Lista completa de Questões de Raciocínio lógico do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A probabilidade de que um turista do referido grupo escolhido ao acaso tenha visitado os três pontos turísticos é superior a 0,14.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A tabela acima mostra a distribuição continental dos 32 países que participarão, com suas seleções de futebol, da próxima Copa do Mundo. Considerando que essas seleções serão divididas em 8 grupos de 4 seleções cada, e que a Ásia e a Oceania constituem, nesse caso, um único continente, julgue os itens subsequentes.
A quantidade de maneiras distintas de se formar um grupo em que duas seleções sejam de países das Américas, e as outras duas, de países da Europa é inferior a 3.600.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A tabela acima mostra a distribuição continental dos 32 países que participarão, com suas seleções de futebol, da próxima Copa do Mundo. Considerando que essas seleções serão divididas em 8 grupos de 4 seleções cada, e que a Ásia e a Oceania constituem, nesse caso, um único continente, julgue os itens subsequentes.
É possível formar no máximo 6 grupos que contenham seleções de países de pelo menos três continentes diferentes.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A tabela acima mostra a distribuição continental dos 32 países que participarão, com suas seleções de futebol, da próxima Copa do Mundo. Considerando que essas seleções serão divididas em 8 grupos de 4 seleções cada, e que a Ásia e a Oceania constituem, nesse caso, um único continente, julgue os itens subsequentes.
A quantidade de maneiras distintas de se formar um grupo que contenha seleções de países de todos os continentes é superior a 2.500.Para determinado jogo, a figura A mostrada acima ilustra um tabuleiro de seis casas, numeradas de 1 a 6, e seis pedras em forma de estrela, também numeradas de 1 a 6. A figura B mostra a posição das pedras no tabuleiro no início do jogo, que deve ser jogado por dois jogadores. As pedras serão movimentadas de acordo com os números obtidos pelo lançamento de dois dados. Um dos dados, de seis faces, possui duas faces com o algarismo 1, duas com o algarismo 3 e duas com o algarismo 5. O outro dado, também de 6 faces, possui duas faces com o algarismo 2, duas com o algarismo 4 e duas com o algarismo 6. As regras do jogo são:
(1) O jogador mais velho inicia a partida lançando os dois dados; os dois algarismos obtidos com o lançamento determinam as duas casas no tabuleiro que deverão ter as pedras aí localizadas trocadas de posição;
(2) O outro jogador lança agora os dados, que procederá como determinado na regra 1; e, assim, sucessivamente;
(3) O vencedor será aquele que, ao final de 20 jogadas, conseguir retornar às casas originais a maior quantidade de pedras.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Para se obter a configuração mostrada abaixo serão necessários pelo menos 5 lançamentos dos dados.
Para determinado jogo, a figura A mostrada acima ilustra um tabuleiro de seis casas, numeradas de 1 a 6, e seis pedras em forma de estrela, também numeradas de 1 a 6. A figura B mostra a posição das pedras no tabuleiro no início do jogo, que deve ser jogado por dois jogadores. As pedras serão movimentadas de acordo com os números obtidos pelo lançamento de dois dados. Um dos dados, de seis faces, possui duas faces com o algarismo 1, duas com o algarismo 3 e duas com o algarismo 5. O outro dado, também de 6 faces, possui duas faces com o algarismo 2, duas com o algarismo 4 e duas com o algarismo 6. As regras do jogo são:
(1) O jogador mais velho inicia a partida lançando os dois dados; os dois algarismos obtidos com o lançamento determinam as duas casas no tabuleiro que deverão ter as pedras aí localizadas trocadas de posição;
(2) O outro jogador lança agora os dados, que procederá como determinado na regra 1; e, assim, sucessivamente;
(3) O vencedor será aquele que, ao final de 20 jogadas, conseguir retornar às casas originais a maior quantidade de pedras.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A configuração mostrada abaixo poderá ser obtida no segundo lançamento dos dados do primeiro jogador.
Para determinado jogo, a figura A mostrada acima ilustra um tabuleiro de seis casas, numeradas de 1 a 6, e seis pedras em forma de estrela, também numeradas de 1 a 6. A figura B mostra a posição das pedras no tabuleiro no início do jogo, que deve ser jogado por dois jogadores. As pedras serão movimentadas de acordo com os números obtidos pelo lançamento de dois dados. Um dos dados, de seis faces, possui duas faces com o algarismo 1, duas com o algarismo 3 e duas com o algarismo 5. O outro dado, também de 6 faces, possui duas faces com o algarismo 2, duas com o algarismo 4 e duas com o algarismo 6. As regras do jogo são:
(1) O jogador mais velho inicia a partida lançando os dois dados; os dois algarismos obtidos com o lançamento determinam as duas casas no tabuleiro que deverão ter as pedras aí localizadas trocadas de posição;
(2) O outro jogador lança agora os dados, que procederá como determinado na regra 1; e, assim, sucessivamente;
(3) O vencedor será aquele que, ao final de 20 jogadas, conseguir retornar às casas originais a maior quantidade de pedras.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Não há a possibilidade de uma partida desse jogo terminar empatada.Para determinado jogo, a figura A mostrada acima ilustra um tabuleiro de seis casas, numeradas de 1 a 6, e seis pedras em forma de estrela, também numeradas de 1 a 6. A figura B mostra a posição das pedras no tabuleiro no início do jogo, que deve ser jogado por dois jogadores. As pedras serão movimentadas de acordo com os números obtidos pelo lançamento de dois dados. Um dos dados, de seis faces, possui duas faces com o algarismo 1, duas com o algarismo 3 e duas com o algarismo 5. O outro dado, também de 6 faces, possui duas faces com o algarismo 2, duas com o algarismo 4 e duas com o algarismo 6. As regras do jogo são:
(1) O jogador mais velho inicia a partida lançando os dois dados; os dois algarismos obtidos com o lançamento determinam as duas casas no tabuleiro que deverão ter as pedras aí localizadas trocadas de posição;
(2) O outro jogador lança agora os dados, que procederá como determinado na regra 1; e, assim, sucessivamente;
(3) O vencedor será aquele que, ao final de 20 jogadas, conseguir retornar às casas originais a maior quantidade de pedras.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A configuração mostrada abaixo poderá ser obtida com o primeiro lançamento dos dados do segundo jogador.
No triênio 2011-2013, 240 grupos internacionais de pesquisa patentearam seus produtos em pelo menos um dos seguintes países: Brasil, Estados Unidos da América (EUA) e França. Desses grupos, 50 patentearam produtos somente no Brasil e na França; 27 patentearam seus produtos nos três países; 36 patentearam seus produtos somente no Brasil; 40 patentearam seus produtos somente nos EUA e na França; 60 patentearam somente nos EUA e no Brasil; e 130 patentearam seus produtos na França.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando somente as patentes feitas por esses 240 grupos.
Mais de 170 grupos patentearam seus produtos no Brasil.No triênio 2011-2013, 240 grupos internacionais de pesquisa patentearam seus produtos em pelo menos um dos seguintes países: Brasil, Estados Unidos da América (EUA) e França. Desses grupos, 50 patentearam produtos somente no Brasil e na França; 27 patentearam seus produtos nos três países; 36 patentearam seus produtos somente no Brasil; 40 patentearam seus produtos somente nos EUA e na França; 60 patentearam somente nos EUA e no Brasil; e 130 patentearam seus produtos na França.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando somente as patentes feitas por esses 240 grupos.
Menos de 110 grupos não patentearam nenhum de seus produtos nos EUA.{TITLE}
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