Questões de Química da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Química da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para fechar o ciclo do carbono, o metano utilizado como combustível deve ser obtido a partir

  • A.

    do GLP.

  • B.

    do diesel do petróleo.

  • C.

    da gasolina.

  • D.

    da decomposição do lixo.

  • E.

    do carvão mineral.

Atenção: Considere as seguintes reações de combustão do metano, para responder às questões de números 35 e 36.

Observando as reações de combustão do metano, podese concluir que, quando comparados aos reagentes, os produtos da reação

  • A.

    I possuem mais energia armazenada que os da reação II.

  • B.

    I possuem menos energia armazenada que os da reação III.

  • C.

    II possuem menos energia armazenada que os da reação I.

  • D.

    II possuem mais energia armazenada que os da reação III.

  • E.

    III possuem menos energia armazenada que os da reação I.

Atenção: Considere as seguintes reações de combustão do metano, para responder às questões de números 35 e 36.

É produzido um gás estufa e um composto venenoso para os seres humanos, respectivamente, nas reações representadas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e I.

  • E.

    III e II.

No controle da hiperacidez estomacal pode-se utilizar uma solução de comprimido antiácido contendo carbonato e bicarbonato. Nessa solução encontram-se os equilíbrios representados pelas seguintes equações:

Quando ingerida, essa solução reage com o ácido estomacal e, como consequência, ocorre

  • A.

    aumento da concentração de íons  CO32- (aq).

  • B.

    desidratação estomacal.

  • C.

    aumento da concentração de íons H+ (aq).

  • D.

    liberação de gás.

  • E.

    diminuição do pH dentro do estômago.

A obtenção do sal da água do mar se dá pela retirada do sal sólido à medida que evapora a água do mar contida em grandes tanques. Nesse processo é obtido sal com teor de mais de 95% em NaCl. Esse alto teor de NaCl é possível porque

  • A.

    a água do mar tem esse teor de NaCl.

  • B.

    o NaCl é obtido por cristalização fracionada.

  • C.

    a temperatura de ebulição da água é maior que a do NaCl.

  • D.

    a densidade do NaCl é maior que a da água.

  • E.

    a temperatura de fusão da água é maior que a do NaCl.

Para demonstrar o efeito da superfície de contato e dos catalisadores em uma reação química, pode-se realizar alguns experimentos, como os descritos a seguir:

I. dissolução de um comprimido efervescente em água.

II. decomposição da água oxigenada com dióxido de manganês.

As condições para esses experimentos que demonstram maior rapidez nas reações são:

  • A.

    comprimido inteiro em I e decomposição na ausência de MnO2em II.

  • B.

    comprimido triturado em I e decomposição na ausência de MnO2 em II.

  • C.

    comprimido triturado em I e decomposição na presença de MnO2 em II.

  • D.

    comprimido inteiro em I e decomposição na presença de MnO2 em II.

  • E.

    comprimido inteiro em I e decomposição independente do MnO2 em II.

O oxigênio utilizado em hospitais é obtido a partir do ar atmosférico. Nesse processo, o ar é liquefeito para se conseguir a separação de seus componentes, pela destilação fracionada. As condições de temperatura e pressão que permitem a liquefação do ar são

  • A.

    baixa temperatura e baixa pressão.

  • B.

    alta temperatura e alta pressão.

  • C.

    alta temperatura e baixa pressão.

  • D.

    alta temperatura e pressão atmosférica normal.

  • E.

    baixa temperatura e alta pressão.

Para demonstrar o processo de tratamento da água de abastecimento público para seus alunos, um professor deve utilizar experimentos que envolvam os seguintes procedimentos, nessa ordem:

  • A.

    filtração, coagulação e decantação.

  • B.

    decantação, filtração e coagulação.

  • C.

    decantação, coagulação e filtração.

  • D.

    filtração, decantação e coagulação.

  • E.

    coagulação, decantação e filtração.

Quando se prepara um suco a partir de uma mistura em pó, certamente pode-se desenvolver a articulação da experiência cotidiana com os seguintes conhecimentos químicos:

  • A.

    modelos atômicos.

  • B.

    diluição e equilíbrio químico.

  • C.

    hidrocarbonetos e álcoois.

  • D.

    dissolução e concentração de soluções.

  • E.

    partículas constituintes do átomo.

Atenção: Considere os dados abaixo para responder às questões de números 27 e 28.

A liquefação da água está corretamente representada pelo diagrama de energia

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...