Questões de Raciocínio lógico do ano 2006

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De acordo com essas informações e considerando o texto, julgue os itens que se seguem acerca de raciocínio lógico.

Considere a seguinte seqüência de proposições:

I Ou Josélia é ótima estagiária ou Josélia tem salário baixo.

 II Josélia é ótima estagiária.

 III Josélia tem salário baixo.

 Nessa situação, essa seqüência constitui um raciocínio lógico correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com essas informações e considerando o texto, julgue os itens que se seguem acerca de raciocínio lógico.

Considere a seguinte seqüência de proposições:

I Ou Penha não é linda ou Penha vencerá o concurso.

 II Penha não vencerá o concurso.

 III Penha não é linda.

Nessa situação, a seqüência de proposições constitui um raciocínio lógico correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se Alice é feliz, Otávio é rico. Se Otávio é rico, Elga não é feliz. Se Elga não é feliz, Alice é feliz. A análise do encadeamento lógico dessas três afirmações permite concluir que elas:

  • a.

    implicam necessariamente que Otávio é rico e que Elga não é feliz.

  • b.

    implicam necessariamente que Alice é feliz.

  • c.

    são consistentes entre si quer Alice seja feliz, quer Alice não seja feliz.

  • d.

    são eqüivalentes a dizer que Alice é feliz.

  • e.

    são inconsistentes entre si.

Se Beatriz não é mãe de Ana, é tia de Paula. Se Beatriz é irmã de Flávio, é mãe de Ana. Se Beatriz é mãe de Ana, não é irmã de Flávio. Se Beatriz não é irmã de Flávio, não é tia de Paula. Logo, Beatriz:

  • a.

    não é mãe de Ana, é irmã de Flávio e não é tia de Paula.

  • b.

    é mãe de Ana, é irmã de Flávio e não é tia de Paula.

  • c.

    não é mãe de Ana, é irmã de Flávio e é tia de Paula.

  • d.

    é mãe de Ana, não é irmã de Flávio e não é tia de Paula.

  • e.

    não é mãe de Ana, não é irmã de Flávio e é tia de Paula.

Três meninos, Alberto, Bernardo e Paulo, suspeitos de haver roubado o caderno de Maria, foram levados à direção da escola. Sabe-se que um e apenas um dos suspeitos é culpado, e que o culpado às vezes fala a verdade e às vezes mente. Sabe-se, também, que dos outros dois suspeitos (que não são culpados), um sempre diz a verdade e o outro sempre mente. A diretora da escola perguntou a cada um dos suspeitos qual entre eles era o culpado. Alberto respondeu: "eu sou o culpado." Bernardo respondeu: "O culpado é Alberto." Por fim Paulo falou: "eu sou o culpado." Acostumada a tratar com questões delicadas, a diretora da escola, corretamente, concluiu que o culpado é

  • a.

    Paulo, e Alberto sempre mente.

  • b.

    Bernardo, e Paulo sempre mente.

  • c.

    Alberto, e Paulo sempre mente.

  • d.

    Paulo, e Alberto sempre diz a verdade.

  • e.

    Alberto, e Alberto sempre diz a verdade.

Dizer que não é verdade que A = B e C = D, é logicamente equivalente a dizer que é verdade que:

  • a.

    A não é B e C não é D.

  • b.

    A não é B ou C não é D.

  • c.

    A é B ou C não é D.

  • d.

    se A não é B, então C é D.

  • .

    se A não é B, então C não é D.

Se Alfa é feliz, então Beta é feliz. Se Alfa é infeliz, então Beta ou Gama são felizes. Se Gama é infeliz, então Beta é infeliz. Se Gama é feliz, então Alfa é feliz. Considerando que as afirmações são verdadeiras, segue-se, portanto, que:

  • a.

    Alfa é feliz, mas Beta e Gama são infelizes.

  • b.

    Alfa, Beta e Gama são infelizes.

  • c.

    Alfa, Beta e Gama são felizes.

  • d.

    Alfa e Beta são infelizes, mas Gama é feliz.

  • e.

    Alfa e Gama são felizes, mas Beta é infeliz.

Para cada pessoa x, sejam f(x) o pai de x e g(x) a mãe de x. A esse respeito, assinale a afirmativa FALSA.

  • A.

    f[f(x)] = avô paterno de x

  • B.

    g[g(x)] = avó materna de x

  • C.

    f[g(x)] = avô materno de x

  • D. g[f(x)] = avó paterna de x
  • E. f[g(x)] = g[f(x)]

Machado (2001) faz alusão ao conceito de modelo a partir de uma análise semântica das linguagens formais e, em seguida, argumenta que diante um conjunto de fórmulas F e de uma linguagem formal L, diz-se que um modelo para F é uma particular determinação de um conjunto de objetos e atribuição de significados. Cabe informar que neste conjunto, as variáveis e as relações presentes nas fórmulas de F estão estruturadas, de modo que todas elas se tornem proposições verdadeiras a respeito dos objetos considerados.

Diante das informações dadas acima sobre um modelo, tomando I como exemplo, assinalar a alternativa falsa.

  • A.

    O conjunto de seres humanos e a relação ser primo (grau de parentesco).

  • B.

    O conjunto das retas de um plano e a relação de paralelismo.

  • C.

    O conjunto dos automóveis produzidos no Brasil e a relação ter o mesmo fabricante.

  • D.

    Há duas alternativas verdadeiras.

  • E.

    Há três alternativas verdadeiras.

Cada um dos três participantes de um torneio de xadrez deu uma informação sobre o que ocorreu no evento. João disse que Carlos foi o 3° colocado; Alberto disse que João foi o 2° colocado e Carlos atribuiu a si mesmo a 2ª colocação. Sabendo que só o primeiro colocado disse a verdade, deve-se concluir que

  • A.

    Alberto foi o 1° colocado.

  • B.

    João foi o 2° colocado.

  • C.

    Alberto foi o 3° colocado.

  • D.

    Carlos foi o 2° colocado.

  • E.

    João foi o 1° colocado.

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