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Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Nos raciocínios dedutivos válidos, a conclusão é uma consequência do que está implícito nas premissas que os compõem.
Em um grupo de amigas, todas as meninas loiras são, também, altas e magras, mas nenhuma menina alta e magra tem olhos azuis. Todas as meninas alegres possuem cabelos crespos, e algumas meninas de cabelos crespos têm também olhos azuis. Como nenhuma menina de cabelos crespos é alta e magra, e como neste grupo de amigas não existe nenhuma menina que tenha cabelos crespos, olhos azuis e seja alegre, então:
pelo menos uma menina alegre tem olhos azuis
pelo menos uma menina loira tem olhos azuis.
todas as meninas que possuem cabelos crespos são loiras.
todas as meninas de cabelos crespos são alegres.
nenhuma menina alegre é loira.
Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Forma de raciocínio empregada em ciências experimentais, a abdução é um processo de inferência no qual se parte do particular para o geral, ou seja, a partir da observação de casos particulares, chega-se a uma conclusão que extrapola essas premissas.
Todos os alunos de matemática são, também, alunos de inglês, mas nenhum aluno de inglês é aluno de história. Todos os alunos de português são também alunos de informática, e alguns alunos de informática são também alunos de história. Como nenhum aluno de informática é aluno de inglês, e como nenhum aluno de português é aluno de história, então:
pelo menos um aluno de português é aluno de inglês.
pelo menos um aluno de matemática é aluno de história.
todos os alunos de informática são alunos de matemática.
todos os alunos de informática são alunos de português.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Em um processo de seleção para uma vaga de emprego em determinada empresa, um membro da comissão de seleção, em referência a certo candidato, afirmou: É um forte candidato à vaga, mas não tem um bom currículo. Assertiva: Nessa situação hipotética, a afirmação do membro da comissão apresenta maior peso argumentativo no trecho mas não tem um bom currículo.
Todas as amigas de Aninha que foram à sua festa de aniversário estiveram, antes, na festa de aniversário de Betinha. Como nem todas amigas de Aninha estiveram na festa de aniversário de Betinha, conclui-se que, das amigas de Aninha,
todas foram à festa de Aninha e algumas não foram à festa de Betinha.
todas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.
algumas foram à festa de Aninha mas não foram à festa de Betinha.
algumas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. A afirmação Mário se doou à empresa; logo, merece uma recompensa fundamenta-se em um argumento no qual há duas premissas não declaradas.
Chico, Caio e Caco vão ao teatro com suas amigas Biba e Beti, e desejam sentar-se, os cinco, lado a lado, na mesma fila. O número de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se nos assentos de modo que Chico e Beti fiquem sempre juntos, um ao lado do outro, é igual a:
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. O pleno entendimento da frase Bento não conseguiu chegar ao local de prova a tempo envolve a identificação de duas informações pressupostas: Bento tentou chegar ao local de prova a tempo; essa tentativa teve como consequência o fato de Bento não ter chegado ao local de prova.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Em um diálogo, o acadêmico A disse ao acadêmico B: Por que você ainda usa a teoria X? Ninguém mais na nossa área usa essa teoria. O que está em voga, hoje em dia, é a teoria Y.. Assertiva: Nessa situação hipotética, a declaração de A constitui um exemplo de apelo à autoridade.
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