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Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Texto para as questões 24 e 25
Suponha que sejam verdadeiras as seguintes proposições.
III Joaquina não tem garantido o direito de herança.
IV Todos aqueles que têm direito de herança são cidadãos de muita sorte.
Se III e IV acima, e II, do texto, são premissas de um argumento, assinale a opção correspondente à "conclusão", que forma com essas premissas um argumento válido
Joaquina não é cidadã de muita sorte.
Todos os que têm direito de herança são cidadãos brasileiros.
Joaquina não é cidadã brasileira.
Ou todos não têm direito de herança ou todos não são cidadãos brasileiros.
Os conectivos e, ou, não e o condicional se ... então são, simbolicamente, representados por , respectivamente. As letras maiúsculas do alfabeto, como P, Q e R, representam proposições. As indicações V e F são usadas para valores lógicos verdadeiro e falso, respectivamente, das proposições. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
Considere o quadro abaixo, que apresenta algumas colunas da tabela verdade referente à proposição .
Nesse caso, pode-se afirmar que a última coluna foi preenchida de forma totalmente correta.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Roberta, Rejane e Renata são servidoras de um mesmo órgão público do Poder Executivo Federal. Em um treinamento, ao lidar com certa situação, observou-se que cada uma delas tomou uma das seguintes atitudes:
A1: deixou de utilizar avanços técnicos e científicos que estavam ao seu alcance;
A2: alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providências;
A3: buscou evitar situações procrastinatórias.
Cada uma dessas atitudes, que pode ou não estar de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (CEP), foi tomada por exatamente uma das servidoras. Além disso, sabe-se que a servidora Renata tomou a atitude A3 e que a servidora Roberta não tomou a atitude A1. Essas informações estão contempladas na tabela a seguir, em que cada célula, correspondente ao cruzamento de uma linha com uma coluna, foi preenchida com V (verdadeiro) no caso de a servidora listada na linha ter tomado a atitude representada na coluna, ou com F (falso), caso contrário.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A atitude adotada por Rejane está de acordo com o CEP e é especialmente adequada diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, mas não como ambas. Considerando que todas as proposições contidas no texto acima são verdadeiras e supondo também que a proposição "Se não foi produzido relatório final, então não foram realizadas e concluídas 42 inspeções" seja verdadeira, assinale a opção que, por conseqüência dessas premissas, é uma proposição verdadeira.
Se foi produzido relatório final, então foram realizadas e concluídas 42 inspeções.
Foi produzido relatório final.
Foram realizadas e concluídas mais de 42 inspeções.
Foi produzido relatório final se e somente se foram realizadas e concluídas 42 inspeções.
Não foram realizadas nem concluídas 42 inspeções, mas foi produzido relatório final.
Os conectivos e, ou, não e o condicional se ... então são, simbolicamente, representados por , respectivamente. As letras maiúsculas do alfabeto, como P, Q e R, representam proposições. As indicações V e F são usadas para valores lógicos verdadeiro e falso, respectivamente, das proposições. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A proposição é equivalente à proposição
A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:
Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar
uma disciplina que não seja Matemática, Informática ou Física é igual a 0,62.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Roberta, Rejane e Renata são servidoras de um mesmo órgão público do Poder Executivo Federal. Em um treinamento, ao lidar com certa situação, observou-se que cada uma delas tomou uma das seguintes atitudes:
A1: deixou de utilizar avanços técnicos e científicos que estavam ao seu alcance;
A2: alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providências;
A3: buscou evitar situações procrastinatórias.
Cada uma dessas atitudes, que pode ou não estar de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (CEP), foi tomada por exatamente uma das servidoras. Além disso, sabe-se que a servidora Renata tomou a atitude A3 e que a servidora Roberta não tomou a atitude A1. Essas informações estão contempladas na tabela a seguir, em que cada célula, correspondente ao cruzamento de uma linha com uma coluna, foi preenchida com V (verdadeiro) no caso de a servidora listada na linha ter tomado a atitude representada na coluna, ou com F (falso), caso contrário.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A atitude adotada por Roberta ao lidar com documento oficial fere o CEP.
A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:
Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar
somente Física é igual a 0,1.
Os dois primeiros pares de palavras abaixo foram escritos segundo determinado critério. Esse mesmo critério deve ser usado para descobrir qual a palavra que comporia corretamente o terceiro par.
ESTAGNAR – ANTA
PARAPEITO – TIRA
RENOVADO – ?
Assim sendo, a palavra que deverá substituir o ponto de interrogação é
AVON
DONO
NOVA
ONDA
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um quadrado é denominado quadrado mágico quando a soma dos números que aparecem nas suas linhas, ou nas suas colunas, ou também nas suas diagonais, resulta sempre o mesmo valor. Acerca dessa definição, julgue o item que se segue.
É correto afirmar que se pode completar o quadrado abaixo de modo a obter um quadrado mágico.
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