Questões de Raciocínio lógico

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Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Nos raciocínios dedutivos válidos, a conclusão é uma consequência do que está implícito nas premissas que os compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um grupo de amigas, todas as meninas loiras são, também, altas e magras, mas nenhuma menina alta e magra tem olhos azuis. Todas as meninas alegres possuem cabelos crespos, e algumas meninas de cabelos crespos têm também olhos azuis. Como nenhuma menina de cabelos crespos é alta e magra, e como neste grupo de amigas não existe nenhuma menina que tenha cabelos crespos, olhos azuis e seja alegre, então:

  • A.

    pelo menos uma menina alegre tem olhos azuis

  • B.

    pelo menos uma menina loira tem olhos azuis.

  • C.

    todas as meninas que possuem cabelos crespos são loiras.

  • D.

    todas as meninas de cabelos crespos são alegres.

  • E.

    nenhuma menina alegre é loira.

Julgue os itens a seguir, considerando as maneiras de pensar com argumentos racionais. Forma de raciocínio empregada em ciências experimentais, a abdução é um processo de inferência no qual se parte do particular para o geral, ou seja, a partir da observação de casos particulares, chega-se a uma conclusão que extrapola essas premissas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todos os alunos de matemática são, também, alunos de inglês, mas nenhum aluno de inglês é aluno de história. Todos os alunos de português são também alunos de informática, e alguns alunos de informática são também alunos de história. Como nenhum aluno de informática é aluno de inglês, e como nenhum aluno de português é aluno de história, então:

  • A.

    pelo menos um aluno de português é aluno de inglês.

  • B.

    pelo menos um aluno de matemática é aluno de história.

  • C. nenhum aluno de português é aluno de matemática.
  • D.

    todos os alunos de informática são alunos de matemática.

  • E.

    todos os alunos de informática são alunos de português.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Em um processo de seleção para uma vaga de emprego em determinada empresa, um membro da comissão de seleção, em referência a certo candidato, afirmou: “É um forte candidato à vaga, mas não tem um bom currículo”. Assertiva: Nessa situação hipotética, a afirmação do membro da comissão apresenta maior peso argumentativo no trecho “mas não tem um bom currículo”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as amigas de Aninha que foram à sua festa de aniversário estiveram, antes, na festa de aniversário de Betinha. Como nem todas amigas de Aninha estiveram na festa de aniversário de Betinha, conclui-se que, das amigas de Aninha,

  • A.

    todas foram à festa de Aninha e algumas não foram à festa de Betinha.

  • B. pelo menos uma não foi à festa de Aninha.
  • C.

    todas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.

  • D.

    algumas foram à festa de Aninha mas não foram à festa de Betinha.

  • E.

    algumas foram à festa de Aninha e nenhuma foi à festa de Betinha.

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. A afirmação “Mário se doou à empresa; logo, merece uma recompensa” fundamenta-se em um argumento no qual há duas premissas não declaradas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Chico, Caio e Caco vão ao teatro com suas amigas Biba e Beti, e desejam sentar-se, os cinco, lado a lado, na mesma fila. O número de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se nos assentos de modo que Chico e Beti fiquem sempre juntos, um ao lado do outro, é igual a:

  • A. 16
  • B. 24
  • C. 32
  • D. 46
  • E. 48

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. O pleno entendimento da frase “Bento não conseguiu chegar ao local de prova a tempo” envolve a identificação de duas informações pressupostas: Bento tentou chegar ao local de prova a tempo; essa tentativa teve como consequência o fato de Bento não ter chegado ao local de prova.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Em um diálogo, o acadêmico A disse ao acadêmico B: “Por que você ainda usa a teoria X? Ninguém mais na nossa área usa essa teoria. O que está em voga, hoje em dia, é a teoria Y.”. Assertiva: Nessa situação hipotética, a declaração de A constitui um exemplo de apelo à autoridade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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