Questões de Química

Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um tanque, inicialmente sob vácuo, é preenchido com um gás proveniente de uma linha com pressão constante. Desprezando-se a transferência de calor entre o gás e o tanque e as variações de energia cinética e potencial, a relação entre a entalpia específica do gás na linha de entrada (HE) e a energia interna específica do gás no interior do tanque, após o enchimento (U), é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Com base em conceitos fundamentais, a destilação é uma operação unitária

  • A. que se destina à separação de misturas formadas por sólidos e líquidos.
  • B. de transferência de massa utilizada para separação de misturas líquido-líquido.
  • C. que pode ocorrer sem variações de calor.
  • D. na qual os produtos mais voláteis saem pelo fundo da coluna de destilação.
  • E. na qual as colunas não podem ser de recheios.

De acordo com o conceito de Arrhenius, substâncias ácidas, na presença de água,

  • A.

    liberam íons OH- e não liberam íons H+.

  • B.

    liberam íons H+ e não liberam íons OH-.

  • C.

    liberam íons H+ e OH-.

  • D.

    não sofrem ionização.

  • E.

    liberam CO2.

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II, e III.

  • E.

    I, II e IV.

A acetona é um líquido cuja diferença de temperatura entre os pontos de ebulição e de fusão é de 150 ºC, a uma determinada pressão. Considere constante o coeficiente de dilatação volumétrica da acetona: 1,5 x 10–3 ºC–1. A razão entre a densidade da acetona líquida à temperatura de ebulição e a densidade da acetona líquida à temperatura de solidificação, nesse caso, é

  • A. 1,0
  • B. 0,8
  • C. 0,6
  • D. 0,4
  • E. 0,2

A cromatografia é amplamente utilizada em análises de gases e líquidos para a determinação dos componentes químicos contidos em uma amostra. A esse respeito, afirma-se que

  • A.

    a cromatografia gasosa é constituída pelas fases móvel e estacionária.

  • B.

    os componentes de uma mistura que possuem o mesmo ponto de ebulição são separados na cromatografia gasosa.

  • C.

    um gás de arraste, para transportar a amostra através da coluna de separação até o detector, é utilizado na fase estacionária.

  • D.

    os gases de arraste para coluna de líquido devem ser quimicamente miscíveis e possuir baixa pureza.

  • E.

    os detectores são dispositivos que transformam as variações na composição do gás de arraste em sinais pneumáticos.

  • A.

    a substância 3 é a menos polar dentre as substâncias 1, 2, 3 e 4.

  • B.

    a substância 3 possui o menor Rf dos quatro componentes separados.

  • C.

    as substâncias 1 e 3 possuem a mesma polaridade.

  • D.

    as substâncias 2 e 4 são idênticas.

  • E.

    o eluente escolhido é inadequado para separar as substâncias 1 e 2, presentes no analito B.

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O fogo surgiu junto à tomada elétrica de piso da sala, próximo à lixeira de papel. Havia vários computadores funcionando, ligados àquela tomada através de um dispositivo improvisado. Naquela sala, a ventilação natural era propiciada por amplas janelas, por onde entrava o vento em corrente. Dois equipamentos estavam disponíveis para o combate àquele princípio de incêndio: ambos eram aparelhos portáteis, sendo, o primeiro, de dióxido de carbono, e o outro, de pó químico. Da equipe de trabalho naquele local, no momento, fazia parte um Técnico em Logística de Transporte que pertencia à Brigada de Incêndio da unidade de negócios. Imediatamente ele definiu, com êxito, o segundo dos aparelhos disponíveis, como o mais eficaz para a extinção daquele pequeno foco de fogo porque apresentava as vantagens de

  • A.

    manter a temperatura do local, sem interferir no processo de resfriamento do ponto de origem do fogo que, assim, extingue-se de forma gradual por abafamento.

  • B.

    sofrer menos influência da corrente de ar existente em seu agente extintor, e apagar o fogo com maior velocidade por interferir diretamente na reação em cadeia do fogo.

  • C.

    umedecer o local e deixar pouco resíduo prejudicial na posterior operação de rescaldo ou na recuperação dos equipamentos expostos à sua ação durante o combate ao fogo.

  • D.

    ser mais suscetível à aerodispersão do pó químico, o que gera resfriamento numa área mais extensa, além de o fato do extintor de pó químico ser mais pesado que o dióxido de carbono.

  • E.

    ser volátil, misturando-se com o ar atmosférico e, assim, ser mais facilmente transportado na corrente de ar, até o ponto onde estão surgindo as chamas, que logo se retraem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...