Questões de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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A Psicoterapia Breve é uma prática clínica distinta da Psicanálise, sendo a delimitação do seu tempo de duração um dos fatores responsáveis por essa distinção. Assim, considerando o papel e a importância técnica deste fator, é incorreto afirmar.

  • A.

    Favorece a instalação da neurose de transferência.

  • B.

    Inibe as satisfações regressivas.

  • C.

    Restringe as resistências, pois também restringe os ganhos secundários que lhes estão associados.

  • D.

    Tem por suporte a focalização de uma problemática central (sintoma, queixa, característica de personalidade etc).

  • E.

    Deve ser claramente definido no contrato, para que as vivências que desencadeia, por exemplo, de separação e de abandono, sejam elaboradas

A interdisciplinaridade é um enfoque fundamental na composição da equipe de saúde. Dessa forma, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a equipe multiprofissional vem desenvolvendo suas atividades coletivas em contexto pluralista, no eixo da integralidade que determina a inexistência do espaço para as especificidades das profissões.

  • B.

    os diversos saberes integrados estabelecem inter-relações de práticas comuns, garantindo a unidade e, da mesma forma, as práticas próprias das diversas disciplinas.

  • C.

    os conflitos e as dificuldades da ação integrada da equipe de saúde, são, em parte, resultantes da formação acadêmica que raramente proporciona essa vivência.

  • D.

    o modelo hegemônico hospitalocêntrico vem sendo superado, estando o terapeuta ocupacional reconfigurando sua prática numa tendência contemporânea, resignificando seu papel na equipe multiprofissional.

  • E.

    na prática profissional, as equipes atuam em serviços que transitam saberes e tecnologias diferenciadas, sendo discutidos temas significativos, como a fragilidade da vida, morte, dor e qualidade de vida.

Em relação ao processo de entrevista, é incorreto afirmar que

  • A.

    quando realizada com crianças, para que se favoreça a transferência ou empatia, é preciso estabelecer uma relação simétrica, inclusive na definição do enquadre.

  • B.

    no contexto hospitalar, alguns aspectos do enquadre, por exemplo, o tempo de duração de entrevista, deve, muitas vezes, ser adequado à condição da hospitalização.

  • C.

    num psicodiagnóstico, utilizamos a entrevista de devolução para transmitir ao cliente a compreensão dos resultados obtidos, em seus aspectos positivos e negativos.

  • D.

    numa entrevista psicoterápica, na qual prevaleça uma relação empática, veremos o psicólogo tentando perceber o outro tal qual ele se percebe.

  • E.

    numa entrevista, o processo comunicativo compreende tanto a linguagem verbal como a não-verbal, esta última em todas as suas modalidades de ocorrência.

Atualmente, observa-se a discussão de uma situação de estresse vinculada as situações de trabalho: a Síndrome de Burnout. Assinale a alternativa cuja afirmação, em relação a essa síndrome, é incorreta.

  • A.

    Decorre de uma constante e repetitiva pressão emocional associada a um intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.

  • B.

    Sua manifestação está associada à existência de distúrbios psicopatológicos que a precedem.

  • C.

    Dentre as manifestações físicas que apresenta, temos: fadiga crônica, freqüentes dores de cabeça, problemas com o sono, úlceras digestivas, hipertensão arterial etc.

  • D.

    A ênfase está nos sintomas comportamentais e mentais e não, nos sintomas físicos.

  • E.

    Ocorrem manifestações emocionais do tipo: falta de realização pessoal, tendências a avaliar o próprio trabalho de forma negativa, vivências de insuficiência profissional, sentimentos de vazio, esgotamento, fracasso, impotência e baixa auto- estima.

No âmbito do grupo e, em particular, das relações de vínculo familiar, ocorre um fenômeno que pode ser descrito assim: "Trata-se de experiências vivenciais em que o impasse, a ambivalência e a confusão mentais são a conseqüência de mensagens comunicativas contraditórias e impossíveis de ser logicamente obedecidas." (Osório, 2000).

