Questões de Psicologia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV)

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A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.

I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.

II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.

III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.

IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e III estão corretas;

  • D. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

“Violência primária necessária” é um conceito utilizado por Piera Aulagnier e trata-se:

  • A.

    Da necessidade de punição ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta pelo bebê, acarretando a diminuição temporária da frequência dessa mesma resposta;

  • B.

    Da necessidade de negar alguns desejos à criança no período pré linguístico, para que ela desenvolva sua capacidade verbal;

  • C.

    Do fato de a mãe precisar pensar pelo seu bebê, nos seus primeiros momentos. Ela utilizase de sua capacidade de pensar, para criar uma “fala”, “um desejo” como sendo o do seu filho;

  • D.

    Da necessidade de diferenciação entre mãe e bebê, após uma fase em que ocorreu um estado de fusão entre ambos;

  • E.

    Da sensação da criança, quando a mãe não está presente de que foi abandonada, que faz com que o bebê se volte contra a mãe com atos agressivos.

Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.

  • A.

    Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.

  • B.

    Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi “investido” pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse “investimento” que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.

  • C.

    Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.

  • D.

    Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.

  • E.

    Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.

Baseando-se na teoria de desenvolvimento proposta por Wallon, analise as premissas abaixo:

I. O desenvolvimento não se dá de maneira linear e contínua, mas por integração de novas funções e aquisições às anteriores. A acumulação quantitativa de funções culmina na evolução qualitativa delas, a partir de uma nova organização em que as dimensões motora, afetiva e cognitiva se integram de maneira diversa da fase anterior, alternando-se no exercício de predominância de uma sobre as demais.

II. Wallon admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, a da preponderância funcional e a da integração funcional.

III. Wallon compartilha com Vygotsky a mesma matriz epistemológica, e que, para Wallon, o outro é o principal mediador, enquanto, em Vygotsky, o sistema de signos e símbolos ocupa tal papel.

IV. O lugar ocupado pela criança na constelação familiar contribui para definir a sua subjetividade, e que as atitudes dos pais frente aos filhos variam, modificando as interações e mediações entre eles. Além disso, o significado familiar a respeito da singularidade de cada membro contribui para vivências particulares, sendo determinado historicamente.

V. Para Wallon, a estrutura de pares é etapa necessária ao desenvolvimento do pensamento categorial, permitindo à criança afirmar as qualidades e as relações existentes, a partir dos conflitos e contradições entre a estrutura elementar do par e as interações entre os pares.

VI. A Teoria das Emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, III e VI estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, IV, V e VI estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e VI estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II, IV, V e VI estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

O conceito de personalidade total ou psique é um aspecto central da psicologia junguiana. Esta totalidade não se obtém colocando as partes lado a lado, à maneira de um quebra cabeça, está presente desde o começo, embora leve tempo para amadurecer. O princípio organizador da personalidade é um arquétipo a que Jung deu o nome de:

  • A.

    Persona;

  • B.

    Self;

  • C.

    Sombra;

  • D.

    Anima;

  • E.

    Animus.

Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases:

  • A.

    Linguagem egocêntrica, linguagem interior e linguagem exterior;

  • B.

    Linguagem hereditária, linguagem social e linguagem simbólica;

  • C.

    Linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior;

  • D.

    Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e linguagem social;

  • E.

    Linguagem familiar, linguagem social e linguagem interior.

Sobre o pensamento pedagógico de Jung analise as premissas abaixo:

I. Autoconhecimento e adaptação ao mundo são dois polos em torno dos quais giram suas propostas educacionais.

II. A verdadeira educação só pode ser transmitida pela personalidade do professor, pois o que conta não é o que ensina mediante palavras e, sim, o que ele verdadeiramente é.

III. Mais do que educar a criança é necessário educar o educador, o qual, antes de buscar conhecer metodologias, precisa conhecer tanto seus próprios processos psíquicos como os do educando.

 IV. Jung propõe romper as fissuras e restabelecer a comunicação da consciência com o inconsciente, por meio da fantasia, porque o processo de individuação, embora esteja sujeito à genética, ao ambiente e à educação, depende da sintonia de cada um com sua essência.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • B.

    Somente a alternativa I, II e III estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Segundo Harry Stack Sullivan, três processos são vivenciados pela criança no desenvolvimento da personalidade:

  • A.

    Narcisismo, criatividade e autopercepção;

  • B.

    Animismo, simbolismo e individuação;

  • C.

    Egocentrismo, individualismo e interiorização;

  • D.

    Projeção, deslocamento e identificação;

  • E.

    Dinamismo, personificações e processos cognitivos.

A respeito do complexo de Édipo, Erich Fromm, discorda de Freud e afirma que o mito de Édipo deve ser entendido, não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como:

  • A.

    O desejo inconsciente que o filho tem pela figura materna;

  • B.

    A rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal;

  • C.

    Resultado de uma rivalidade sexual, em busca da atenção materna;

  • D.

    A necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai;

  • E.

    Resultantes do conflito entre as paixões irracionais da criança e a "realidade" representada pelos pais e a sociedade.

Segundo a Teoria Behaviorista, o comportamento do bebê, ao balbuciar, ao agarrar objetos, e ao olhar os enfeites do berço, são exemplos de:

  • A.

    Comportamento Respondente;

  • B.

    Reforço Positivo;

  • C.

    Comportamento Operante;

  • D.

    Discriminação de estímulos;

  • E.

    Generalização.

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