Questões de Psiquiatria

Lista completa de Questões de Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 5 de junho de 2019, foi promulgada a Lei nº 13.840, que altera diversas leis anteriores e dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas, além de tratar do financiamento dessas políticas. Existem semelhanças e diferenças entre os assuntos nela tratados e aqueles abordados na Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001.


A alternativa que apresenta corretamente a comparação entre o que está disposto nas Leis nº 13.840 e nº 10.216 é:

    A) Tanto a Lei nº 10.216, quanto a Lei nº 13.840 explicitam que as internações serão indicadas somente quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

    B) Enquanto a Lei nº 10.216 considera dois tipos de internação, a voluntária e a involuntária, a Lei nº 13.840 considera três tipos: voluntária, involuntária e compulsória.

    C) Enquanto a Lei nº 10.216 veda a realização de internações nas comunidades terapêuticas acolhedoras, a Lei nº 13.840 permite a internação nesses locais.

    D) Tanto a Lei nº 10.216 quanto a Lei nº 13.840 preveem que as internações involuntárias poderão ser solicitadas por servidores da área de segurança pública.

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um importante instrumento para prover o cuidado integral em saúde mental.


Sobre o PTS, assinale a alternativa incorreta.

    A) A construção do PTS é contínua, e deve passar por reavaliações periódicas, considerando-se, assim, o dinamismo inerente das relações e as potencialidades de mudança dos sujeitos que nele estão envolvidos.

    B) O PTS articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar, considerando o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigido.

    C) A noção de singularidade do PTS se deve à especificidade irreprodutível das situações a que se destina, sejam elas relacionadas ao problema de uma determinada pessoa, de uma família, de um grupo ou de um coletivo.

    D) A organização de um PTS conta com momentos distintos e bem delimitados, cuja ordem é: diagnóstico situacional, definição de objetivos e metas, divisão de tarefas e responsabilidades e reavaliação.

A atuação em urgência e emergência psiquiátrica exige que o profissional considere a possibilidade de causa orgânica para a sintomatologia psiquiátrica apresentada por um paciente.


São características indicativas de organicidade e que demandam sua investigação, exceto:

    A) Histórico de uso de substâncias psicoativas ou de exposição ocupacional a substâncias capazes de causar sintomas psiquiátricos.

    B) Características catatônicas, tais como imobilidade motora, extremo negativismo ou mutismo, peculiaridades dos movimentos corpóreos, ecolalia ou ecopraxia.

    C) Redução no nível de consciência, comprometimento da memória, presença de alucinações visuais e alterações da atenção com preservação da orientação.

    D) História familiar de condições clínicas que cursem com sintomas psiquiátricos e presença de resposta não habitual ao tratamento.

Acerca das Conferências de Saúde, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Devem ser realizadas em todos os níveis de governo, a cada quatro anos, não havendo limite em relação ao contingente de participantes.

( ) Visam debater e avaliar a situação da saúde no país e propor intervenções e mudanças ou estabelecer diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

( ) São convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde e apresentam caráter consultivo, não possuindo poder de decisão.

( ) Devem ser constituídas por membros de diversos estratos sociais, agrupados nas categorias de usuários – prestadores de serviços e trabalhadores de saúde, obedecendo ao princípio da paridade.


Assinale a sequência correta.

    A) V V V V

    B) F V F F

    C) V F F V

    D) F F V F

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de forma isolada ou coexistir, sendo mais ou menos prevalentes em diferentes fases do ciclo vital.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais manifestações de acordo com as diferentes fases da vida de um indivíduo.

    A) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a hiperatividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a impulsividade pode ser a principal manifestação do problema.

    B) Na Pré-Escola, tanto a hiperatividade quanto a desatenção se mostram importantes. A impulsividade fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a desatenção costuma ser a principal manifestação do problema.

    C) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a desatenção. A hiperatividade fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a impulsividade pode ser a principal manifestação do problema.

    D) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a impulsividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a hiperatividade costuma ser a principal manifestação do problema.

Há vários critérios de normalidade e anormalidade em Medicina e Psicopatologia. A adoção desses critérios dependerá de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional médico e apresenta implicações clínicas, éticas e legais.


Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando critérios de normalidade utilizados na prática médica às principais críticas a eles associadas.


