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Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em cada um dos próximos itens, que tratam, respectivamente, de probabilidade e contagem,é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Os números de cadastro dos clientes de uma loja serão compostos de 10 algarismos. Em cada número de cadastro, o algarismo 0 deverá aparecer 4 vezes, o algarismo 1, 3 vezes, o algarismo 5, 2 vezes, e o algarismo 7, 1 vez. Nessa situação, a quantidade de clientes que poderão ser cadastrados será superior a 15.000.
O texto a seguir constrói um argumento:
Por mais de um século, astrônomos especulam a existência de água no planeta Marte. Recentemente, uma nave robótica enviada pelos Estados Unidos transmitiu a resposta em forma de fotos da superfície marciana: bilhas e ranhuras microscópicas visíveis em algumas pedras demonstram que estas já estiveram submersas em água. Se a água líquida é a única substância vital para a existência de seres vivos, então é possível que tenha existido vida em Marte.
A conclusão do argumento construído no texto é:
A água líquida é a única substância vital para os seres vivos.
Existem bolhas e ranhuras em algumas pedras marcianas.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de técnicos é encarregada da coleta de dados para uma pesquisa. Sabendo que 3 técnicos levariam 20 horas para coletar todos os dados e que os técnicos da equipe trabalham todos com a mesma eficiência, julgue os itens seguintes.
Doze técnicos levariam 4 horas para coletar todos os dados.
Proposições compostas são denominadas equivalentes quando possuem os mesmos valores lógicos V ou F, para todas as possíveis valorações V ou F atribuídas às proposições simples que as compõem. Assinale a opção correspondente à proposição equivalente a .
A
(¬A)
C→
(¬A)
[(¬A)
Em uma universidade, setorizada por cursos, os alunos de cada curso podem cursar disciplinas de outros cursos para integralização de seus currículos. Por solicitação da diretoria, o secretário do curso de Matemática informou que, dos 200 alunos desse curso, 80 cursam disciplinas do curso de Física; 90, do curso de Biologia; 55, do curso de Química; 32, dos cursos de Biologia e Física; 23, dos cursos de Química e Física; 16, dos cursos de Biologia e Química; e 8 cursam disciplinas desses três cursos. O secretário informou, ainda, que essa distribuição inclui todos os alunos do curso de Matemática.
Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.
Se as informações do secretário acerca das matrículas dos alunos em disciplinas estiverem corretas, então, dos alunos que cursam disciplinas de apenas um desses cursos, a maior concentração de alunos estará no curso de Física.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com as definições apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Suponha-se uma comunidade na qual cada um de seus membros fala sempre proposições verdadeiras ou fala sempre proposições falsas. Sendo assim, se três membros dessa comunidade estiverem conversando, a quantidade de vezes em que é possível pelo menos dois deles dizerem a verdade é igual a 4.
Julgue os itens seguintes relacionados à lógica proposicional.
Ágata é decoradora e precisa atender o pedido de um excêntrico cliente. Ele - o cliente - exige que uma das paredes do quarto de sua filha seja dividida em uma seqüência de 5 listras horizontais pintadas de cores diferentes, ou seja, uma de cada cor. Sabendo-se que Ágata possui apenas 8 cores disponíveis, então o número de diferentes maneiras que a parede pode ser pintada é igual a:
56
5760
6720
3600
4320
Ana precisa fazer uma prova de matemática composta de 15 questões. Contudo, para ser aprovada, Ana só precisa resolver 10 questões das 15 propostas. Assim, de quantas maneiras diferentes Ana pode escolher as questões?
3003
2980
2800
3006
3005
Com base nas informações do texto I, é correto afirmar que, para todos os possíveis valores lógicos, V ou F, que podem ser atribuídos a P e a Q, uma proposição simbolizada por ¬[P→
(¬P)
(¬Q)→
¬[(¬P)
¬[¬(P→
P
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