Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Segundo a teoria de Sigmund Freud, a ansiedade funciona como um alerta das ameaças contra o ego. Dos três tipos de ansiedade descritos por Freud, a ansiedade neurótica é a que surge

  • A. do medo dos perigos reais que podem ameaçar a integridade do indivíduo.
  • B. diante do reconhecimento dos perigos potenciais inerentes à satisfação dos instintos do id.
  • C. da realização de algum ato ou pensamento contrário aos valores da sociedade.
  • D. da satisfação provocada pela vivência de uma vida sexual plena e gratificante.
  • E. em resposta a qualquer solicitação do meio que ameace a homeostase do indivíduo.

Muitos aspectos da teoria de Carl Jung resistem às tentativas de validação científica, no entanto um dos conceitos formulados pelo autor foi comprovado por muitas pesquisas e serviu de base para o desenvolvimento do trabalho de Abraham Maslow e dos psicólogos humanistas. Esse conceito é o de

  • A. autorrealização.
  • B. complexo.
  • C. sombra.
  • D. inconsciente coletivo.
  • E. arquétipo.

Para Jean Piaget, é possível identificar, no desenvolvimento das estruturas da inteligência, um conjunto de características chamadas estádios ou estágios. Cada um dos estádios definidos pelo autor

  • A. só pode se instalar na dinâmica das operações mentais da criança quando as tarefas do estádio anterior foram totalmente concluídas.
  • B. ocorre em um momento do tempo que respeita o ritmo de cada criança, portanto a ordem em que se sucedem não é constante.
  • C. depende, para seu aparecimento, da maturação da criança, e não da experiência adquirida anteriormente e das características do ambiente.
  • D. ocorre em uma determinada faixa etária, que respeita os limites cronológicos do amadurecimento das estruturas neurológicas.
  • E. tem um caráter integrativo, o que significa que as estruturas construídas a um nível dado são integradas nas estruturas do nível seguinte.

O filósofo Immanuel Kant alegava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais que parecem compostos de partes e pedaços. No entanto, para Kant, esses elementos são organizados de forma que tenham algum sentido. Essas ideias

  • A. fundamentam os conceitos do Estruturalismo.
  • B. sustentam os pressupostos da Psicanálise.
  • C. serviram de influência para a psicologia da Gestalt.
  • D. motivaram a criação da técnica psicodramática.
  • E. justificam a perspectiva da abordagem psicossomática.

A maneira de se obter uma amostra para realização de uma pesquisa é muito importante e existem alguns modos de fazê-lo. Se a amostra é obtida de uma população bem definida, por meio de processos bem protocolados e controlados pelo pesquisador, o procedimento escolhido para composição da amostra foi o

  • A. levantamento amostral.
  • B. planejamento de experimento.
  • C. levantamento observacional.
  • D. sorteio simples.
  • E. pareamento duplo.

Para que um estudo seja reconhecido como genuinamente experimental, é necessário que

  • A. o pesquisador se utilize de fontes para a coleta de dados nas quais constem contribuições de diversos autores.
  • B. um único grupo seja estudado apenas uma vez, após a utilização de algum agente ou tratamento capaz de provocar alterações.
  • C. a estratégia utilizada seja desenvolvida com rigor metodológico, embora não haja distribuição aleatória de sujeitos.
  • D. os indivíduos que participam do experimento componham dois grupos: o experimental e o de controle.
  • E. os participantes sejam interrogados diretamente sobre o comportamento ou fenômeno que se deseja conhecer.

Crianças pequenas emitem espontaneamente sons sem sentido, o que é reforçado pelos pais com risadas e conversas. Depois de um tempo, os pais recompensam esses balbucios infantis de modos diferentes, oferecendo recompensas mais interessantes para aqueles sons que se aproximam das palavras. À medida que o processo continua, o reforço paterno torna-se mais restrito, dado somente quando a palavra é pronunciada corretamente. De acordo com os princípios da abordagem comportamental, esse exemplo ilustra o

  • A. esquema de razão fixa.
  • B. procedimento de modelagem.
  • C. reforçamento em intervalo fixo.
  • D. esforço de autoeficácia.
  • E. reforçamento vicário.

Em qualquer grupo constituído se forma um campo grupal. Esse campo é composto por múltiplos fenômenos e elementos do psiquismo. No contexto da psicoterapia de grupo,

  • A. o plano da intencionalidade consciente e o plano da interferência de fatores inconscientes atuam de forma estanque na dinâmica grupal.
  • B. as identificações, tanto as projetivas quanto as introjetivas e adesivas, impedem a formação de um senso de identidade no grupo.
  • C. a comunicação, nas suas múltiplas formas de apresentação, as verbais e as não verbais, representa um papel secundário na dinâmica do grupo.
  • D. as fantasias e conflitos percebidos sensorialmente pelos integrantes do grupo não podem ser explicitados na dinâmica grupal.
  • E. os fenômenos como os de resistência, transferência e contratransferência, actings e processos identificatórios sempre se processam.

Durante uma sessão de psicoterapia individual, uma psicóloga clínica recorta elos de uma sequência de fatos apresentados por seu paciente, chamando a sua atenção para componentes significativos dessa experiência que, habitualmente, não são identificados por ele. Esse tipo de intervenção é denominada

  • A. interpretação.
  • B. interrogação.
  • C. assinalamento.
  • D. validação empática.
  • E. confrontação.

A respeito da psicologia aplicada à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é correto afirmar que

  • A.

    uma reprimenda, uma suspensão, um “endurecimento” nas normas da empresa são estímulos aversivos que, quando apresentados, constituem uma punição, que não é, definitivamente, o procedimento mais adequado para se manter um comportamento, pois a resposta não desejada é suprimida apenas temporariamente.

  • B.

    as condições externas ou ditas ambientais devem, em um segundo momento, ser objeto de análise, mas os determinantes do comportamento humano em face de uma situação crítica é ditado por causas neurais ou por causas psíquicas, onde esse comportamento é explicado em termos de um agente interior sem dimensões físicas, chamado “mental” ou psíquico.

  • C.

    a “modificação do ambiente” funciona como técnica para a redução de acidentes, pois o ambiente pode funcionar como um estímulo discriminativo, quando oferece ocasião para que um desempenho não seja reforçado, diminuindo de frequência até a extinção ou generalizador, ao reforçar um desempenho e provocar o aumento de sua frequência.

  • D.

    de acordo a teoria Y, de Douglas McGregor, o trabalho é intrinsecamente desagradável para a maioria das pessoas, sendo que poucas pessoas são ambiciosas, têm desejo de responsabilidade e a maioria prefere ser orientada pelos outros, não demonstrando capacidade para criatividade na solução de problemas.

  • E.

    o comportamento operante ou de caráter reflexo inclui todas as respostas dos seres humanos e de muitos organismos, que são eliciadas ou produzidas por modificações especiais de estímulos do ambiente, como ocorre com as pupilas, que se contraem ou dilatam, em resposta a modificações na iluminação do ambiente.

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