Lista completa de Questões de Psicologia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.
I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.
II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.
III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.
IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas II e IV estão corretas;
Somente as alternativas I e III estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Violência primária necessária é um conceito utilizado por Piera Aulagnier e trata-se:
Da necessidade de punição ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta pelo bebê, acarretando a diminuição temporária da frequência dessa mesma resposta;
Da necessidade de negar alguns desejos à criança no período pré linguístico, para que ela desenvolva sua capacidade verbal;
Do fato de a mãe precisar pensar pelo seu bebê, nos seus primeiros momentos. Ela utilizase de sua capacidade de pensar, para criar uma fala, um desejo como sendo o do seu filho;
Da necessidade de diferenciação entre mãe e bebê, após uma fase em que ocorreu um estado de fusão entre ambos;
Da sensação da criança, quando a mãe não está presente de que foi abandonada, que faz com que o bebê se volte contra a mãe com atos agressivos.
Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.
Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.
Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi investido pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse investimento que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.
Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.
Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.
Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.
Baseando-se na teoria de desenvolvimento proposta por Wallon, analise as premissas abaixo:
I. O desenvolvimento não se dá de maneira linear e contínua, mas por integração de novas funções e aquisições às anteriores. A acumulação quantitativa de funções culmina na evolução qualitativa delas, a partir de uma nova organização em que as dimensões motora, afetiva e cognitiva se integram de maneira diversa da fase anterior, alternando-se no exercício de predominância de uma sobre as demais.
II. Wallon admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, a da preponderância funcional e a da integração funcional.
III. Wallon compartilha com Vygotsky a mesma matriz epistemológica, e que, para Wallon, o outro é o principal mediador, enquanto, em Vygotsky, o sistema de signos e símbolos ocupa tal papel.
IV. O lugar ocupado pela criança na constelação familiar contribui para definir a sua subjetividade, e que as atitudes dos pais frente aos filhos variam, modificando as interações e mediações entre eles. Além disso, o significado familiar a respeito da singularidade de cada membro contribui para vivências particulares, sendo determinado historicamente.
V. Para Wallon, a estrutura de pares é etapa necessária ao desenvolvimento do pensamento categorial, permitindo à criança afirmar as qualidades e as relações existentes, a partir dos conflitos e contradições entre a estrutura elementar do par e as interações entre os pares.
VI. A Teoria das Emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, III e VI estão corretas;
Somente as alternativas II, IV, V e VI estão corretas;
Somente as alternativas I e VI estão corretas;
Somente as alternativas I, II, IV, V e VI estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
O conceito de personalidade total ou psique é um aspecto central da psicologia junguiana. Esta totalidade não se obtém colocando as partes lado a lado, à maneira de um quebra cabeça, está presente desde o começo, embora leve tempo para amadurecer. O princípio organizador da personalidade é um arquétipo a que Jung deu o nome de:
Persona;
Self;
Sombra;
Anima;
Animus.
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases:
Linguagem egocêntrica, linguagem interior e linguagem exterior;
Linguagem hereditária, linguagem social e linguagem simbólica;
Linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior;
Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e linguagem social;
Linguagem familiar, linguagem social e linguagem interior.
Sobre o pensamento pedagógico de Jung analise as premissas abaixo:
I. Autoconhecimento e adaptação ao mundo são dois polos em torno dos quais giram suas propostas educacionais.
II. A verdadeira educação só pode ser transmitida pela personalidade do professor, pois o que conta não é o que ensina mediante palavras e, sim, o que ele verdadeiramente é.
III. Mais do que educar a criança é necessário educar o educador, o qual, antes de buscar conhecer metodologias, precisa conhecer tanto seus próprios processos psíquicos como os do educando.
IV. Jung propõe romper as fissuras e restabelecer a comunicação da consciência com o inconsciente, por meio da fantasia, porque o processo de individuação, embora esteja sujeito à genética, ao ambiente e à educação, depende da sintonia de cada um com sua essência.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I e IV estão corretas;
Somente a alternativa I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas II e III estão corretas;
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Segundo Harry Stack Sullivan, três processos são vivenciados pela criança no desenvolvimento da personalidade:
Narcisismo, criatividade e autopercepção;
Animismo, simbolismo e individuação;
Egocentrismo, individualismo e interiorização;
Projeção, deslocamento e identificação;
Dinamismo, personificações e processos cognitivos.
A respeito do complexo de Édipo, Erich Fromm, discorda de Freud e afirma que o mito de Édipo deve ser entendido, não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como:
O desejo inconsciente que o filho tem pela figura materna;
A rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal;
Resultado de uma rivalidade sexual, em busca da atenção materna;
A necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai;
Resultantes do conflito entre as paixões irracionais da criança e a "realidade" representada pelos pais e a sociedade.
Segundo a Teoria Behaviorista, o comportamento do bebê, ao balbuciar, ao agarrar objetos, e ao olhar os enfeites do berço, são exemplos de:
Comportamento Respondente;
Reforço Positivo;
Comportamento Operante;
Discriminação de estímulos;
Generalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...