Questões de Psicologia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A metapsicologia freudiana traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da psicanálise. É um método de abordagem de acordo com o qual todo processo mental é considerado em relação a três coordenadas:

  • A.

    Pulsão, sexualidade e prazer;

  • B.

    Id, ego e superego;

  • C.

    Consciente, pulsional e inconsciente;

  • D.

    Dinâmica, topográfica e econômica;

  • E.

    Superioridade, inferioridade e normalidade.

Sobre a teoria da Personalidade difundida por Erik Erickson, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Erikson atribuiu ao ego qualidades como confiança e esperança, autonomia e vontade, diligência e competência, identidade e fidelidade, intimidade e amor, generatividade, cuidado e integridade, por serem valores universais, e os quais reúnem três esferas reciprocamente essenciais, o ciclo de vida do indivíduo, a estrutura social básica e a sequência de gerações.

  • B.

    Erikson acreditava na potencialidade do superego criativo, por encontrar soluções criativas para os problemas que surgem em cada estágio, pois quando se sente ameaçado encontra novas soluções, operando em conjunto com o id e o ego.

  • C.

    Erikson concentrou a sua atenção na força potencial do ego. Sua concepção sobre o ego era socializada e histórica, pois além dos fatores genéticos, fisiológicos e anatômicos, existem influências culturais e históricas.

  • D.

    Quanto às dimensões que a identidade do ego poderia ter, caracterizou quatro aspectos da realidade aos quais a identidade deveria estar ligada: a factualidade, um senso de realidade ou universalidade, a realidade e a sorte ou acaso.

  • E.

    A teoria psicossocial enfatiza o conceito de identidade, a qual se forma no 5º estágio, e o de crise que, sem possuir um sentido dramático, está presente em todas as idades, sendo a forma como é resolvida determinante para resolver na vida futura os conflitos.

Para Freud, este é um mecanismo mais arcaico que o recalcamento, em que o representante pulsional incômodo não é recalcado, mas o indivíduo depende dele, recusando-se a admitir que possa se tratar de uma pulsão que o atinja pessoalmente:

  • A.

    Deslocamento;

  • B.

    Recusa;

  • C.

    Isolamento;

  • D.

    Sublimação;

  • E.

    Denegação.

A partir do momento em que a criança alcança o estágio das operações formais, são constituídas as operações hipotético-dedutivas, ou seja, a criança começa a raciocinar sobre hipóteses independentes do conteúdo. Piaget identificou essa nova estrutura com a estrutura de grupo matemático de Klein (grupo comutativo com quatro elementos). Esse grupo tem como elementos básicos quatro transformações, chamadas de: inversão ou negação, reciprocidade, correlatividade e identidade. Essas quatro transformações não incidem sobre as proposições simples, mas sim, incidem sobre as 16 combinações binárias resultantes do conjunto P(A), e são fechadas sobre tal conjunto. Essa estrutura, ou grupo de transformações, Piaget conceituou como:

  • A.

    Juízo sintético;

  • B.

    INRC;

  • C.

    Adaptação;

  • D.

    Egocentrismo;

  • E.

    Shifting.

A fase em que o ego começa a emergir, quando as necessidades do id entram em conflito com o ambiente é chamada por Freud de:

  • A.

    Anal;

  • B.

    Fálica;

  • C.

    Oral;

  • D.

    Latência;

  • E.

    Genital.

Para que se possa falar em estágio, nos termos propostos por Piaget, são necessários alguns critérios. Sobre as exigências básicas para caracterizar os estágios no desenvolvimento cognitivo, analise as premissas abaixo:

I. A ordem das aquisições deve ser constante, trata-se de uma ordem sucessiva e não apenas cronológica, que depende da experiência do sujeito e não apenas de sua maturação ou do meio social.

II. Todo estágio tem de ser integrador, ou seja, as estruturas elaboradas em determinada etapa devem tornar-se parte integrante das estruturas das etapas seguintes.

III. Um estágio corresponde a uma estrutura de conjunto que se caracteriza por suas leis de totalidade, e não, pela justaposição de propriedades estranhas umas às outras.

IV. Um estágio compreende, ao mesmo tempo, um nível de preparação e um nível de acabamento.

V. É preciso distinguir, em cada sequência de estágios, o processo de formação ou gênese e as formas de equilíbrio final.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e V estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, III e V estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A Zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado por Vygotsky, denomina a distância entre:

  • A.

    O nível de desenvolvimento possível e o nível de desenvolvimento provável;

  • B.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento desejado;

  • C.

    O nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento cognitivo;

  • D.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial;

  • E.

    O nível de desenvolvimento eventual e o nível de desenvolvimento provocado.

Segundo Piaget, o significante é constituído pela acomodação, enquanto o significado é dado pela:

  • A.

    Adaptação;

  • B.

    Equilibração;

  • C.

    Assimilação;

  • D.

    Maturação;

  • E.

    Representação.

A aquisição do conhecimento e seu acúmulo são garantidos por quatro fatores, que Piaget denominou de fatores do desenvolvimento mental. Assinale a alternativa que corresponde corretamente:

  • A.

    Maturação, experiência adquirida na ação efetuada, interações e transmissões sociais e equilibração;

  • B.

    Heteronomia, autonomia, moralidade e anomia;

  • C.

    Pré-operatório, operações concretas, sensório-motor e operações formais;

  • D.

    Crescimento orgânico; linguagem, percepções e reflexos;

  • E.

    Hereditariedade, assimilação, equilibração e acomodação.

A linguagem, segundo Vygotsky, age no sentido de modificar estruturalmente as funções psicológicas superiores, sendo assim, em seu sentido amplo, é considerada pelo autor como um:

  • A.

    Instrumento;

  • B.

    Símbolo;

  • C.

    Signo;

  • D.

    Mediador terciário;

  • E.

    Sistema simbólico primário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...