Lista completa de Questões de Química do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o tecido sangüíneo e seus testes de identificação, assinale a alternativa INCORRETA.
Utilizando-se testes de absorção–eluição, é possível identificar o complexo antígeno-anticorpo com o uso de indicadores específicos.
Quando a quantidade de material a ser analisada é muito pequena, indica-se a análise por aglutinação mista.
O ativador da via extrínseca da cascata de coagulação é o fator II.
Os leucócitos são responsáveis pela síntese de interleucinas, que estimulam a produção de leucócitos adicionais para combater os processos infecciosos.
A hemoglobina humana é uma proteína composta por duas unidades e duas unidades , sendo que em cada unidade está acoplado um grupo prostético heme.
A identificação de parasitos causadores de doenças pode ser feita através de vários métodos de pesquisa que exigem a utilização de técnicas corretas para coleta do material a ser analisado. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Coleta de swab uretral, endocervical, conjuntival, retal ou esperma permite a cultura para o diagnóstico da Chlamydia trachomatis, através dos métodos de pesquisa Giemsa e imunofluorescência direta.
Colheita de fezes, vômito ou swab retal seguida por semeadura em meio específico, identificação e sorotipagem permite o diagnóstico preciso do V. cholereae.
Coombs indireto é o principal teste utilizado na investigação das anemias hemolíticas auto-imunes enquanto Coombs direto é utilizado no pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais.
Há uma grande variedade de testes possíveis para o diagnóstico da tripanossomíase: pesquisa de anticorpos (imunoensaio em partículas de gel), hemoaglutinação, imunoensaio enzimático, imunofluorescência indireta IgM, imunofluorescência indireta IgG.
Há grande variedade de testes e análises que permitem o diagnóstico preciso de inúmeras doenças sexualmente transmissíveis e parasitárias. Sobre esses métodos e técnicas de diagnóstico, assinale a alternativa INCORRETA.
O teste de Coombs direto detecta hemácias sensibilizadas com imunoglobulina IgG e complemento.
A pesquisa de anticorpos irregulares ou teste de Coombs indireto detecta, no soro, imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias.
Testes de imunoensaio enzimático permitem a detecção de anticorpos IgM específicos para os quatro sorotipos do vírus da dengue.
A técnica da microscopia direta permite análise de amostras coletadas em secreções vaginal, uretral, de feridas, escarro, punção de linfonodos e abscessos e urina de primeiro jato para a pesquisa de tricomoníase e candidíase.
Através do raspado de lesões de pele e pêlos e posterior análise com testes de precipitina é possível detectar infestações por ectoparasitas, como os causadores da escabiose, pediculose e fitiríase.
Sobre os métodos de coleta e diagnóstico de doenças parasitárias, é INCORRETO afirmar:
Hemoaglutinação e imunodifusão são alguns dos métodos utilizados para a obtenção do diagnóstico da amebíase.
A retirada da secreção serosa das lesões superficiais e sangue, e posterior análise através de reações sorológicas, imunofluorescência e microscopia de campo escuro permitem o diagnóstico da sífilis.
O estudo das características morfológicas das bactérias e outros elementos, como fungos e leucócitos, podem ser feitos através do exame bacterioscópico utilizando-se os métodos de coloração Gram, Giemsa e Kastle-Meyer.
A pesquisa do C. granulomatis é importante para o diagnóstico diferencial de lesões anogenitais, como o condiloma acuminado, cancro mole, sífilis e carcinoma espinocelular.
Imunoensaio enzimático e imunofluorescência indireta são métodos de pesquisa utilizados para a detecção de Taenia solium.
Em análises forenses, o reconhecimento imunológico de proteínas humanas tem sido freqüentemente utilizado na determinação da origem dos fluidos biológicos analisados. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Na determinação da origem humana através da inibição da antiglobulina humana, a sensibilização de hemácias é feita misturando-se uma suspensão de hemácias "O" positivo com soro anti-Rh.
