Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tendência antissocial, sob a perspectiva de D. W. Winnicott, pode ser entendida como

  • A. uma categoria diagnóstica, como neurose ou psicose.
  • B. uma manifestação exclusiva da personalidade borderline (fronteiriça).
  • C. uma organização da personalidade patológica e irreversível.
  • D. uma forma de descarregar uma raiva que se alimenta da situação de duplo vínculo.
  • E. um pedido de socorro que convoca uma mobilização do ambiente.

Para D. W. Winnicott, a origem da tendência antissocial reside

  • A. nas sucessivas e frequentes falhas da mãe, mesmo que subsequentemente corrigidas.
  • B. na instabilidade do sistema familiar, particularmente na relação entre os pais.
  • C. na ausência de uma figura paterna que opere como “lei” e limite ao princípio do prazer.
  • D. na experiência de abandono sofrida pela criança após um período de cuidados adequados.
  • E. na ausência de modelos de identificação positivos e adequados.

De acordo com a teoria sistêmica quanto às relações interfamiliares, a enfermidade psíquica de um paciente sinaliza

  • A. um distúrbio das relações objetais estabelecidas na infância precoce.
  • B. um transtorno transgeracional revelado por circunstâncias catalisadoras.
  • C. uma estruturação familiar de natureza rígida.
  • D. uma perturbação coletiva do meio em que o paciente foi criado.
  • E. problemas de comunicação em estruturas familiares assimétricas.

Para autores da abordagem sistêmica, a família pode ser entendida como

  • A. um sistema aberto que influencia e é influenciado por sistemas sociais mais amplos nos quais se insere.
  • B. um sistema fechado com regras e forças próprias que determinarão o modo como a criança se relacionará com o mundo externo.
  • C. uma rede de relações conscientes na qual, ao nascer, a criança ocupa um lugar que lhe é deliberadamente reservado.
  • D. um sistema organizado com vistas a tolerar um mínimo de mudanças, de modo a assegurar a seus membros a estabilidade necessária para a saúde mental.
  • E. uma organização social que atualmente deixou de ser relevante para a constituição psíquica dos membros que a compõem.

Na visão da Psicanálise, de modo geral, uma das principais funções do pai na família é

  • A. assegurar o desempenho adequado das funções de holding e handling por parte da mãe.
  • B. não intervir nas relações mãe-filho de modo a assegurar o desenvolvimento de relações objetais saudáveis.
  • C. impedir que os modelos das famílias de origem do casal sejam reproduzidos no sistema familiar em que se insere a criança.
  • D. estabelecer uma clara divisão de papéis que permita à criança desenvolver uma identidade sexual definida.
  • E. representar um princípio de realidade e de ordem na família que facilite, para a criança, passar do mundo da família para o mundo da sociedade.

A Revolução Industrial foi um fator muito importante para a transformação do papel do pai no ambiente familiar, porque

  • A. a visão do filho como potencial colaborador da receita da família reduziu a importância do pai como figura afetiva.
  • B. a responsabilidade do pai de assegurar o espaço privado como meio de transmissão do patrimônio material e moral rompeu os vínculos afetivos com a família.
  • C. o espaço do trabalho passou a ser fora de casa, o que aumentou a autoridade da mãe no ambiente familiar, restando ao pai o papel de provedor da família.
  • D. a autoridade patriarcal foi reforçada no lar, espelhando os regimes autoritários que se estabeleceram na Europa nesse período.
  • E. fomentou o capitalismo e o consequente individualismo exacerbado das forças de produção, levando o homem a desconsiderar a família.

Para D. W. Winnicott, a ausência de uma mãe suficientemente boa na fase de dependência absoluta terá como consequência

  • A. a tendência da criança a evitar o estabelecimento de vínculos afetivos profundos.
  • B. o comprometimento do próprio aparato psíquico da criança.
  • C. o estabelecimento de relações objetais marcadas pela ambivalência.
  • D. a ausência de integração das posições esquizoparanoide e maniacodepressiva pela criança.
  • E. a canalização dos impulsos agressivos da criança contra todo e qualquer objeto de amor.

Para René Spitz, as relações insuficientes do bebê com a mãe

  • A. terão efeitos que dependem principalmente das características da personalidade da mãe.
  • B. manifestam-se inicialmente por sintomas psicossomáticos como o eczema infantil e as cólicas.
  • C. têm efeitos deletérios somente nos casos em que a ausência da mãe for total e definitiva.
  • D. podem evoluir para uma depressão anaclítica e desta para o hospitalismo.
  • E. são particularmente observadas em mães ambivalentes em relação à maternidade.

Ao se comparar as ideias de Sigmund Freud com as de Melanie Klein, pode-se dizer que

  • A. Melanie Klein atribui maior importância à figura paterna do que a atribuída por Freud.
  • B. Freud e Melanie Klein defendem que as relações interpessoais constituem a motivação humana fundamental.
  • C. Melanie Klein atribui menor importância à experiência de amamentação na formação da personalidade do que a atribuída por Freud.
  • D. ao contrário de Freud, Melanie Klein não leva em conta as pulsões inconscientes na formação da personalidade.
  • E. Freud e Melanie Klein consideram que diferentes desejos podem ter alvos separados, mas o alvo subjacente sempre é a redução da tensão.

De acordo com a Psicanálise, o mecanismo defensivo básico predominante, ativado a partir do conflito edípico e do seu desfecho, determinará o tipo de estruturação psíquica:

  • A. esquizoparanoide, maniacodepressivo ou fronteiriço entre esses dois polos.
  • B. anedonista, hedonista ou ambivalente.
  • C. sádico, masoquista ou sadomasoquista.
  • D. neurótico, psicótico ou perverso.
  • E. histérico, coartado ou cindido.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...