Lista completa de Questões de Química do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Deseja-se reaproveitar o enxofre sólido para um estudo, gerado através da seguinte reação:
Qual é o método adequado para separar o enxofre sólido da mistura heterogênea do tipo sólido-líquido formada?
Filtração
Peneiração
Condensação
Destilação fracionada
Dissolução fracionada
O metano (CH4), um gás inodoro e incolor, é um dos principais constituintes do gás natural. A combustão completa do metano é representada por esta equação química:
Tendo como base esses dados, assinale a afirmação correta.
O CH4 é um hidrocarboneto da família dos alcanos e sua molécula é apolar.
O gás natural é também conhecido e comercializado como Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
A emissão de CH4 para a atmosfera ajuda a combater o efeito estufa, em virtude da sua alta capacidade de absorção de radiação infravermelha (calor).
É necessário o fornecimento de 802 kJ/mol de energia para a reação ocorrer.
São produzidos 440 kg de CO2 a partir da queima de 22,4 L de CH4, nas CNTP.
Um sistema de produção gera diariamente, como efluente, 5.000 litros de uma solução aquosa de amônia 0,5 M. A amônia é recuperada desse efluente por meio da reação com uma solução de ácido sulfúrico 1,25 M, formando sulfato de amônio como produto final, que é reutilizado como matéria-prima na planta de produção. A reação de recuperação da amônia é representada estequiometricamente pela equação a seguir.
250
500
1000
1500
2000
O gráfico acima descreve o comportamento reológico de um fluido
plástico.
pseudoplástico.
Plástico de Bingham.
newtoniano.
Um técnico utilizou um método de análise química cuja principal operação consistiu em adicionar lentamente uma solução a outra, até a completa reação entre seus solutos, com a finalidade de determinar a concentração de uma das soluções, a partir da concentração já conhecida da outra solução. Trata-se do método denominado
Turbidimetria
Voltametria
Volumetria
Gravimetria.
Potenciometria.
Os métodos potenciométricos de análise são baseados em medidas do potencial de células eletroquímicas, na ausência de correntes apreciáveis. De acordo com as características desses métodos, considere as afirmativas que se seguem.
I O equipamento necessário para uma análise potenciométrica é composto de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo de medida de potencial.
II O eletrodo de calomelano é um eletrodo de referência, formado por prata (Ag) e imerso em uma solução de KCl saturada com AgCl.
III A medida do potencial de um eletrodo indicador pode ser utilizada para determinar o ponto de equivalência de uma titulação.
IV O pH de uma solução só pode ser determinado por meio da medida da diferença de potencial através de um eletrodo indicador metálico de membrana cristalina.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
I, III e IV.
O fotômetro é um instrumento usado para a medida da Transmitância (T) e Absorbância (A) de soluções aquosas, usando um feixe de radiação visível filtrada. A relação entre esses dois termos é expressa de acordo com a Lei de Beer, conforme a seguinte equação:
A = - log T
A = + log T
A = 1 + log T
A = T + log , onde = absortividade molar
A = T - log b, onde b = caminho ótico
A cromatografia compreende um grupo diversificado de métodos que permite a separação de componentes semelhantes de misturas complexas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I Em todas as separações cromatográficas, a amostra é transportada por uma fase móvel através de uma fase estacionária fixa.
II O tempo que o pico do analito leva para atingir o detector, após a injeção da amostra, é chamado de tempo de retenção.
III Na cromatografia gasosa, a eluição na coluna cromatográfica é feita por fluxo de um líquido inerte que atua como fase móvel.
IV A cromatografia líquida é útil para a separação de espécies voláteis.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Considerando os procedimentos de segurança para o trabalho e o manuseio de materiais em laboratórios, pode-se afirmar, corretamente, que
água deve ser adicionada ao ácido e nunca ácido à água, ao se preparar uma solução a partir de um ácido concentrado.
cilindros de gás poderão ser armazenados no interior dos laboratórios se forem instalados próximos a aparelhos de ar-condicionado.
os laboratórios devem ter em suas instalações capelas, extintores de incêndio, chuveiros e lava-olhos, que são caracterizados como equipamentos de proteção individual (EPI).
a elaboração do mapa de risco permite o reconhecimento e a compreensão dos riscos em potencial nas operações do laboratório, devendo ser mantidos em local reservado e de acesso restrito.
a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) contém informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.
De modo a aumentar o rendimento de caldeiras, sugerese preaquecer a sua água de alimentação, usando um trocador de calor casco-tubo, CT 1-2, para aquecer 5 kg/s de água, proveniente da central de utilidades, com 10 kg/s de gases de exaustão da própria caldeira. A água entra no trocador a 30 oC e sai a 120 oC, enquanto que o gás entra a 300 oC. O trocador opera em contracorrente. Supondo os calores específicos iguais a 4.200 J/kgK para a água e 1.050 J/kgK para o gás de exaustão e considerando um coeficiente global de transferência de calor igual a 1.500 W/m2K, um fator de correção para o ( T)ln igual a 0,97 e (ln 2) igual a, aproximadamente, 0,7, a área de troca térmica, em m2, está na faixa de
21 a 23
18,5 a 20,5
14 a 17
9 a 11
6,5 a 8,5
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...