Questões de Psiquiatria

Lista completa de Questões de Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) descritos no DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O déficit clínico primário desses transtornos está na função cognitiva, sendo que ocorre um declínio a partir de um nível de funcionamento prévio.

    B) No TNC, devido à lesão cerebral traumática, pode haver perturbação emocional (irritabilidade, ansiedade, oscilação afetiva), mudanças de personalidade (desinibição, apatia), perturbações físicas (cefaleia, tontura e maior tolerância aos medicamentos psicotrópicos) e sinais e sintomas neurológicos

    C) O delirium costuma estar associado à perturbação no sono-vigília e até 40% dos indivíduos com essa condição morrem dentro de um ano após o diagnóstico.

    D) Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença do príon e Infecção por HIV são entidades etiológicas subjacentes ao diagnóstico tanto de Transtorno Neurocognitivo Maior quanto de Transtorno Neurocognitivo Leve.

Sobre o Transtorno de Insônia, segundo o DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os sintomas do critério A são dificuldade para iniciar o sono, dificuldade para manter o sono e despertar antes do horário habitual com incapacidade de retornar ao sono.

    B) Faz parte dos critérios diagnósticos uma frequência mínima das dificuldades relacionadas ao sono de três noites por semana durante pelo menos três meses.

    C) O Transtorno de Insônia pode coexistir durante o curso de outro transtorno mental ou condição médica.

    D) A dificuldade em conciliar o sono na hora de dormir é o sintoma mais comum de insônia, seguida pela dificuldade em manter o sono, enquanto a combinação dos dois sintomas é a apresentação geral mais comum.

Sobre os tratamentos de potencialização na depressão resistente, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A resposta com potencialização de lítio ocorre geralmente em doses baixas (600-1200 mg/d) com nível sérico menor (0,5-0,8 mEq/L).

    B) São preditores de boa resposta à potencialização com lítio: retardo psicomotor, baixos níveis séricos de cortisol, anorexia e perda de peso.

    C) O metilfenidato pode ser usado na potencialização dos antidepressivos uma vez que, por ser um estimulante, auxilia contra a anergia e o retardo psicomotor. Contudo, deve-se estar atento ao seu potencial risco de redução dos níveis séricos dos antidepressivos tricíclicos.

    D) A potencialização com T3 parece ser tão efetiva quanto a com lítio e com melhor tolerabilidade.

Sobre o tratamento psicofarmacológico dos Transtornos de Ansiedade, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) No tratamento do TEPT, em geral, são necessárias doses equivalentes maiores de sertralina do que de paroxetina para atingir efeitos máximos.

    B) No TAS, o tratamento padrão é a velafaxina e os ISRSs, dentre os últimos, como primeira escolha, a fluoxetina.

    C) Bupropiona não parece ter efeitos antipânico e pode ser ansiogênica

    D) Considera-se tratamento de primeira linha para o TAG os ISRSs, os IRSNs e a pregabalina.

Sobre a Esquizofrenia e o tratamento com medicações antipsicóticas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A taxa de resposta dos antipsicóticos é de cerca de 70%.

    B) As evidências apontam que os antipsicóticos são igualmente eficazes em doses equivalentes. Assim, qualquer antipsicótico pode ser a primeira escolha para o tratamento da fase aguda, até mesmo a clozapina.

    C) Para o manejo do efeito colateral de acatisia com o uso de antipsicóticos, recomenda-se inicialmente o uso de biperideno.

    D) Os antipsicóticos de alta potência são preferíveis na gestação e para pacientes com convulsões.

Sobre a Síndrome Neuroléptica Maligna, assinale a alternativa correta.

    A) É uma reação idiossincrática incomum, mas extremamente grave e exclusiva ao uso de antipsicóticos, em especial os típicos de alta potência.

    B) Exames laboratoriais evidenciando dano muscular (aumento de transaminases, desidrogenase láctica, CPK) são necessários para o diagnóstico.

    C) Caracteriza-se pela tétrade clássica: clônus espontâneo, febre, instabilidade autonômica e alteração do estado mental.

    D) O tratamento se baseia na manutenção das funções vitais. Pode-se usar medicações como dantrolene IV, bromocriptina e amantadina. A ECT também tem sido descrita como uma possibilidade terapêutica.

