Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na abordagem sociopsicodramática, fundamentada em Moreno, a atuação do coordenador do grupo se caracteriza como

  • A. diretiva, porém mantendo a simetria entre coordenador e participantes.
  • B. de laissez-faire, deixando que o grupo siga seu próprio movimento.
  • C. não-diretiva, nos moldes da terapia centrada no cliente de Carl Rogers.
  • D. investigativa externa, seguindo o processo grupal de fora para dentro.
  • E. uma postura de líder autoritário, que mantém o grupo focado nos objetivos.

Uma noção básica no trato de grupos e sistemas humanos é o princípio da não-somatividade. De acordo com esse princípio,

  • A. os avanços atingidos por um grupo, em uma sessão, não necessariamente se apresentarão nas sessões seguintes.
  • B. o fenômeno que centraliza a atividade de qualquer grupo é a somatória dos objetivos individuais do grupo.
  • C. pode-se falar de uma “personalidade de grupo” que extrapola as características somáticas dos indivíduos que o compõem.
  • D. as questões psicossomáticas do coletivo grupal devem ser tratadas no lugar das questões individuais.
  • E. um grupo não é um mero somatório de individualidades e não pode ser com elas confundido.

A escuta, no contexto psicoterápico ou psicodiagnóstico, em seu contexto mais amplo significa

  • A. ouvir atentamente o que o paciente diz, procurando identificar o que é omitido.
  • B. ouvir passivamente o que o paciente diz, constituindo um receptáculo para suas angústias.
  • C. interpretar ativamente o que o paciente diz, identificando conteúdos ocultos do discurso.
  • D. prestar atenção ao que é dito para receber as mensagens e procurar decodificá-las.
  • E. prestar atenção ao que é dito para identificar pontos de ansiedade e eliminá-los.

Com as modificações sofridas pela família nos séculos XX e XXI, a terapia familiar sistêmica tem-se voltado principalmente para

  • A. a incorporação da rede social de apoio da família ao processo de psicoterapia familiar.
  • B. a resolução dos conflitos intrapsíquicos individuais, conscientes e inconscientes, dos membros da família.
  • C. o aproveitamento e o fortalecimento dos recursos psíquicos e de outra natureza do grupo familiar.
  • D. a inclusão do grupo familiar em atividades comunitárias e colaborativas que fortaleçam seus vínculos.
  • E. a utilização do diálogo como forma de recuperação da homeostase perdida em decorrência de crises experienciadas.

No campo da psicopatologia, uma das principais contribuições de Karl Jaspers foi ter

  • A. diferenciado o conceito de normalidade do conceito de normalidade estatística.
  • B. descartado a relação entre doenças somáticas e transtornos psíquicos.
  • C. eliminado a visão de homossexualidade como conduta patológica.
  • D. comprovado o substrato inconsciente das psiconeuroses.
  • E. demonstrado a natureza exclusivamente social das doenças mentais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “saúde” pode ser conceituada como

  • A. a ausência de doença física ou mental identificável.
  • B. o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social.
  • C. o que é determinado por um saber técnico como “não doente”.
  • D. o aproveitamento integral dos recursos psíquicos e físicos do organismo na vida diária.
  • E. uma expressão cultural e social que não é passível de definição.

A entrevista psicológica não diretiva visa essencialmente a

  • A. discutir com o cliente as hipóteses levantadas a partir dos testes psicológicos aplicados.
  • B. compreender o cliente e o que se passa aqui e agora na própria relação.
  • C. estimular a transferência para identificar como o cliente vivencia as relações interpessoais.
  • D. usar estratégias que levem o cliente a expressar os sentimentos inconscientes.
  • E. obter o máximo de informações objetivas sobre o histórico do cliente.

Na entrevista psicológica não diretiva, fundamentada nas ideias de Carl Rogers, é muito importante favorecer a comunicação. Para isso, o entrevistador deve

  • A. permitir que o entrevistado defina o campo da entrevista.
  • B. explicitar para o entrevistado o tipo de informação que deseja obter.
  • C. solicitar ao entrevistado detalhes de temas que lhe pareçam mais interessantes.
  • D. propor algumas soluções concretas para dificuldades verbalizadas pelo entrevistado.
  • E. evitar o aumento da ansiedade do entrevistado usando estratégias que a atenuem.

Na visão dos adeptos do psicodiagnóstico psicodinâmico, na prática do psicodiagnóstico com crianças, após a entrevista inicial é recomendável aplicar

  • A. provas de habilidades cognitivas.
  • B. técnicas projetivas temáticas.
  • C. técnicas projetivas gráficas.
  • D. técnicas de terapia familiar.
  • E. inventários objetivos de personalidade.

Ao selecionar as técnicas que serão usadas na realização de um psicodiagnóstico, o psicólogo terá à disposição técnicas idiográficas e técnicas nomotéticas. As técnicas idiográficas caracterizam-se por

  • A. adotar uma abordagem psicométrica, na qual os resultados do examinando são avaliados em relação ao desempenho da população à qual pertence.
  • B. depender essencialmente da habilidade do profissional que as utiliza em articular o desempenho do examinando com informações obtidas de outras fontes.
  • C. fazer uso de técnicas gráficas em diferentes contextos, cada qual com exigências próprias de habilidade do profissional e atributos psicométricos de cada técnica.
  • D. dar destaque aos aspectos patológicos dos processos mentais revelados pelo examinando, em oposição às técnicas nomotéticas que se restringem ao espectro da normalidade.
  • E. dispor de melhores qualidades psicométricas do que as técnicas nomotéticas, o que assegura uma avaliação mais objetiva do desempenho do examinando.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...