Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de

  • A.

    justiça.

  • B.

    angústia.

  • C.

    dependência.

  • D.

    impotência.

  • E.

    posse.

A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei

  • A.

    inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.

  • B.

    promove fortes sentimentos de culpa e angústia.

  • C.

    perde sua ação na ausência de quem a determinou.

  • D.

    integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.

  • E.

    atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.

Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento

  • A.

    sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.

  • B.

    brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.

  • C.

    compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.

  • D.

    é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.

  • E.

    revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.

Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o

  • A.

    controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.

  • B.

    manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.

  • C.

    relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.

  • D.

    controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.

  • E.

    equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.

Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento

  • A.

    não coincidem com os processos de aprendizagem.

  • B.

    ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.

  • C.

    progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.

  • D.

    são independentes dos processos de aprendizagem.

  • E.

    substituem os processos de aprendizagem.

Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se

  • A.

    desnecessário para o mercado de trabalho.

  • B.

    uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.

  • C.

    um bem que não agrega valor aos indivíduos.

  • D.

    produto acadêmico de valor questionável.

  • E.

    ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.

Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos

  • A.

    deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.

  • B.

    construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.

  • C.

    entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.

  • D.

    construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.

  • E.

    aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.

A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi

  • A.

    desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

  • B.

    definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.

  • C.

    estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.

  • D.

    alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.

  • E.

    pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.

Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para

  • A.

    o raciocínio numérico.

  • B.

    a memória de reconhecimento.

  • C.

    a solução de problemas.

  • D.

    o caráter enciclopédico.

  • E.

    a leitura e vocabulário.

Considerando-se, como destaca o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.12), que o Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – é realizado em todo o Estado de São Paulo, e que as condições do exame, sua estrutura e o funcionamento das escolas são equivalentes, ao menos na maioria dos casos, o Saresp permite comparar, pelo desempenho individual dos alunos, o esforço coletivo da escola, o que identifica o quanto

  • A.

    os professores estão atuando dentro dos padrões exigidos.

  • B.

    as escolas estão cumprindo sua função social.

  • C.

    as famílias estão se beneficiando do programa bolsa escola.

  • D.

    os livros didáticos atendem às matrizes de referência para avaliação.

  • E.

    as instituições conhecem a proposta da avaliação de rendimento.

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