Questões de Psicologia da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)

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Os indivíduos alcoolizados, mesmo antes de se instalar o alcoolismo, além do odor etílico, são portadores de um conjunto de sinais comuns, entre os quais se destacam:

  • A. tremor intenso pelo corpo todo, perda da memória remota, eritrose cervical, déficit cognitivo, exacerbação da libido.
  • B. agressividade, pensamento psicótico, ciúmes patológicos, descoordenação motora grave e amnésia lacunar retrógrada.
  • C. inchaço abdominal, dormência em partes do rosto, sonolência irresistível, meteorismos intestinais e amnésia lacunar severa.
  • D. rubor e edema moderado da face, edemas das pálpebras, olhos lacrimejantes, eritrose palmar, falta de coordenação motora, suores, tremor fino nas extremidades.

Na Teoria Psicodinâmica, encontramos os chamados pontos de urgência, que devem ser identificados no planejamento do tratamento psicoterápico, a serem combinados com a detecção da situação-problema, com o estabelecimento de uma hipótese psicodinâmica inicial, com a definição de alguns focos, que permitirão a definição de metas terapêuticas para cada tratamento. Por pontos de urgência, autores como Eizirik, Aguiar e Schestatsky entendem:

  • A. situação crítica em seu campo existencial, pela qual o paciente está tendo incapacidade de superação sem ajuda profissional.
  • B. situação de inibições decorrentes de mecanismos de regressão e fixação nas fases ulteriores do desenvolvimento, devido a aspectos transferenciais e contratransferências.
  • C. situação denunciada durante a apresentação da queixa do paciente nas entrevistas iniciais e atribuída por ele como a causa de seu sofrimento emocional ou inibição.
  • D. situação psíquica de conflitos que, ativados pela ação de fatores atuais, são motivadores de ansiedade, defesas ou inibições.

Existem algumas técnicas psicoterápicas já consagradas que podem ser utilizadas independentemente da abordagem teórica utilizada pelo terapeuta, desde a entrevista até o tratamento propriamente dito. Estão entre elas:

  • A. desensibilização sistemática, aproximações sucessivas, condicionamento respondente.
  • B. questionamento, reflexão, reexposição, clarificação, confrontação, silêncio, exploração, reframing.
  • C. interpretação dos sonhos, hipnose, sugestão e associação livre.
  • D. dramatização, catarse, regressão à cena do nascimento.

O conceito de foco em psicoterapia breve serve como uma espécie de roteiro mental para guiar o terapeuta nas dificuldades intra e interpessoais do paciente e pode ajudar a refletir sobre as possibilidades de solucioná-las. Como conceitos complementares à psicoterapia breve de orientação psicodinâmica, encontram-se ainda, a

  • A. experiência emocional corretiva e a maior flexibilidade e atividade do terapeuta.
  • B. identificação dos aspectos transferenciais e contratransferenciais presentes na relação terapêutica.
  • C. associação livre, a neurose de transferência e a abstinência.
  • D. regressão do paciente ao ponto de fixação e a neutralidade do terapeuta.

Considerada uma evolução da avaliação de desempenho e acompanhando a filosofia da gestão participativa, prevê o recebimento de diversos feedbacks daqueles que fazem parte da cadeia produtiva. Como resultado, o avaliado parte para uma correção na sua performance para atender às expectativas da organização. Essa modalidade de avaliação de desempenho recebe o nome de:

  • A. Escala de Mensuração com Âncora Comportamental
  • B. Incidente Crítico
  • C. Avaliação 360°
  • D. Autoavaliação

A teoria das lideranças carismáticas aponta que os seguidores dos líderes carismáticos atribuem a eles capacidades heroicas. Estudos revelam que esses líderes possuem certas características-chave, tais como:

  • A. visão de um futuro melhor, aceitação de risco pessoal, sensibilidade para as necessidades dos liderados e comportamentos não convencionais para a função.
  • B. capacidade de comunicar-se com o corpo, teatralidade na expressão das ideias, iniciativas surpreendentes quando assistidos pelos liderados e aparência física excessivamente cuidada.
  • C. oratória impecável quanto à dicção, histórico de sofrimento pessoal, empatia e senso de justiça exacerbado.
  • D. percepção original dos problemas, capacidade de estabelecer prioridades e foco na solução de problemas.

A inteligência emocional tem demonstrado estar positivamente relacionada ao desempenho no trabalho em todos os níveis, mas parece ser mais relevante nas funções que demandam um alto grau de interação social. Os grandes líderes demonstram sua inteligência emocional exibindo

  • A. inteligência prática, orientação para metas, capacidade de falar em público e justiça.
  • B. autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais.
  • C. liderança para mudanças, pensamento inovador, pensamento lógico e orientação para metas.
  • D. senso democrático, liderança carismática e sensibilidade para com as necessidades do outro.

Quando se fala de modelos organizacionais, entre os mais comuns está aquele que combina duas formas de departamentalização: a funcional e a por produto. Como ponto forte em determinado modelo, está a possibilidade de agrupar especialistas, o que minimiza o número necessário deles e tem como ponto fraco a dificuldade de coordenar as tarefas desses especialistas dentro dos prazos e orçamentos. O enunciado se refere à estrutura

  • A. simples
  • B. de equipe
  • C. matricial
  • D. burocrática

O Triângulo Letal de Schneiderman é composto por fatores predisponentes para o suicídio, entre os quais se verificam:

  • A. ódio de si mesmo, necessidade de barganha com outrem, ganhos secundários potenciais do ato de suicídio.
  • B. ódio de si mesmo, estado de extrema agitação, limitação das forças intelectuais ou percepção estreitada do problema.
  • C. rebaixamento cognitivo, narcisismo primário, estado de extrema agitação.
  • D. identificação com objetos perdidos, incapacidade de suportar frustrações, reveses existenciais reiterados.

A Síndrome de Burnout tem como diferencial diagnóstico:

  • A. alterações psicofisiológicas em situações de irritação, medo ou de imensa felicidade.
  • B. reações típicas da fase do alarme/alerta, fase de resistência, fase de exaustão.
  • C. exaustão emocional, despersonalização, reduzida satisfação pessoal no trabalho.
  • D. exposição a um evento traumático que a pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada.
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