Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a seguinte definição sobre um mecanismo de defesa: "Comportamento ou idéia cuja manifestação é oposta a um desejo recalcado e que foi constituído em reação a este desejo". Assinale a alternativa que denomina corretamente este mecanismo.
Projeção.
Deslocamento.
Clivagem.
Formação Reativa.
Racionalização.
Na análise do Rorschach, os determinantes das respostas são fatores relevantes para a sua interpretação. Dentre estes, temos o determinante Forma (F), que corresponde ao contorno utilizado para dar uma certa configuração, precisa ou imprecisa, ao borrão da lâmina. Assinale o item que identifica corretamente um aspecto possível de ser avaliado por este tipo de determinante.
A capacidade do ego para organizar, planejar e controlar o comportamento.
A atividade de pensamento, enquanto expressão da capacidade de síntese.
A atividade imaginativa criadora e o grau de maturidade e consciência da vida interior.
O grau de excitabilidade afetiva em relação à exteriorização das emoções.
O estado de angústia e/ou de ansiedade, enquanto correlato(s) do humor depressivo.
Considerando os diversos tipos de testes utilizados no psicodiagnóstico, observe o seguinte conjunto de afirmações:
I. O Rorschach, um dos testes projetivos mais utilizados, deve ser interpretado considerando-se, dentre outros aspectos, a localização da resposta, os determinantes das respostas (forma, cor, sombra e "movimento") e o conteúdo das respostas.
II. O Teste de Apercepção Temática (TAT), que também é um teste projetivo, baseia-se na análise do conteúdo de histórias elaboradas a partir de lâminas com desenhos vagos. Esses estímulos são ambíguos, mas, quando comparados com as manchas do Rorschach, mostram-se relativamente estruturados. Avalia, dentre outros aspectos, os conflitos subjacentes à organização da personalidade e os mecanismos de defesa do ego.
III. O Teste Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) fundamenta-se na existência de uma relação mensurável entre fatores da personalidade e o tônus muscular. Esta relação permite a avaliação clínica de características da personalidade como a agressividade e a tendência à inibição ou excitação.
IV. O Teste do Desenho da Casa, Árvore e Pessoa (HTP) compreende duas etapas de aplicação: uma gráfica, em que é solicitado o desenho das figuras que dão título ao teste, e uma verbal, na qual se requer, um comentário sobre cada figura ou as respostas a uma série de perguntas sobre estas. A figura da casa, em geral, informa as inter-relações familiares, a figura da árvore e da pessoa informam, dentre outros aspectos, a auto-imagem e o autoconceito. Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
II, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Tendo em foco o processo de avaliação psicológica e suas características, assinale a alternativa incorreta.
Os testes projetivos são fundamentados no princípio de que estímulos não-estruturados, portanto, vagos e ambíguos, favorecem a projeção de aspectos da personalidade, sejam estes conscientes ou inconscientes.
Numa avaliação psicológica, o estabelecimento de um bom rapport refere o conjunto de motivações e esforços do testando para adequar-se às condições de aplicação do teste, ou seja, o conjunto de iniciativas que, oriundas dele, evidencia e efetiva seu interesse e cooperação para um bom desempenho face a realização do teste.
O psicodiagnóstico, considerando os testes e as informações sobre a história de vida e a história clínica do sujeito, pode ter, dentre outros objetivos, a classificação nosológica e/ou o diagnóstico diferencial.
Em geral, as etapas de um psicodiagnóstico são as seguintes: i) contato inicial para marcação de entrevista inicial, ii) realização de entrevista inicial para a averiguação do motivo, a definição de hipóteses e o estabelecimento do objetivo da avaliação, iii) planejamento, seleção e aplicação dos instrumentos de avaliação, iv) levantamento, análise, interpretação e integração dos dados coletados (quantitativos e qualitativos) e v) comunicação dos resultados e encerramento do processo.
A entrevista de devolução deve ser estabelecida durante as entrevistas iniciais, quando se define o enquadre do processo de psicodiagnóstico. Nela, observa-se a comunicação dos resultados, a qual deve ser feita de forma clara e com especial atenção à abordagem da ansiedade mobilizada no examinando, pelo resultado. É, também, um momento para orientação e encaminhamento terapêutico.