Quem sofre deste transtorno mental pode ser visto como sombrio, pessimista ou queixoso, quando na realidade está lidando com uma doença mental crônica. Esse transtorno pode não parecer tão intenso, mas prejudica os relacionamentos e dificulta as tarefas diárias. Uma de suas características mais conhecidas é o mau humor, por isso o diagnóstico pode ser demorado porque confunde-se como uma característica de personalidade. Este mau humor, no entanto, deve ser persistente e estender-se por mais de um ano, ocorrendo sem um motivo específico. Sintomas físicos: mudanças no apetite, alterações nos padrões de sono, baixa energia, problemas de concentração e memória. Sintomas emocionais: tristeza profunda ou desesperança crônica; baixa autoestima ou sentimentos de inadequação, irritabilidade ou impaciência e incapacidade de sentir alegria, mesmo em ocasiões felizes.
O conceito acima refere-se à(ao):
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Transtorno afetivo bipolar.

    B) Distimia.

    C) Fobia específica.

    D) Fobia social.

    E) TAG (Transtorno de ansiedade generalizada).

Os psicoativos são substâncias químicas que agem no sistema nervoso central de quem as consome e causam alterações na função cerebral. Essas alterações interferem temporariamente no humor, consciência, comportamento e percepção do indivíduo.

De acordo com o efeito que causam no organismo as substâncias psicoativas são classificadas em:


I. Alucinógenos.

II. Antidepressivos.

III. Antipsicóticos.

IV. Depressores.

V. Estimulantes.


Estão CORRETAS:

    A) I, III e IV apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Para atuação em Saúde Mental, a Terapia Ocupacional (TO) incorporou os pressupostos da Reabilitação Psicossocial como um referencial muito utilizado. O paradigma da Reabilitação Psicossocial volta seus interesses e focos de ação para a perda de vínculos e para a fragilização das redes de suporte social das pessoas em sofrimento psíquico intenso, atenta para a precarização do habitar e para a exclusão laboral vivenciadas por elas. Tem-se por meta a abertura de espaços de negociação social, com oportunidades de trocas de recursos e de afetos, buscando-se a reinserção social; o que se tem em vista é: SHIMOGUIRI, Ana Flávia Dias Tanaka; COSTA-ROSA, Abílio da. Do tratamento moral à atenção psicossocial: a terapia ocupacional a partir da reforma psiquiátrica brasileira. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 845-856, 2017.
I. O processo de facilitar ao indivíduo com limitações, a restauração, no melhor nível possível de autonomia do exercício de suas funções na comunidade. O processo enfatizaria as partes mais sadias e a totalidade de potenciais do indivíduo, mediante uma abordagem compreensiva e um suporte vocacional, residencial, social, recreacional, educacional, ajustados a demandas singulares de cada indivíduo e cada situação de modo personalizado. II. No panorama da Atenção Psicossocial, que veio substituir as estruturas arquitetônicas e teórico-técnicas do Paradigma Psiquiátrico Hospitalocêntrico Medicalizador, a TO opera “levando em consideração as reais possibilidades individuais e coletivas, objetivando a promoção da autonomia e da independência para incorporação e participação ativa na sociedade”. III. A institucionalização da terapia ocupacional, dada em seu início, resumidamente, pelos aspectos da ocupação como forma de tratamento dos doentes mentais nos manicômios e da reabilitação dos incapacitados físicos nos hospitais do Exército, modifica-se na medida em que passa a ter a função social de contribuir para legitimar as diretrizes constitucionais dos direitos sociais. IV. Evoluindo de seu histórico enraizado em ações tidas como assistencialistas e caritativas para o novo contexto dos direitos sociais que focalizamos aqui na discussão das políticas de saúde, a profissão ganha novos espaços de ação, contribuindo para implementar efetivamente as políticas sociais e, portanto, o SUS, o que, consequentemente, amplia o desenvolvimento da categoria. V. Há também, no âmbito da TO em Saúde Mental, trabalhos que dialogam com a Filosofia da Diferença, propondo práticas grupais que articulam experimentações com o corpo e com a arte; porém percebe-se que as mesmas não foram compreendidas na Atenção Psicossocial restringindo tal ação ao Arte-Educador. Istos posto, sido entendidas como formas de resistência aos processos de subjetivação.

    A) I, II, III estão corretas

    B) I,II e IV estão corretas

    C) I, III e IV estão corretas

    D) I, II, III e IV estão corretas

    E) I, II, III, IV e V estão corretas

Durante a avaliação das atitudes globais dos pacientes psiquiátricos, uma atitude gliscroide é descrita da seguinte forma:

    A) provoca, irrita, parece querer confronto.

    B) triste e desanimado de modo geral.

    C) discute ou briga com o entrevistador por se sentir ofendido ou prejudicado.

    D) difícil de encerrar a conversa, quer atenção na sua prolixidade.

    E) assustado, parece não entender nada do que está acontecendo na entrevista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...