Assinale a alternativa que identifica corretamente este fenômeno.

  • A.

    Duplo Vínculo de Amor.

  • B.

    Vínculo de Ódio.

  • C.

    Duplo Vínculo.

  • D.

    Vínculo de Conhecimento.

  • E.

    Vínculo de Reconhecimento.

Em relação ao conceito de grupo no contexto da prática psicoterápica, é incorreto afirmar.

  • A.

    O tamanho do grupo deve considerar a viabilidade do processo comunicativo verbal e não-verbal em suas várias possibilidades, ou seja, visual, auditiva e verbal.

  • B.

    Um conjunto de pessoas forma um grupo, quando desenvolvem ações voltadas para objetivos que podem ou não ser compartilhados.

  • C.

    Num processo grupal, é possível distinguir dois níveis de identidade: aquela genuína ao grupo e aquela específica a cada membro do grupo.

  • D.

    Os membros de um grupo habitam um campo dinâmico no qual as interações afetivas gravitam em torno de fantasias, ansiedades, papéis etc.

  • E.

    No processo grupal, observa-se tanto uma força de fortalecimento como de desintegração da coesão grupal.

Sobre os fundamentos teóricos e técnicos do atendimento clínico psicoterápico com o adolescente, é incorreto afirmar que

  • A.

    as vivências adolescentes devem ser abordadas, considerando-se a organização do tempo que lhes é peculiar, ou seja, em função da realidade e não, do seu desejo imediato.

  • B.

    a participação dos pais na psicoterapia é uma exigência legal, todavia, ainda que não o fosse, seria necessária a inserção dos mesmos, uma vez que os lutos típicos da adolescência são vivenciados com eles.

  • C.

    numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.

  • D.

    numa perspectiva psicanalítica, diríamos que a contratransferência do analista poderá ocorrer tanto em relação ao adolescente como em relação aos pais deste.

  • E.

    a utilização de atividades como pintura e desenho são, muitas vezes, evitadas pelo adolescente, pois, dentre outros motivos, colocam-no num funcionamento infantilizado, o que, no contexto do luto pela identidade, gera angústia.

No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:

I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.

II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.

III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".

Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.

  • A.

    O reforço utilizado pela mãe foi negativo, quando deveria ser positivo.

  • B.

    O comportamento de mal-criação de João era respondente, mas a mãe o abordou como se fosse operante.

  • C.

    A mãe agiu corretamente, mas houve uma generalização da resposta de mal-criação (chorar, xingar e gritar), o que impediu sua extinção.

  • D.

    O procedimento da mãe não permitiu o estabelecimento de uma relação de contigüidade entre o comportamento de mal- criação e o reforço utilizado (punição).

  • E.

    O esquema de reforçamento utilizado pela mãe diante do comportamento de mal-criação foi de razão variável, quando deveria ser de razão fixa.

Em relação aos fundamentos teóricos da Gestalt-Terapia, considere as seguintes afirmações:

I. O campo organismo/ambiente forma uma unidade inseparável, uma totalidade cujo significado emerge das inter e intra-relações entre as partes que formam um dado todo.

II. Contato é o processo psíquico ou comportamento pelo qual o indivíduo entra em relação consigo, com o outro e com o mundo em busca da diferenciação. É um processo ativo e consciente de ajustamento criativo e enfatiza o indivíduo como um ser relacional.

III. As formas como o organismo estabelece contato com seu meio e como o transforma podem ser mais ou menos saudáveis ou mais ou menos adoecedoras. A doença é uma perturbação no processo de formação- destruição-reforma de Gestalten, a qual interrompe o fluxo natural da experiência.

IV. É a dimensão do aqui-agora, com sua ênfase no sentir, nos afetos, nas sensações, no relacional, traz a possibilidade de transformação. Trata-se de valorizar o sentir acima do pensar; a experiência, acima do pensar sobre. É nesta perspectiva que se desconsidera a história de vida do indivíduo como relevante para compreensão de sua condição existencial.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas

  • E.

    I, II e III, apenas.

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