Observe a seguinte afirmação: "Configura-se uma situação terapêutica em que a relação interpessoal do analista com o analisante é marcada pela atualização dos desejos inconscientes do segundo no primeiro. Trata-se, em sua forma positiva ou negativa, de uma resistência à rememoração do material recalcado". Assinale a alternativa que identifica corretamente o conceito descrito nessa afirmação.
Transferência.
Resistência.
Contratransferência.
Deslocamento.
Inibição.
Admita a seguinte situação: "Uma mulher, a Sra. G.C., que foi seguidas vezes agredida pelo marido, resolveu procurar a psicóloga que trabalha na comunidade com o seguinte questionamento: devo ou não denunciar meu marido?". Considerando que a psicóloga, a partir da teoria formulada por Rogers, prestou um aconselhamento psicológico à Sra. G.C., observe as afirmações abaixo.
I. Procurou observar as percepções e as vivências da Sra. G.C., pois é em função destas que ela reage e reagirá à situação.
II. Interveio mediante o envio de mensagens que reforçassem positivamente determinadas respostas do domínio da consciência da Sra.G.C., para, assim, operar a modelagem de um comportamento adequado à situação.
III. Valorizou todo o domínio de experiência que a Sra. G.C. tem em sua consciência, ou seja, seu quadro de referência interno (sentimentos, percepções e lembranças), já que este é o melhor parâmetro para sua auto-observação.
IV. Pautou o aconselhamento em função da observação do autoconceito da Sra G.C., já que a imagem que ela tem de si, positiva ou negativa, ou seja, do seu eu, é que regula seu comportamento.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os itens associados à concepção de Rogers.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas
I, II, III e IV.
No âmbito da teoria psicanalítica, o ego é a instância psíquica responsável pela solução dos conflitos inconscientes. Observe a seguinte descrição: "Operação pela qual o ego localiza em outro - uma pessoa, animal ou objeto - qualidades, sentimentos que desdenha ou recusa em si" (Laplanche & Pontalis, 2003). Assinale a alternativa que identifica corretamente esse mecanismo de defesa utilizado pelo ego.
Recusa.
Negação.
Foraclusão.
Projeção.
Formação reativa.
Sobre o uso de entrevista no âmbito da psicologia, é incorreto afirmar que
dentre os tipos de entrevistas utilizadas, temos a livre ou aberta e a semi-estruturada.
dependendo do objetivo, ou seja, se a entrevista é de avaliação ou terapêutica, teremos uma relação simétrica ou assimétrica.
a relação entre o psicólogo e o cliente configura um tipo de relação interpessoal caracterizada por fenômenos, como, por exemplo, transferência, rapport e empatia.
numa entrevista, tanto devemos considerar a linguagem verbal como a não-verbal (postura, vestimenta, olhar, expressão facial etc.).
uma entrevista psicológica, em termos gerais, visa obter informações que permitam realizar uma recomendação, um encaminhamento ou uma intervenção que propicie benefício ao entrevistado.
Considere a seguinte caracterização: "É uma perturbação que dura, pelo menos, 6 meses e inclui, pelo menos, 1 mês de sintomas da fase ativa, isto é, dois ou mais dos seguintes tipos: i) delírio, ii) alucinação, iii) discurso desorganizado, iv) comportamento amplamente desorganizado ou catatônico e v) sintomas negativos (embotamento afetivo, alogia e avolição)". Assinale o item que identifica corretamente o transtorno em questão.
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Transtorno Bipolar.
Síndrome de Pânico.
Esquizofrenia.
Transtorno Conversivo.
Observe a seguinte definição: "Trata-se da vivência de percepção de um objeto, de forma clara e definida (voz, ruído, imagem), sem o estímulo sensorial respectivo, ou seja, sem a presença real do objeto" (Souza, Guimarães & Balone, 2004). Assinale o item que identifica corretamente essa alteração psicopatológica.
Delírio.
Neologismo.
Perseveração.
Estado oniróide.
Alucinação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...