Lista completa de Questões de Qualidade no Atendimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O princípio da cortesia refere-se às estratégias e às normas de conduta verbais e não verbais - estabelecidas pela sociedade para reduzir e/ou evitar conflitos, garantindo um comportamento social adequado. Sobre essas estratégias, analise as afirmativas a seguir.
I. As expressões convencionais de cortesia (por favor, obrigado, com licença, desculpe) devem marcar o comportamento social.
II. O discurso, utilizando a competência comunicativa do interlocutor, deve estar adaptado às circunstâncias.
III. A comunicação, interrompendo-se o interlocutor sempre que necessário, deve ser marcada por longos períodos de silêncio.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a opção que indica apenas as características essenciais a um bom atendimento.
Leia os trechos de conhecidas letras de músicas brasileiras, apresentadas a seguir.
I. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.
II. Você não me pega, você nem chega a me ver, meu som te cega, careta, quem é você?
III. É a sua vida que eu quero bordar na minha, como se eu fosse o pano e você fosse a linha.
Apresentam elementos de linguagem coloquial:
Acerca das características da linguagem coloquial listadas a seguir, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A linguagem coloquial é uma linguagem falada, descontraída e espontânea, que responde a necessidades de comunicação imediata.
( ) Incorreções linguísticas são toleradas quando usamos a linguagem coloquial.
( ) A linguagem coloquial, sujeita a variações regionais e culturais, usa vocabulário simples e gestos que acompanham a fala.
As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo:
O atendente deve usar, preferencialmente, a linguagem formal, exceto quando lida com
Em nosso cotidiano, frequentemente vemos pessoas cometerem equívocos quando escrevem ou quando falam. Das frases a seguir, assinale a que está corretamente escrita, de acordo com a norma padrão.
Uma pessoa dirige-se ao balcão e pede para falar com determinado funcionário. O atendente liga para o ramal do funcionário, verifica se ele pode atender e recebe uma resposta positiva.
O atendente, então, deve dizer:
Avalie as expressões a seguir.
I. Obrigado.
II. Por favor.
III. Boa tarde.
IV. Fala aí.
São expressões de cortesia:
Em uma conversação, fazemos uso não só de recursos de linguagem verbal, mas também de recursos não verbais. As opções a seguir apresentam exemplos de elementos não verbais, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia os versos a seguir.
Na letra da música de Paulinho da Viola, vemos uma conversação entre
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...