são importantes para a formação da realidade, já que eles já são determinados quando nascemos.
Ela começa com os cinco sentidos, captando informações que vêm do exterior, tornando-se resultado do processamento e integração da informação colhida pelos nossos sentidos.
A aprendizagem da realidade ocorre primeiramente com a família, sendo básica e fundamental.
A realidade vai depender do processo de socialização do individuo com sua sociedade.
A rotina é uma forma de conservar a realidade, já que o indivíduo segue seus hábitos sem mudanças bruscas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...