Questões de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Todas as empresas, no decorrer do tempo, passaram a ter consciência de sua responsabilidade social com seus colaboradores, sendo uma das formas mais expressivas através dos benefícios. Podemos considerar que os benefícios oferecidos pelas empresas apresentam como objetivo:

1- Cumprir acordos sindicais por meio das convenções coletivas.

2- Considerar que os candidatos a emprego e que estão em disponibilidade no mercado, sejam atraídos, em grande número, para recrutamento e seleção de pessoas para a empresa.

3- Os benefícios flexíveis permitem acesso a um maior número de empregados e estes podem escolher a totalidade, ou parte de um conjunto de benefícios, de acordo com as alternativas oferecidas pela empresa.

4- Nos parâmetros estabelecidos, considerar as características psicofisiológicas dos trabalhadores, adaptando-as às condições do ambiente, com intuito de proporcionar maior conforto e segurança.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1, 2 e 4.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na motivação organizacional, é importante descobrir com o que os colaboradores estão comprometidos. Sobre a motivação é correto afirmar:

1- A remuneração salarial é o maior fator de motivação para todos os colaboradores.

2- Existem mecanismos para motivar corretamente os colaboradores com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade de vida no trabalho, mas nem sempre essas medidas influenciam no comportamento destes.

3- A motivação e o comprometimento devem somar-se no processo de gestão de pessoas, estando sempre uma ao lado da outra.

4- Diferentes colaboradores buscam diferentes motivações e demonstram comprometimento com diferentes anseios.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1 e 2, somente.

  • B.

    2, 3 e 4, somente.

  • C.

    3 e 4, somente.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No mundo contemporâneo, a gestão de pessoas assume um papel cada vez mais decisivo e participativo na gestão das organizações e na deliberação de políticas internas, com o objetivo de cumprir os preceitos erradicados através da responsabilidade social. Sobre os indicadores de desenvolvimento social é correto afirmar:

  • A.

    Os gestores podem definir as medidas de desempenho sem precisar analisar os cenários de determinada situação.

  • B.

    O desenvolvimento social pode ser mensurado através de indicadores, como a expectativa de vida.

  • C.

    Todo e qualquer indicador, mesmo que sem propiciar mensuração, pode ser considerado medida de desempenho.

  • D.

    É importante, independente do porte do órgão, escolher sempre uma gama de indicadores.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa que condiz com o conceito contemporâneo de liderança, na literatura atual:

  • A.

    O líder é um catalisador de talentos, um facilitador de interações sociais em grupos e equipes.

  • B.

    O líder é uma expressão equivalente a chefe; ou seja, todo chefe, gerente ou diretor é necessariamente um líder.

  • C.

    Os novos modelos de liderança não levam em conta a cultura existente na empresa, pois eles procuram leis universais de liderança que possam ser aplicadas, de forma uniforme, a todas as empresas.

  • D.

    A liderança está relacionada ao conceito de supervisão funcional, em que o importante é o controle das pessoas para alinhá-las aos objetivos determinados no planejamento operacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O uso de jogos matemáticos na psicopedagogia favorece quais categorias de mediação?

  • A.

    A mediação relativa à afetividade, à regulação da motivação, da energia cognitiva e da criatividade.

  • B.

    A mediação intencional relativa aos processos cognitivos, a mediação relativa à imagem de si e a mediação relativa à afetividade.

  • C.

    A mediação intencional, relativa aos processos cognitivos do aluno às suas formas de aprender, à aquisição de hábitos pessoais e sociais.

  • D.

    A mediação relativa à imagem de si, ao seu sentimento de capacidade e ao domínio da impulsividade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando que um dos aspectos fundamentais da atividade matemática é a demonstração, assinale a alternativa correta que distingue o raciocínio demonstrativo do raciocínio plausível:

.

  • A.

    o primeiro permite assegurar o conhecimento matemático e o segundo apóia nossas conjecturas.

  • B.

    o primeiro apóia nossas conjecturas e o segundo permite assegurar o conhecimento matemático.

  • C.

    esses dois tipos de raciocínios são antagônicos por exigirem níveis diferentes de conhecimento.

  • D.

    sendo a matemática uma ciência observável, somente o raciocínio demonstrativo é válido para a aprendizagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando se leva em consideração a concepção da organização cerebral como sendo baseada em sistemas funcionais que se estabelecem num processo filogenético e ontogenético, pode-se apontar duas implicações diretas para a questão do desenvolvimento:

  • A.

    em primeiro lugar, os estágios iniciais do desenvolvimento, as atividades mentais apóiam-se principalmente em funções mais elementares e, em segundo lugar, a postulação da plasticidade cerebral supõe uma desordem inicial, que vai se estruturando ao longo do desenvolvimento do indivíduo.

  • B.

    em primeiro lugar, supõe uma organização básica do cérebro humano, adquirido em função da evolução da espécie em segundo lugar, tem por base a idéia de que a estrutura dos processos mentais e as relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual.

  • C.

    a possibilidade de reordenações das funções cerebrais iniciais é dada a partir da postulação da plasticidade cerebral por outro, os instrumentos e símbolos construídos socialmente determinam uma certa rigidez nessa articulação bio-sócio-histórica.

  • D.

    as várias formas de pensamento ocorrem a partir da operação com sistemas simbólicos. por outro lado, o a idéia de mediação remete a processos de representação mental que se interpõem à capacidade de organização cerebral básica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na modernidade, convivemos com as múltiplas especialidades intervindo num único sujeito que, por sua vez, se caracteriza como um ser global. Pode-se pensar a constituição desse sujeito sob diferentes aspectos, tais como crescimento e maturação, sem, contudo, permitir que os seus sentidos sejam confundidos. Logo, é correto afirmar que o desenvolvimento humano é:

  • A.

    um processo mensurável que implica aumento de tamanho, peso e volume da criança.

  • B.

    o conjunto de evolução de uma estrutura ou função, de transformações sofridas em um processo de aperfeiçoamento do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, viabilizando coordenações mais complexas e refinando as funções adquiridas pela criança.

  • C.

    um processo evolutivo que, a partir das transformações sofridas pelo sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, implica em aquisições instrumentais articuladas à forma como a criança se apropria de novas funções.

  • D.

    o conjunto de produções advindas de um tempo ideal de transformação do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares causadas pela maturação e características evolutivas do meio.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O código de ética do psicopedagogo:

  • A.

    é um documento que contém um conjunto de regras pedagógicas sobre a atuação do psicopedagogo na escola.

  • B.

    prescreve e recomenda um modo de agir socialmente nas instituições, uma vez que o seu campo de atuação se baseia na mediação das situações escolares.

  • C.

    define os traços essenciais do comportamento moral do psicopedagogo, durante o processo de intervenção institucional, predominantemente no diagnóstico psicopedagógico.

  • D.

    estabelece um conjunto de traços essenciais do comportamento moral de um determinado grupo, para efeito de esclarecimento sobre a natureza, a abrangência e a responsabilidade da ação psicopedagógica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa que contempla os conhecimentos específicos de outras teorias e áreas de conhecimento que incidem sobre o objeto de estudo da psicopedagogia.

  • A.

    psicanálise, psicologia social, a epistemologia, a psicologia genética e a lingüística.

  • B.

    psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a fisioterapia.

  • C.

    psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a psicologia genética.

  • D.

    psicologia genética, lingüística, a psicologia social, a antropologia e a epistemologia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...