Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de
justiça.
angústia.
dependência.
impotência.
posse.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei
inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.
promove fortes sentimentos de culpa e angústia.
perde sua ação na ausência de quem a determinou.
integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.
atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento
sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.
brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.
compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.
é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.
revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o
controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.
manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.
relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.
controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.
equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento
não coincidem com os processos de aprendizagem.
ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.
progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.
são independentes dos processos de aprendizagem.
substituem os processos de aprendizagem.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se
desnecessário para o mercado de trabalho.
uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.
um bem que não agrega valor aos indivíduos.
produto acadêmico de valor questionável.
ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos
deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.
construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.
entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.
construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.
aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi
desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb.
definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.
estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.
alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.
pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para
o raciocínio numérico.
a memória de reconhecimento.
a solução de problemas.
o caráter enciclopédico.
a leitura e vocabulário.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando-se, como destaca o documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico (2009, p.12), que o Saresp Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é realizado em todo o Estado de São Paulo, e que as condições do exame, sua estrutura e o funcionamento das escolas são equivalentes, ao menos na maioria dos casos, o Saresp permite comparar, pelo desempenho individual dos alunos, o esforço coletivo da escola, o que identifica o quanto
os professores estão atuando dentro dos padrões exigidos.
as escolas estão cumprindo sua função social.
as famílias estão se beneficiando do programa bolsa escola.
os livros didáticos atendem às matrizes de referência para avaliação.
as instituições conhecem a proposta da avaliação de rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...