COLUNA I



1. Normalidade como ausência de doença

2. Normalidade ideal

3. Normalidade estatística

4. Normalidade como bem-estar

5. Normalidade operacional


COLUNA II


( ) Nem tudo o que é frequente é saudável, e nem tudo que é infrequente é patológico.

( ) Depende de critérios socioculturais e ideológicos.

( ) Baseia-se em uma “definição negativa”, ou seja, define-se a normalidade por aquilo que lhe falta.

( ) Aplicam-se conceitos arbitrários, com finalidades pragmáticas explícitas.

( ) Conceito criticável por ser muito vasto e impreciso.


Assinale a sequência correta.

    A) 3 1 2 4 5

    B) 1 4 2 5 3

    C) 1 4 3 5 2

    D) 3 2 1 5 4

O termo catatimia foi cunhado por Eugen Bleuler, psiquiatra suíço mais conhecido por nomear a esquizofrenia. Considere as seguintes manifestações.


I. A atenção ser captada, dirigida ou desviada.

II. Uma memória ser mais ou menos detalhada.

III. As possíveis alterações da sensopercepção.

IV. As ideias prevalentes ou sobrevaloradas.

V. Os delírios secundários.


São exemplos de manifestações de catatimia

    A) I, II e V, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I, II, III, IV e V.

    D) II, III e V, apenas.

Olítio é um fármaco que possui ampla utilização na prática psiquiátrica. Após sua administração oral, é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrointestinal. Seu pico plasmático é atingido em cerca de 1 a 2 horas após ingestão terapêutica de produtos de libertação imediata, e de 4 a 6 horas no caso das formulações de libertação sustentada. A intoxicação pelo lítio pode deixar sequelas, daí a necessidade de intervenção imediata e apropriada.


Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

    A) Certos medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos e outros medicamentos para tratamento da hipertensão, podem aumentar os níveis de lítio. Assim, é necessário instruir o paciente que sempre informe a todos os seus médicos sobre o tratamento com o fármaco.

    B) Pacientes idosos são especialmente vulneráveis à toxicidade do lítio devido a uma menor taxa de filtração glomerular e menor volume de distribuição (secundário à redução da massa corporal magra e da água corporal total).

    C) Não há um antídoto específico para a intoxicação por lítio. O tratamento, portanto, consiste na administração de fluidos endovenosos, além da administração de carvão ativado oral; também podem ser indicados descontaminação gastrintestinal e hemodiálise.

    D) Otratamentodeverásebasearnasmanifestações clínicas, e não somente nos níveis séricos do fármaco, uma vez que há lenta penetração do lítio no sistema nervoso central, fazendo com que, muitas vezes, a litemia não se correlacione com a gravidade dos sinais apresentados.

Sobre a virada maníaca, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Todas as classes de antidepressivos podem provocar virada maníaca quando usados para tratar um episódio depressivo em pacientes com transtorno bipolar. Existem referências, ainda, de que risperidona, buspirona e lamotrigina possam provocar viradas maníacas.

    B) Sinais como insônia e irritabilidade excessiva em paciente bipolar utilizando antidepressivo levantam a hipótese de virada maníaca.

    C) No tratamento da depressão bipolar, optar pela otimização dos estabilizadores e pelo uso da quetiapina, que se mostrou eficaz no tratamento agudo de sintomas depressivos e ansiosos no transtorno bipolar.

    D) Os antidepressivos que parecem apresentar menor risco de virada maníaca são a bupropiona, os IMAO e a paroxetina, entre os ISRS.

Sobre as alterações neuropsiquiátricas devido à infecção pelo HIV, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O transtorno neurocognitivo devido à infecção por HIV apresentou um declínio significativo com a chegada da terapia antirretroviral combinada.

    B) As alterações neurocogniticas costumam ter um padrão subcortical com função executiva prejudicada, desaceleração da velocidade de processamento, tarefas de atenção mais exigentes e dificuldade de aprender novas informações, mas com menos problemas para recordar informações aprendidas.

    C) Estima-se que cerca de 25% dos indivíduos com HIV terão sinais e sintomas leves de disfunção cognitiva.

    D) Na avaliação de diagnóstico diferencial frente ao um quadro demencial, um estado neurocognitivo estável, oscilante (sem progressão) ou em melhora favoreceria uma etiologia do HIV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...