No teste da inibição da antiglobulina humana, a ausência de aglutinação indica a presença de globulina humana.
No teste da antiglobulina humana, após a adição do soro antiglobulina humana, o tempo de incubação deve ser diferente, comparando-se amostras provenientes de manchas e macerados.
Em testes imunocromatográficos para hemoglobina humana, o anticorpo em fase móvel deve estar conjugado a uma partícula que, em determinada concentração, deve ser visível a olho nu.
Em testes imunocromatográficos para hemoglobina humana, a amostra não deve ser diluída mesmo para a exclusão do efeito hook.
Sobre os testes de certeza na identificação de sangue, assinale a alternativa INCORRETA.
Testes de cristais e imunocromatográficos apresentam sensibilidades similares.
No teste de cristais de Teichmann ocorre a formação de cristais de hemina de coloração marrom escura, na reação do sangue com acido acético e um sal.
O teste de cristais de Teichmann é recomendado no caso de a amostra ser proveniente de um extrato concentrado da mancha ou crosta em análise.
O teste de cristais de Takayama é recomendado no caso de a amostra ser proveniente de fibras de tecido ou raspado de crosta.
No teste de cristais de Takayama, ocorre formação de cristais de hemocromogênio na reação do sangue com pirimidina em meio alcalino.
O reagente conhecido como luminol tem sido amplamente utilizado por laboratórios forenses ao redor do mundo na elucidação de crimes. Sobre esse reagente e sua utilização, assinale a alternativa INCORRETA.
O resultado positivo de coloração do luminol indica a possibilidade de o material em questão ter entrado em contato com sangue.
A aplicação do luminol no material a ser analisado não afetará a tipagem do DNA, das enzimas do sangue e de antígenos.
A utilização do reagente luminol para detecção de presença de sangue se baseia na natureza catalítica da hemoglobina como peroxidase.
O teste de presença de sangue utilizando luminol pode resultar em falso positivo, caso ocorra presença de ferrugem.
A sensibilidade de testes utilizando o luminol é de 1:100 em manchas.
Sobre o espermograma, assinale a alternativa INCORRETA.
A liquefação do esperma, depois de ejaculado, pode ocorrer de forma primária, parcial ou secundária.
O pH do esperma ejaculado após uma hora deve estar normalmente entre 7,2 e 8,0.
A contagem mínima de espermatozóides por mililitro de esperma considerado normal é de vinte milhões.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um resultado de 50% de espermatozóides morfologicamente normais (ovais) classifica o esperma como normal.
O teste de vitalidade revela a proporção entre os espermatozóides vivos e os mortos, e pode ser realizado com o auxílio de coloração com eosina.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Sobre a técnica da Reação em Cadeia da Polimerase, é INCORRETO afirmar:
Possibilita realizar a tipagem de DNA em pequenas manchas de sangue ou sêmen, células da mucosa bucal, fios de cabelo com bulbo e fragmentos de pele.
Permite a detecção de capsídeos virais.
Pode ser utilizada com sucesso para a obtenção de mRNA, detecção, quantificação e genotipagem de microrganismos.
DNA polimerase, desoxinucleosídeos trifosfatados, detergente não iônico, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, primers e templates de DNA são alguns dos reagentes necessários para a montagem da reação.
A análise dos resultados pode ser qualitativa ou quantitativa.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A crescente preocupação mundial com o esgotamento das reservas petrolíferas tem gerado um grande número de pesquisas para a obtenção de energia a partir de outras fontes. Uma dessas alternativas, que está em desenvolvimento, é a utilização de hidrogênio gerado a partir da oxidação do metano, segundo a equação química a seguir.
Na tabela a seguir, são fornecidas as entalpias de formação do metano e do monóxido de carbono.
A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
Considerando-se as massas atômicas fornecidas na tabela abaixo, é correto afirmar que, para produzir uma quantidade de massa de hidrogênio igual a m H, a partir da oxidação do metano descrita no texto, é necessário o consumo de uma massa de metano igual a 4 × m H .
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...