Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Estudos realizados recentemente sobre a rebeldia dos adolescentes têm indicado que

  • A. como acreditava S. Freud, os conflitos com a família durante a adolescência são inevitáveis e universais.
  • B. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias afetuosas e compreensivas em relação ao adolescente.
  • C. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias mais críticas e autoritárias em relação ao adolescente.
  • D. um vínculo forte e estável entre os pais é o principal fator para a eliminação de conflitos com o adolescente.
  • E. não há relação entre a dinâmica familiar em qualquer nível e a intensidade dos conflitos com o adolescente.

O neologismo “adultescência”, surgido da junção das palavras adulto e adolescência, é cada vez mais usado pelos psicólogos. Refere-se a pessoas amadurecidas que, após os 40 anos, apresentam posturas típicas de um ser na puberdade. Para o desenvolvimento do adolescente, ter pais “adultescentes” pode ser considerado

  • A. positivo, pois haverá mais diálogo e compreensão entre o adolescente e seus pais.
  • B. indiferente, pois o adolescente sempre privilegiará o convívio com um grupo de sua idade.
  • C. negativo, pois dificulta que o adolescente se diferencie dos adultos.
  • D. negativo, porque os pais não motivarão o adolescente a conviver com grupos de sua idade.
  • E. positivo, porque isso ajudará a elaborar a moratória da adolescência.

Apesar dos avanços cognitivos alcançados na adolescência, alguns aspectos de pensamento imaturo podem ser observados no adolescente. Um desses aspectos imaturos é

  • A. o pensamento concreto: a incapacidade do adolescente de formular hipóteses abstratas a partir da experiência concreta.
  • B. o pensamento concreto: a incapacidade do adolescente de formular hipóteses abstratas a partir da experiência concreta.
  • C. o afunilamento: a incapacidade do adolescente de levantar e ponderar diversas possibilidades ao mesmo tempo.
  • D. a fábula pessoal: a convicção do adolescente de que é especial e não está sujeito às regras que regem o resto do mundo.
  • E. o egocentrismo: a incapacidade do adolescente de experimentar a empatia e de perceber visões de mundo diferentes das suas.

Os estudos de John Bowlby sobre o vínculo formado entre bebê e cuidador levaram-no a identificar padrões de apego derivados de “modelos de trabalho” que a criança constrói a partir de suas experiências com o cuidador, geralmente a mãe. Um padrão em que a criança chora quando o cuidador se ausenta, mas alegra-se e interage com ele quando de seu retorno caracteriza o apego

  • A. ansioso.
  • B. reparador.
  • C. ambivalente.
  • D. resistente.
  • E. seguro.

Do ponto de vista ético, quando são analisados os instrumentos usados pela psicologia aplicada à administração, uma das críticas existentes é a de que a mesma está fundamentada e comprometida com uma moralidade positivista. Isto significa que

  • A.

    a ética discursiva defende o respeito à dignidade humana, à emancipação e à cidadania de todos os indivíduos.

  • B.

    há um processo de coerção no ambiente organizacional que atua no nível social, preservando, porém, a identidade individual.

  • C.

    o indivíduo, como membro da organização, transforma- se em um ser que deve se adequar às normas estabelecidas por ela e respeitá-las.

  • D.

    o meio social da organização tem a função de permitir ou de barrar a formação da consciência moral pelo indivíduo.

  • E.

    há uma exacerbação da possibilidade de os indivíduos tomarem consciência das conseqüências das normas e padrões propostos pela organização.

Quando se busca o desenvolvimento de um grupo, de modo a lhe possibilitar uma atuação mais saudável e criativa, aquele que desempenha o papel de facilitador deve

  • A.

    definir com clareza as formas de comunicação e os procedimentos a serem seguidos pelo grupo durante o processo de trabalho.

  • B.

    impedir que as animosidades existentes entre os participantes sejam apresentadas objetivamente.

  • C.

    dirigir a ação grupal para que os integrantes não se sintam perdidos na realização de reuniões ou outras atividades.

  • D.

    buscar a ruptura de estereotipias de conduta que estejam presentes no acontecer grupal.

  • E. intervir de modo a evitar que os participantes façam referências a situações passadas que tenham causado mal-estar no grupo.

A análise das relações interpessoais nos grupos deve ser efetuada a partir de alguns parâmetros, tais como: comunicação, pertença, cooperação, pertinência, aprendizagem. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta uma afirmação incorreta sobre determinado parâmetro.

  • A.

    Aprendizagem: refere-se à superação de contradições e à criatividade no enfrentamento de obstáculos.

  • B.

    Pertença: diz respeito ao grau de identificação entre os integrantes, bem como desses com a tarefa prescrita.

  • C.

    Pertinência: envolve aspectos relativos à produção grupal como, por exemplo, a objetividade e a qualidade das ações dos integrantes.

  • D.

    Comunicação: compreende os aspectos explícitos e implícitos, verbais e não verbais, que se revelam na interação grupal.

  • E.

    Cooperação: caracteriza a disposição positiva ou negativa perante outros membros do grupo, ou seja, atrações e rejeições presentes.

Segundo a concepção de liderança como propriedade do grupo, ou liderança contingencial, não se pode afirmar que

  • A.

    os atos de liderança são enfatizados e não as características físicas, intelectuais e de personalidade do líder.

  • B.

    diferentes grupos necessitam de diferentes estilos de liderança e diferentes membros do grupo podem exercer a liderança.

  • C.

    os líderes tendem a apresentar os mesmos traços psicológicos, independentemente dos dados da situação e da cultura grupal.

  • D.

    o exercício da liderança no grupo, de forma a levá-lo ao alcance de seus objetivos, não se apóia basicamente nas características do líder.

  • E.

    tal concepção possibilita e integra a contribuição dos membros da organização, dificultando o controle por parte do corpo dirigente.

No que diz respeito ao plano de carreira, pode-se afirmar que

  • A.

    compreende a indicação, pela empresa, de posições consideradas de grande importância para o sucesso organizacional, de tal modo que seus ocupantes devam ser escolhidos e preparados de modo especial.

  • B.

    refere-se ao planejamento efetuado pela organização, que permite identificar empregados para ocuparem, no futuro, posições de maior complexidade e responsabilidade.

  • C.

    abrange a escolha, pelos empregados, daqueles que deverão ocupar, a médio ou longo prazo, posições de maior conteúdo ou gerenciais.

  • D. compreende o planejamento da carreira do indivíduo, a partir de uma formação profissional básica, geralmente identificada com uma "vocação profissional", e que leva em conta seus objetivos e aspirações.
  • E. envolve a definição das admissões, demissões e treinamentos a serem efetuados em determinado período de tempo.

Existem diferentes níveis de avaliação das atividades de treinamento. Um deles é a avaliação de resultados, que se caracteriza por

  • A.

    verificar o que foi assimilado pelas pessoas treinadas durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do mesmo.

  • B.

    compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o módulo de treinamento foi realizado.

  • C.

    efetuar uma comparação entre os períodos pré e póstreinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo, etc.

  • D.

    analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, conseqüentemente, na cultura organizacional.

  • E.

    comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

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